//

Aviso aos pais. Vitamina C não previne gripes e constipações (mas canja de galinha ajuda)

Os pais continuam a usar remédios e truques caseiros para protegerem os filhos das constipações e gripes, apesar de muitos deles não servirem para nada, como revela uma pesquisa nacional realizada nos EUA. Mas “sopas e descanso” ajudam mesmo.

As constipações e resfriados são uma de entre várias dores de cabeça que os pais têm ao longo do ano com os seus filhos. Dada a sua recorrência, uma investigação nacional realizada nos EUA resolveu apurar o que é que os pais sabem sobre a prevenção destes problemas de saúde e como é que lidam com eles.

O estudo nacional realizado no âmbito do Centro de Pesquisa e Avaliação da Saúde Infantil da Universidade de Michigan teve a participação de mais de 1100 pais de diferentes Estados dos EUA, com crianças com idades entre os 5 e os 12 anos, e concluiu que 71% continua a apostar em velhos mitos que não servem para nada, na tentativa de evitar as constipações dos filhos.

Os resultados revelam que 7 em 10 pais recorrem a estratégias como não deixar os filhos sair à rua com o cabelo molhado ou impedir que saiam para o exterior para evitar que apanhem vírus indesejados. São conselhos de “folclore”, como referem os investigadores, que não fazem diferença nenhuma.

As constipações e gripes espalham-se através de gotículas expelidas do nariz ou da boca de alguém infectado com o vírus, seja através do contacto directo ou do ar.

Assim, há mitos que nos foram passados pelos nossos pais, e a estes pelos seus avós, que não fazem a mínima diferença.

Dos inquiridos no estudo, 51% disseram também que dão aos filhos suplementos de vitamina C ou multivitamínicos, zinco e equinácea, ou medicamentos anunciados como “estimulantes do sistema imunitário”, como forma de prevenção ou tratamento de constipações.

“Estes produtos podem ser muito publicitados e usados habitualmente, mas nenhum deles demonstrou ter qualquer efeito definitivo sobre a prevenção da gripe”, explica o pediatra Gary Freed, co-director da investigação, em declarações à CBS News.

“Gastariam melhor o seu dinheiro a comprarem um livro para o seu filho”, reforça Gary Freed já em entrevista telefónica à Reuters.

Excesso de vitaminas pode ser prejudicial

“A maioria das vitaminas não vai fazer mal às crianças, mas, normalmente, as crianças saudáveis não precisam delas”, acrescenta Freed, explicando que “as vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K não devem ser tomadas em grandes quantidades porque podem acumular-se no corpo e ser potencialmente prejudiciais“. Já “as vitaminas solúveis em água como a vitamina C não são perigosas em grandes quantidades, apenas não são úteis“, diz.

“O zinco, especialmente se for tomado em doses acima da dose diária recomendada, pode causar sintomas semelhantes aos da gripe e alterar a capacidade de degustação de alguém”, acrescenta o farmacêutico Brady McNulty da Universidade de Ciências da Saúde do Oregon, nos EUA, em declarações ao Healthline, site especializado em saúde.

“A notícia positiva é que a maioria dos pais segue recomendações comprovadas para evitar apanhar ou espalhar a constipação comum e outras doenças”, constata Gary Freed sobre a pesquisa levada a cabo, notando que 99% dos pais questionados disseram que têm muitos cuidados de higiene pessoal.

Esta é uma das formas mais eficazes de prevenir gripes e constipações, já que ajuda a “matar” os germes antes que entrem no organismo.

Pode-se ficar infectado por tocar em objectos contaminados, como puxadores de portas, torneiras, bancadas, telefones e brinquedos. Assim, encorajar as crianças a lavarem as mãos, demovê-las de levarem as mãos à boca e de partilharem utensílios e bebidas são formas de evitar a doença.

Evitar contacto próximo com indivíduos com sintomas respiratórios activos também é considerada uma forma de reduzir o risco”, constata o médico Stan Spinner, vice-presidente do Hospital Pediátrico do Texas, também na CBS News.

Remédios caseiros que ajudam mesmo

Contudo, há remédios caseiros que podem ajudar a combater este tipo de maleita, nomeadamente chá quente com limão e mel (mas atenção que as crianças com menos de 12 meses não devem ingerir mel para não correrem o risco de contraírem botulismo).

Uma canja de galinha também pode ajudar a “aliviar os sintomas” de uma gripe, dada “a hidratação, os electrólitos, o vapor”, como nota a pediatra Danelle Fisher do Centro de Saúde Providence Saint John em Santa Mónica, na Califórnia, em declarações ao Healthline.

A velha recomendação de “sopas e descanso” faz todo o sentido nestes casos. Além de muito descanso para deixar que o organismo se recupere, ingerir “muitos líquidos”, especialmente “mornos”, recorrer a um “humidificador” e a sprays com água do mar nas narinas são boas formas de lidar com o problema.

Gargarejos com água salgada morna também ajudam a reduzir o desconforto de dores de garganta e a “reduzir o risco de uma pessoa desenvolver uma infecção do trato respiratório superior”, aponta o site Healthline.

SV, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.