/

Vietname alerta para risco de propagação do vírus H7N9

RachelH_ / Flickr

-

As autoridades do Vietname alertaram para o risco de propagação do vírus H7N9, uma estirpe de gripe aviária, na fronteira com a China, onde a doença já provocou 22 mortes em 2014.

Tran Duc Phu, chefe do Departamento de Saúde Preventiva do Ministério da Saúde do Vietname, explicou que várias aves de criação tiveram resultado positivo no teste do H7N9, na província de Guang Xi (China), que possui 253km de fronteira com a província vietnamita de Lang Son.

“A epidemia pode entrar no Vietname a qualquer momento, já que há grande volume de pessoas e bens, incluindo aves de criação, que cruzam a fronteira entre os dois países diariamente”, disse ele.

Em nota conjunta com várias agências das Nações Unidas, o ministério confirma o aumento do risco de contágio para humanos e aves e recomenda que sejam evitadas viagens às áreas afetadas.

Apesar do alerta, o Vietname não registou, até agora, nenhum caso de H7N9. Outro tipo da gripe das aves, o H5N1, já causou pelo menos duas mortes este ano no Vietname.

China aumenta prevenção

Em janeiro, a China começou a adotar medidas de prevenção, como a proibição da venda de aves vivas em várias zonas do Leste do país, diante do aumento do número de casos de gripe aviária H7N9 em humanos. Desde o início do ano, há registo de 96 casos e 19 mortes em consequência da doença.

A nova espécie de vírus foi descoberta pela primeira vez em humanos no ano passado, no Leste da China, onde contagiou 150 pessoas e causou 45 mortes.

As autoridades intensificaram o controlo sanitário das pessoas que passam pela fronteira. Estão a ser adotadas medidas como a medição da temperatura e o exame médico, se necessário, dos passageiros que entram e saem do país.

ZAP / Lusa / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.