Não atingimos a paz mundial, mas vivemos hoje num mundo melhor

James L. Harper / USAF

A guerra ainda continua a manchar as primeiras páginas dos jornais, mas talvez haja uma razão: o conflito tornou-se mais raro, ao invés de rotineiro.

Segundo o Center for Systemic Peace (CSP), desde a II Guerra Mundial, o conflito internacional diminuiu, e as guerras domésticas que surgiram ao longo da Guerra Fria sofreram um declínio constante desde 1992.

O relatório da organização aponta que este declínio se deve à existência de organizações internacionais cada vez mais capazes de resolver disputas. Acresce ainda o facto de haver mais democracias no mundo.

Apesar de a democracia não estar propriamente em ascensão e de mais estados terem recuado em relação ao autoritarismo, há boas notícias. De acordo com o Observer, os estados livres constituem a maior categoria de países, uma vez que quase a metade dos estados é democrática.

Estados livres – quer política, quer economicamente – não só cuidam melhor dos seus cidadãos como também tendem a ser melhores no âmbito dos negócios; cuidam mais do ambiente e defendem-se mutuamente.

Tomando o exemplo dos Estados Unidos enquanto país democrático, observamos também um declínio acentuado no crime. No entanto, quer os relatos de crimes que geram medo, quer os programas de televisão que inundam de histórias dramáticas fazem-nos acreditar exatamente no contrário – que o crime está a aumentar, quando, de facto, não está.

Outro indicador capaz de nos fazer acreditar que hoje vivemos num mundo melhor é a taxa de divórcio, que se encontra em declínio desde os anos 90.

Num artigo assinado no Observer, John A. Tures, professor de ciência política no LaGrange College, nos Estados Unidos, defende que, “em vez de melancolia e desgraça, avizinham-se tempos melhores”. Esperemos que 2020 mantenha esta tendência.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Desde qu a raça dita “Humana” existe, nunca houve Paz entre Povos neste planeta !……..Quanto a “Vivemos num Mundo melhor” é muito relativo. Por Mim tudo bem……..se fechar os olhos as atrocidades cometidas e dispersas por este Mundo fora…….Mas como dizem na minha Terra (que ninguém diga que está bem !) !…..O fogo na casa do vizinho pode-se arrastar a tua, com tantos Loucos no Poder Mundial, tudo é de esperar!……..Agora se quiserem ..Feliz..”Coiso” !

RESPONDER

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …