/

Já pode fazer uma incrível visita guiada virtual a um habitat espacial futurista

Já é possível fazer uma visita guiada virtual ao Stanford Torus, um habitat espacial do futuro, que espera vir a receber até 140 mil pessoas.

Os defensores dos assentamentos espaciais e os fãs de ficção científica provavelmente estão familiarizados com o Stanford Torus, um gigantesco habitat espacial giratório em forma de donut que poderá fornecer gravidade e clima semelhantes à Terra para até 140.000 pessoas.

No entanto, nunca o viu assim. O astrónomo e ilustrador Mark Garlick usou o software de computação gráfica 3D Blender para criar um impressionante vídeo de um Stanford Torus. Recentemente, partilhou uma parte no Twitter:

Apesar dos seus comentários no Twitter, Garlick partilhou que “se divertiu muito a fazer isto no Blender. Demorou cerca de 9 a 10 semanas para modelar e 48 horas para renderizar os 2160 frames”. Para quem percebe, usou uma RTX3090 e uma RTX3080ti.

Os gráficos realistas de Garlick fazem os nossos sonhos de um futuro próspero no Espaço parecerem reais.

Pode também conferir um vídeo no YouTube que Garlick publicou que inclui frames mais impressionantes do tour chamado “The Future of Space Tech”, que também inclui vistas de mineração de asteroides, habitats de nuvens de Vénus e naves estelares da Terra a chegar a um planeta alienígena, entre outros, juntamente com algumas músicas de fundo e efeitos sonoros impressionantes.

Garlick explicou os detalhes do Stanford Torus que usou:

“O diâmetro da estação total é de 1,8 km. O diâmetro interior da secção de habitação é de 130 metros. A secção do anel gira uma vez por minuto para fornecer 1g de gravidade. A luz entra no interior através de uma série de espelhos. Primeiro, um espelho principal – sempre voltado para o Sol num ângulo de 45 graus – reflete a luz até ao cubo central. Este, por sua vez, é cercado por um anel de espelhos, também a 45 graus, que direciona essa luz através do teto de vidro e “desce” à superfície. Assim, a luz vem sempre diretamente de cima. Estes últimos espelhos podem ser modulados para ligar e desligar a iluminação, simulando um ciclo diurno”.

Garlick é ilustrador freelancer desde 1996 e escreveu e/ou contribuiu para 15 livros sobre Espaço e Astronomia, incluindo “The Universe: A travel guide” e “A Story of the Solar System”.

Garlick disse ao Universe Today que o seu livro favorito que escreveu é “Cosmic Menagerie”, que descreve como um inventário pictórico do Universo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.