Não atingimos a paz mundial, mas vivemos hoje num mundo melhor

James L. Harper / USAF

A guerra ainda continua a manchar as primeiras páginas dos jornais, mas talvez haja uma razão: o conflito tornou-se mais raro, ao invés de rotineiro.

Segundo o Center for Systemic Peace (CSP), desde a II Guerra Mundial, o conflito internacional diminuiu, e as guerras domésticas que surgiram ao longo da Guerra Fria sofreram um declínio constante desde 1992.

O relatório da organização aponta que este declínio se deve à existência de organizações internacionais cada vez mais capazes de resolver disputas. Acresce ainda o facto de haver mais democracias no mundo.

Apesar de a democracia não estar propriamente em ascensão e de mais estados terem recuado em relação ao autoritarismo, há boas notícias. De acordo com o Observer, os estados livres constituem a maior categoria de países, uma vez que quase a metade dos estados é democrática.

Estados livres – quer política, quer economicamente – não só cuidam melhor dos seus cidadãos como também tendem a ser melhores no âmbito dos negócios; cuidam mais do ambiente e defendem-se mutuamente.

Tomando o exemplo dos Estados Unidos enquanto país democrático, observamos também um declínio acentuado no crime. No entanto, quer os relatos de crimes que geram medo, quer os programas de televisão que inundam de histórias dramáticas fazem-nos acreditar exatamente no contrário – que o crime está a aumentar, quando, de facto, não está.

Outro indicador capaz de nos fazer acreditar que hoje vivemos num mundo melhor é a taxa de divórcio, que se encontra em declínio desde os anos 90.

Num artigo assinado no Observer, John A. Tures, professor de ciência política no LaGrange College, nos Estados Unidos, defende que, “em vez de melancolia e desgraça, avizinham-se tempos melhores”. Esperemos que 2020 mantenha esta tendência.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Desde qu a raça dita “Humana” existe, nunca houve Paz entre Povos neste planeta !……..Quanto a “Vivemos num Mundo melhor” é muito relativo. Por Mim tudo bem……..se fechar os olhos as atrocidades cometidas e dispersas por este Mundo fora…….Mas como dizem na minha Terra (que ninguém diga que está bem !) !…..O fogo na casa do vizinho pode-se arrastar a tua, com tantos Loucos no Poder Mundial, tudo é de esperar!……..Agora se quiserem ..Feliz..”Coiso” !

RESPONDER

Linha SNS 24 está a atender mais de 18 mil chamadas por dia

O secretário de Estado da Saúde saudou a capacidade de adaptação dos profissionais de saúde e do Governo à pandemia covid-19, dando como exemplo a Linha SNS 24 que está a atender mais de 18 …

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …