A “visão raio-X” está cada vez mais perto de tornar-se uma realidade

A tecnologia de “visão raio-X” é algo que associamos tipicamente à ficção científica. No entanto, os investigadores estão cada vez mais perto de torná-la uma realidade.

Segundos depois de chegar a uma cidade, terremotos podem causar uma destruição imensa: casas desmoronam, arranha-céus transformam-se em destroços, pessoas e animais são enterrados nos escombros.

Imediatamente após esta carnificina, a equipa de emergência procura desesperadamente por qualquer sinal de vida no que costumava ser uma casa ou escritório. Frequentemente, porém, eles descobrem que estavam a cavar na pilha errada de entulho e que um tempo precioso passou.

Imagine se os socorristas pudessem ver através dos destroços para localizar sobreviventes sob os escombros, medir os seus sinais vitais e até mesmo gerar imagens das vítimas. Isto está a tornar-se rapidamente possível usando a tecnologia de radar que permita ver pelas paredes.

As primeiras versões da tecnologia que indicam se uma pessoa está presente numa sala estão em uso há vários anos e algumas podem medir os sinais vitais, embora em melhores condições do que através de escombros.

Uma equipa de investigadores está a usar computadores rápidos, novos algoritmos e transcetores de radar que recolhem grandes quantidades de dados para permitir algo muito mais próximo da visão raio-X da ficção científica e das bandas desenhadas.

Esta tecnologia emergente tornará possível determinar quantos ocupantes estão presentes atrás de uma parede ou barreira, onde estão, que bens podem ter com eles e, em usos policiais ou militares, até mesmo que tipo de colete à prova de bala.

Estes radares que permitem ver pelas paredes também serão capazes de rastrear os movimentos, o batimento cardíaco e a respiração. A tecnologia também pode ser usada para determinar à distância todo o layout de um edifício, até mesmo a localização de canos e fios dentro das paredes, e detetar armas escondidas e armadilhas.

A tecnologia de ver pelas paredes está em desenvolvimento desde a Guerra Fria como uma forma de substituir a abertura de furos nas paredes para espionagem. Existem alguns produtos comerciais no mercado, como o radar Range-R, que são usados por polícias para rastrear movimentos atrás de paredes.

Os sistemas de radar em frequências baixas normalmente exigidas para ver através das paredes são volumosos devido ao grande tamanho da antena. O comprimento de onda dos sinais eletromagnéticos corresponde ao tamanho da antena. Os cientistas têm tentado desenvolver a tecnologia de radar para frequências mais altas, a fim de construir sistemas mais pequenos e mais portáteis.

Além de fornecer uma ferramenta para serviços de emergência, policiais e militares, a tecnologia também poderia ser usada para monitorizar idosos e ler sinais vitais de pacientes com doenças infecciosas como a covid-19 de fora de um quarto de hospital.

Uma indicação do potencial do radar de ver pelas paredes é o interesse do Exército dos EUA. Eles estão a procurar uma tecnologia que possa criar mapas tridimensionais de edifícios e dos seus ocupantes em tempo quase real. Estão até a procurar por um radar que possa criar imagens da cara das pessoas que sejam precisas o suficiente para que os sistemas de reconhecimento facial identifiquem as pessoas atrás da parede.

Independentemente de os investigadores desenvolverem ou não um radar que consiga ver através das paredes que seja sensível o suficiente para distinguir as pessoas pelo seu rosto, a tecnologia provavelmente vai muito além das manchas numa tela para dar às pessoas algo como poderes sobrenaturais.

PARTILHAR

RESPONDER

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …