John Mabanglo / EPA

Donald Trump
Um país que ganhou muito na primeira vitória de Donald Trump agora vai ter de suavizar as expectativas e mexer-se bem no mundo dos negócios.
Quando Donald Trump venceu as eleições presidenciais em 2016, houve um país que começou a celebrar. Não logo naquele dia de Novembro, mas poucos meses depois começou a ver o efeito Trump.
O Vietname, noutros tempos palco de uma guerra que matou centenas de milhares de pessoas (e que envolveu os EUA), passou a ser uma espécie de íman para os fabricantes chineses.
O Vietname passou a ser a base para muitos fabricantes que queriam evitar as tarifas impostas por Trump à China, na sua “guerra comercial”.
Como descreve o The Wall Street Journal, o Vietname foi um grande vencedor na primeira guerra comercial de Donald Trump.
Mas, agora, é um alvo.
Mesmo depois de ter classificado o Vietname como o “maior abusador” no comércio, o futuro presidente dos EUA criou grandes expectativas entre os vietnamitas.
Ainda antes das eleições do mês passado, era bem visível que a população do Vietname apoiava Trump, queria o seu regresso à Casa Branca.
No entanto, como sublinha o East Asia Forum, essas expectativas devem ser controladas porque o futuro presidente não se vai importar de fechar a porta ao comércio com outros países para impulsionar a produção e a economia nacional.
Prevê-se um desafio para a economia do Vietname, para as suas parcerias com os EUA. Poderá ser preciso “navegar” entre acordos comerciais bilaterais.
É que os maiores défices comerciais dos EUA são com: China, México e… Vietname. Ou seja, só com a China e com o México é que é maior a diferença entre as exportações para os EUA e as importações vindas dos EUA.
Trump pode reagir a este desequilíbrio e afastar-se do país asiático, que é o maior exportador do Sudeste Asiático.
O Governo do Vietname já estará a tentar apaziguar preventivamente o futuro presidente dos EUA – e assim neutralizar antecipadamente um conflito comercial iminente.
A nova estratégia já foi apresentada há um mês, durante um fórum económico: o Vietname está disponível para comprar mais produtos dos EUA no futuro – aeronaves, gás natural liquefeito, equipamento de segurança e chips de Inteligência Artificial.
Tudo isto porque, salienta o Handelsblatt, o Governo do Vietname (também) está preocupado com o novo Governo dos EUA.
O Vietname está disponível para comprar mais produtos dos EUA no futuro – aeronaves, equipamento de segurança e chips de Inteligência Artificial…. para vender à China e à Russia!