Virgin revela a VSS Unity – a nave com que vai levar turistas ao espaço

Depois do trágico acidente de 2014, a Virgin Galactic volta à carga com uma nova nave, mais segura, e com a qual espera levar os primeiros “turistas” até ao espaço.

Esta nova SpaceShip Two, com o nome de VSS Unity, foi assim baptizada por Stephen Hawking – que logo neste evento de estreia teve direito a uma visita especial.

Apesar de a VSS Vanity já ter sido sujeita a inúmeros testes de resistência, terá ainda que superar muitos mais antes de finalmente estar apta a voar e a tentar uma ida até ao espaço.

A novanave incorporou bastante melhorias, incluindo as que foram conseguidas à custa da tragédia anterior. Em 2014, uma SpaceShip Two partiu-se durante um voo de testes, matando um dos pilotos.

A falha deveu-se à activação inadvertida de uma peça que não deveria ter sido activada naquele momento, e neste novo modelo já foram implementados sistemas que impedem que tais erros se possam repetir.

Ainda assim, a filosofia destas naves é um bocado mais “arcaica” do que a dos seus concorrentes, pois em vez de confiar em sistemas completamente automáticos e autónomos, a SpaceShip Two continua a depender exclusivamente dos seus pilotos para voar.

A justificação é de que assim existem muitos menos sistemas “complicados” e reduz-se a possibilidade de que algo possa correr mal.

Certo é que não faltam candidatos para estas viagens até ao espaço – que ainda não têm data oficial.

Há já mais de 700 pessoas interessadas e dispostas a pagar mais de 200 mil dólares para embarcar num voo até mais de 100Km de altura, experimentar alguns momentos de micro-gravidade, e tornarem-se oficialmente “turistas espaciais“.

Para a Virgin Galactic, não há dúvidas quanto ao sucesso deste projecto, e a empresa deu entretanto já início à construção da sua terceira e quarta naves.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …