“Foi a maior chapada na cara”. Visita de Biden a Kiev enfurece republicanos

2

(h) Presidência da Ucrânia

A visita surpresa de Biden a Kiev foi motivo de críticas de vários políticos republicanos, que acusaram o Presidente de ainda não ter visitado East Palestine, onde um comboio que transportava químicos perigosos descarrilou.

No início do mês, um comboio descarrilou em East Palestine, no estado de Ohio, transportando cloreto de vinilo, um produto químico usado no fabrico de plástico e que é considerado cancerígeno e altamente inflamável.

O acidente não causou vítima diretas, mas provou um incêndio com uma coluna de fumo negro de grandes proporções.

Em Washington, Karine Jean-Pierre, porta-voz de Joe Biden, assegurou que o Governo norte-americano está em cima do assunto e vai “responsabilizar a Norfolk Southern”, a companhia ferroviária que operava o comboio.

O Presidente dos Estados Unidos da América fez uma visita surpresa a Kiev, esta segunda-feira, onde se encontrou com Volodymyr Zelenskyy.

A visita do chefe de Estado norte-americano não foi bem vista por alguns políticos, que criticaram o facto de não estar focado nas consequências do desastre em Ohio. Biden ainda não visitou East Palestine.

Congressistas e comentadores políticos conservadores defenderam que Biden deveria visitar o local do derramamento de produtos químicos em Ohio antes de visitar a capital ucraniana.

Por sua vez, comentadores de esquerda acusaram os conservadores de estarem a apoiar Vladimir Putin ao criticar Joe Biden.

“Isto é incrivelmente insultante. Hoje, no Dia do Presidente, Joe Biden, o Presidente dos Estados Unidos, escolheu a Ucrânia em vez da América, enquanto força o povo americano a pagar pelo governo e pela guerra da Ucrânia”, escreveu a congressista republicana Marjorie Taylor Greene no Twitter.

“Trump vai para Ohio” e “Biden vai para a Ucrânia”, escreveu também o ator Antonio Sabato Jr.

Trent Conaway, governador de East Palestine, atacou Biden, acusando-o de negligenciar as responsabilidades domésticas enquanto “doou milhões de dólares” durante a sua visita surpresa à Ucrânia.

“Foi a maior chapada na cara”, disse Conaway, na segunda-feira, citado pela FOX News. “Isso mostra que ele não se importa connosco. Ele pode enviar todas as agências que quiser, mas descobri esta manhã que ele estava na Ucrânia a dar milhões de dólares para as pessoas de lá e não para nós… no Dia do Presidente, por isso estou furioso”.

A administração de Joe Biden já tinha recusado um pedido de assistência federal a desastres feito pelo governador de Ohio, Mike DeWine.

“Quando a nossa fronteira está em crise, Joe Biden vai para casa tirar uma soneca em Delaware. Quando Ohio arde com produtos químicos tóxicos, a administração de Biden diz que está tudo bem”, disse o republicano Matt Gaetz, em comunicado.

“Portanto, no Dia do Presidente, não estou surpreendido que Biden esteja a trocar a América pela Ucrânia. Ele abandonou os interesses da América desde o início da sua presidência. Eles podem ficar com ele!”, acrescentou.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.