Virgin revela a VSS Unity – a nave com que vai levar turistas ao espaço

Depois do trágico acidente de 2014, a Virgin Galactic volta à carga com uma nova nave, mais segura, e com a qual espera levar os primeiros “turistas” até ao espaço.

Esta nova SpaceShip Two, com o nome de VSS Unity, foi assim baptizada por Stephen Hawking – que logo neste evento de estreia teve direito a uma visita especial.

Apesar de a VSS Vanity já ter sido sujeita a inúmeros testes de resistência, terá ainda que superar muitos mais antes de finalmente estar apta a voar e a tentar uma ida até ao espaço.

A novanave incorporou bastante melhorias, incluindo as que foram conseguidas à custa da tragédia anterior. Em 2014, uma SpaceShip Two partiu-se durante um voo de testes, matando um dos pilotos.

A falha deveu-se à activação inadvertida de uma peça que não deveria ter sido activada naquele momento, e neste novo modelo já foram implementados sistemas que impedem que tais erros se possam repetir.

Ainda assim, a filosofia destas naves é um bocado mais “arcaica” do que a dos seus concorrentes, pois em vez de confiar em sistemas completamente automáticos e autónomos, a SpaceShip Two continua a depender exclusivamente dos seus pilotos para voar.

A justificação é de que assim existem muitos menos sistemas “complicados” e reduz-se a possibilidade de que algo possa correr mal.

Certo é que não faltam candidatos para estas viagens até ao espaço – que ainda não têm data oficial.

Há já mais de 700 pessoas interessadas e dispostas a pagar mais de 200 mil dólares para embarcar num voo até mais de 100Km de altura, experimentar alguns momentos de micro-gravidade, e tornarem-se oficialmente “turistas espaciais“.

Para a Virgin Galactic, não há dúvidas quanto ao sucesso deste projecto, e a empresa deu entretanto já início à construção da sua terceira e quarta naves.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Há mesmo algo de reconfortante quando dizemos palavrões

Um novo estudo sugere que, nas circunstâncias certas, dizer palavrões em voz alta parece fazer as pessoas sentirem menos dor. Exatamente como e porque é que o ato de dizer asneiras consegue fazer com que as …

"Paraministro" de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica. De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste …

Termina o dever cívico de confinamento

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o fim do “dever cívico de recolhimento”, que entrará em vigor na próxima segunda-feira, prevê a resolução que prolongou a situação de calamidade até 14 de junho. A situação …

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …

Jovem de 19 anos morre atingido por disparos durante protesto pela morte de George Floyd

Um jovem de 19 anos morreu depois de alguém que seguia num carro ter disparado sobre uma multidão de pessoas que protestavam contra o homicídio do afro-americano George Floyd, indicou uma porta-voz da polícia de …

O campo magnético da Terra está a enfraquecer misteriosamente

Novos dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o campo magnético da Terra está a enfraquecer entre África e a América do Sul. O enfraquecimento do campo magnético da Terra está relacionado com …

Morreram os primeiros dois capacetes azuis vítimas da covid-19

Dois militares da força de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali morreram devido à covid-19, os primeiros entre cerca de 100.000 soldados e polícias destacados em 15 missões no mundo. "Infelizmente, ontem [quinta-feira] e …

Asteróide que dizimou os dinossauros atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível"

O asteróide que dizimou os asteróides e 75% de todas espécies à face da Terra há 65 milhões de anos atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível", concluiu uma investigação do Imperial College de …