//

Virgin revela a VSS Unity – a nave com que vai levar turistas ao espaço

Depois do trágico acidente de 2014, a Virgin Galactic volta à carga com uma nova nave, mais segura, e com a qual espera levar os primeiros “turistas” até ao espaço.

Esta nova SpaceShip Two, com o nome de VSS Unity, foi assim baptizada por Stephen Hawking – que logo neste evento de estreia teve direito a uma visita especial.

Apesar de a VSS Vanity já ter sido sujeita a inúmeros testes de resistência, terá ainda que superar muitos mais antes de finalmente estar apta a voar e a tentar uma ida até ao espaço.

A novanave incorporou bastante melhorias, incluindo as que foram conseguidas à custa da tragédia anterior. Em 2014, uma SpaceShip Two partiu-se durante um voo de testes, matando um dos pilotos.

A falha deveu-se à activação inadvertida de uma peça que não deveria ter sido activada naquele momento, e neste novo modelo já foram implementados sistemas que impedem que tais erros se possam repetir.

Ainda assim, a filosofia destas naves é um bocado mais “arcaica” do que a dos seus concorrentes, pois em vez de confiar em sistemas completamente automáticos e autónomos, a SpaceShip Two continua a depender exclusivamente dos seus pilotos para voar.

A justificação é de que assim existem muitos menos sistemas “complicados” e reduz-se a possibilidade de que algo possa correr mal.

Certo é que não faltam candidatos para estas viagens até ao espaço – que ainda não têm data oficial.

Há já mais de 700 pessoas interessadas e dispostas a pagar mais de 200 mil dólares para embarcar num voo até mais de 100Km de altura, experimentar alguns momentos de micro-gravidade, e tornarem-se oficialmente “turistas espaciais“.

Para a Virgin Galactic, não há dúvidas quanto ao sucesso deste projecto, e a empresa deu entretanto já início à construção da sua terceira e quarta naves.

Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.