Vinho tinto pode não ser assim tão bom para a saúde como se pensa

SXC

-

O vinho tinto pode não ser tão bom para a sua saúde como se pensa, de acordo com um estudo sobre o ingrediente do vinho conhecido por conferir benefícios para a saúde.

Alguns estudos levaram-nos a acreditar, nos últimos anos, que o consumo de vinho tinto, chocolate negro e frutos silvestres reduzem a inflamação, levando os investigadores a acreditar que a razão poderá estar no resveratrol, o ingrediente em comum na composição destes alimentos.

No entanto, a equipa do investigador Richard Semba, do Johns Hopkins University School of Medicine, não encontrou provas disto.

Os cientistas acompanharam a saúde de 783 habitantes da região toscana de Chianti para saber se a bebida local teria algum impacto discernível, mas não encontraram provas de que o resveratrol consiga impedir doenças cardíacas ou aumente a longevidade.

Durante os nove anos do estudo, 268 dos participantes morreram, 174 desenvolveram doenças cardíacas e 34 tiveram cancro.

No entanto, os níveis de resveratrol detectados na urina não estava relacionada com o risco de morte, de doenças cardíacas ou de cancro, nem com nenhum dos marcadores de inflamação no sangue, de acordo com o artigo publicado no JAMA Internal Medicine sobre o estudo.

Richard Semba explica que “o que se pensa é que alguns alimentos são bons porque têm resveratrol, mas nós não encontramos provas disso. Toda esta estória do resveratrol acaba por ser mais um caso em que temos um frenesi à volta de supostos benefícios para a saúde que com o passar do tempo não se verificam.”

O investigador afirma que muitos dos benefícios de beber vinho ou comer chocolate negro ou frutos silvestres devem vir de outros ingredientes partilhados, mas não se sabe bem em que quantidades seria necessário consumi-los.

“Trata-se de alimentos complexos, e tudo o que realmente sabemos a partir do nosso estudo é que os benefícios para a saúde não estão provavelmente relacionados com o resveratrol.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se o que o estudo diz é que os benefícios para a saúde não resultam da presença de resveratrol mas, possivelmente, de outros ingredientes, como pode o jornalista escrever o título que escreveu? O jornalismo, para captar leitores, escreve títulos não verdadeiros, meramente sensacionalistas. A prazo isto pode correr-vos mal.

  2. Pode não ser? Levaram-noss a acreditar? Não encontrou provas? A bebida local (seria vinho ou veneno)? Trata-se de alimentos complexos!
    Mas que raio de noticia e estudos são estes?

  3. Não é preciso ser nenhum cientista pra saber que o vinho não faz a saude ! Da ultima vez que bebi, mandei um tralho e fiz um grande lenho no braço e outro na orelha. Ja umas duas vezes me tinha acontecido situação similar. Agora até que enfim que os especialistas me apoiam nesta conclusão.

RESPONDER

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …