Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

gl33p / Flickr

Protestos em Madison, Wisconsin, depois da morte de mais um jovem negro alvejado pela polícia nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos.

O estudo, publicado este mês na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, analisou os riscos de fatalidade durante encontros policiais — cerca de 11.456 entre 2013 e 2017 — e descobriu que homens e mulheres afro-americanos, nativos e latinos enfrentam um maior risco de serem mortos pela polícia do que indivíduos caucasianos.

“Esta desigualdade não é surpreendente. Basta ver os noticiários para ver que as pessoas de cor correm um risco muito maior. O que nos falta neste país são estimativas sólidas de mortes relacionadas com a polícia porque não existe uma base de dados oficial onde esta informação seja armazenada”, afirma em comunicado Frank Edwards, professor assistente da Escola de Justiça Criminal da Universidade de Rutgers e autor do estudo.

“Não sabemos ao certo com que frequência estas mortes aconteceram porque os dados não são bons o suficiente. Mas se vamos tentar mudar as práticas policiais que não estão a funcionar, precisamos de rastrear melhor estas informações”, acrescenta.

A investigação descobriu que o risco de morte para cada grupo atinge o pico entre os 20 e os 35 anos e diminui com a idade. A taxa de mortalidade mais alta entre os homens é entre os 25 e os 29 anos , sendo a violência policial a sexta principal causa de morte, atrás de eventos como overdoses, acidentes de viação e outras fatalidades como suicídio, outros homicídios, doenças cardíacas e cancro.

Os homens negros enfrentam uma probabilidade de um em mil de serem mortos pela polícia durante toda a sua vida, em comparação com cerca de um em dois mil para os homens em geral. No caso das mulheres negras, estão 1,4 vezes mais propensas a serem mortas pela polícia do que as caucasianas.

Edwards afirma que este estudo só reforça a necessidade de tratar a violência policial — que aumentou cerca de 50% desde 2008 — como um problema de saúde pública e de criar novas reformas, incluindo programas de bem-estar social e saúde pública, financiamento adequado de serviços comunitários e restrição de polícias armados.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Deveras!!?!?!?!?? Ninguém diria tal!!!! A terra da justiça, das oportunidades, da igualdade, da tolerância…. É engano, seguramente!!!!

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …