Vinho tinto pode não ser assim tão bom para a saúde como se pensa

SXC

-

O vinho tinto pode não ser tão bom para a sua saúde como se pensa, de acordo com um estudo sobre o ingrediente do vinho conhecido por conferir benefícios para a saúde.

Alguns estudos levaram-nos a acreditar, nos últimos anos, que o consumo de vinho tinto, chocolate negro e frutos silvestres reduzem a inflamação, levando os investigadores a acreditar que a razão poderá estar no resveratrol, o ingrediente em comum na composição destes alimentos.

No entanto, a equipa do investigador Richard Semba, do Johns Hopkins University School of Medicine, não encontrou provas disto.

Os cientistas acompanharam a saúde de 783 habitantes da região toscana de Chianti para saber se a bebida local teria algum impacto discernível, mas não encontraram provas de que o resveratrol consiga impedir doenças cardíacas ou aumente a longevidade.

Durante os nove anos do estudo, 268 dos participantes morreram, 174 desenvolveram doenças cardíacas e 34 tiveram cancro.

No entanto, os níveis de resveratrol detectados na urina não estava relacionada com o risco de morte, de doenças cardíacas ou de cancro, nem com nenhum dos marcadores de inflamação no sangue, de acordo com o artigo publicado no JAMA Internal Medicine sobre o estudo.

Richard Semba explica que “o que se pensa é que alguns alimentos são bons porque têm resveratrol, mas nós não encontramos provas disso. Toda esta estória do resveratrol acaba por ser mais um caso em que temos um frenesi à volta de supostos benefícios para a saúde que com o passar do tempo não se verificam.”

O investigador afirma que muitos dos benefícios de beber vinho ou comer chocolate negro ou frutos silvestres devem vir de outros ingredientes partilhados, mas não se sabe bem em que quantidades seria necessário consumi-los.

“Trata-se de alimentos complexos, e tudo o que realmente sabemos a partir do nosso estudo é que os benefícios para a saúde não estão provavelmente relacionados com o resveratrol.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se o que o estudo diz é que os benefícios para a saúde não resultam da presença de resveratrol mas, possivelmente, de outros ingredientes, como pode o jornalista escrever o título que escreveu? O jornalismo, para captar leitores, escreve títulos não verdadeiros, meramente sensacionalistas. A prazo isto pode correr-vos mal.

  2. Pode não ser? Levaram-noss a acreditar? Não encontrou provas? A bebida local (seria vinho ou veneno)? Trata-se de alimentos complexos!
    Mas que raio de noticia e estudos são estes?

  3. Não é preciso ser nenhum cientista pra saber que o vinho não faz a saude ! Da ultima vez que bebi, mandei um tralho e fiz um grande lenho no braço e outro na orelha. Ja umas duas vezes me tinha acontecido situação similar. Agora até que enfim que os especialistas me apoiam nesta conclusão.

RESPONDER

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …