Aviso aos pais. Vitamina C não previne gripes e constipações (mas canja de galinha ajuda)

Os pais continuam a usar remédios e truques caseiros para protegerem os filhos das constipações e gripes, apesar de muitos deles não servirem para nada, como revela uma pesquisa nacional realizada nos EUA. Mas “sopas e descanso” ajudam mesmo.

As constipações e resfriados são uma de entre várias dores de cabeça que os pais têm ao longo do ano com os seus filhos. Dada a sua recorrência, uma investigação nacional realizada nos EUA resolveu apurar o que é que os pais sabem sobre a prevenção destes problemas de saúde e como é que lidam com eles.

O estudo nacional realizado no âmbito do Centro de Pesquisa e Avaliação da Saúde Infantil da Universidade de Michigan teve a participação de mais de 1100 pais de diferentes Estados dos EUA, com crianças com idades entre os 5 e os 12 anos, e concluiu que 71% continua a apostar em velhos mitos que não servem para nada, na tentativa de evitar as constipações dos filhos.

Os resultados revelam que 7 em 10 pais recorrem a estratégias como não deixar os filhos sair à rua com o cabelo molhado ou impedir que saiam para o exterior para evitar que apanhem vírus indesejados. São conselhos de “folclore”, como referem os investigadores, que não fazem diferença nenhuma.

As constipações e gripes espalham-se através de gotículas expelidas do nariz ou da boca de alguém infectado com o vírus, seja através do contacto directo ou do ar.

Assim, há mitos que nos foram passados pelos nossos pais, e a estes pelos seus avós, que não fazem a mínima diferença.

Dos inquiridos no estudo, 51% disseram também que dão aos filhos suplementos de vitamina C ou multivitamínicos, zinco e equinácea, ou medicamentos anunciados como “estimulantes do sistema imunitário”, como forma de prevenção ou tratamento de constipações.

“Estes produtos podem ser muito publicitados e usados habitualmente, mas nenhum deles demonstrou ter qualquer efeito definitivo sobre a prevenção da gripe”, explica o pediatra Gary Freed, co-director da investigação, em declarações à CBS News.

“Gastariam melhor o seu dinheiro a comprarem um livro para o seu filho”, reforça Gary Freed já em entrevista telefónica à Reuters.

Excesso de vitaminas pode ser prejudicial

“A maioria das vitaminas não vai fazer mal às crianças, mas, normalmente, as crianças saudáveis não precisam delas”, acrescenta Freed, explicando que “as vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K não devem ser tomadas em grandes quantidades porque podem acumular-se no corpo e ser potencialmente prejudiciais“. Já “as vitaminas solúveis em água como a vitamina C não são perigosas em grandes quantidades, apenas não são úteis“, diz.

“O zinco, especialmente se for tomado em doses acima da dose diária recomendada, pode causar sintomas semelhantes aos da gripe e alterar a capacidade de degustação de alguém”, acrescenta o farmacêutico Brady McNulty da Universidade de Ciências da Saúde do Oregon, nos EUA, em declarações ao Healthline, site especializado em saúde.

“A notícia positiva é que a maioria dos pais segue recomendações comprovadas para evitar apanhar ou espalhar a constipação comum e outras doenças”, constata Gary Freed sobre a pesquisa levada a cabo, notando que 99% dos pais questionados disseram que têm muitos cuidados de higiene pessoal.

Esta é uma das formas mais eficazes de prevenir gripes e constipações, já que ajuda a “matar” os germes antes que entrem no organismo.

Pode-se ficar infectado por tocar em objectos contaminados, como puxadores de portas, torneiras, bancadas, telefones e brinquedos. Assim, encorajar as crianças a lavarem as mãos, demovê-las de levarem as mãos à boca e de partilharem utensílios e bebidas são formas de evitar a doença.

Evitar contacto próximo com indivíduos com sintomas respiratórios activos também é considerada uma forma de reduzir o risco”, constata o médico Stan Spinner, vice-presidente do Hospital Pediátrico do Texas, também na CBS News.

Remédios caseiros que ajudam mesmo

Contudo, há remédios caseiros que podem ajudar a combater este tipo de maleita, nomeadamente chá quente com limão e mel (mas atenção que as crianças com menos de 12 meses não devem ingerir mel para não correrem o risco de contraírem botulismo).

Uma canja de galinha também pode ajudar a “aliviar os sintomas” de uma gripe, dada “a hidratação, os electrólitos, o vapor”, como nota a pediatra Danelle Fisher do Centro de Saúde Providence Saint John em Santa Mónica, na Califórnia, em declarações ao Healthline.

A velha recomendação de “sopas e descanso” faz todo o sentido nestes casos. Além de muito descanso para deixar que o organismo se recupere, ingerir “muitos líquidos”, especialmente “mornos”, recorrer a um “humidificador” e a sprays com água do mar nas narinas são boas formas de lidar com o problema.

Gargarejos com água salgada morna também ajudam a reduzir o desconforto de dores de garganta e a “reduzir o risco de uma pessoa desenvolver uma infecção do trato respiratório superior”, aponta o site Healthline.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …