Vídeo mostra polícia de Washington a abater homem desarmado

Policia de Pasco abate homem

Três agentes da polícia de Pasco, no Estado de Washington, estão sob investigação, depois de terem, alegadamente, morto um homem desarmado. O incidente foi filmado e divulgado no Youtube, despoletando uma onda de protestos.

O incidente aconteceu na quarta-feira, 11 de Fevereiro, perto de uma mercearia de Pasco e o vídeo mostra um homem a fugir e a levantar as mãos no ar, antes de ser abatido por três agentes da polícia.

O autor do vídeo, Dario Infante, de 21 anos, conta ao jornal Tri-City Herald que começou a gravar, a partir do seu carro, quando viu um polícia a tentar usar uma arma de choque num homem que estaria a atirar pedras aos agentes.

As autoridades policiais já confirmaram a morte de Antonio Zambrano-Montes, de 35 anos, que será o homem que se vê a ser abatido no vídeo.

O Chefe da Polícia de Pasco, Bob Metzger, sublinhou, num comunicado à imprensa, que os agentes foram chamados ao local porque um homem estaria a atirar pedras aos carros, perto de um cruzamento muito movimentado.

De acordo com a sua versão, a vítima terá chegado a atingir dois polícias e não terá respondido aos apelos das autoridades para pousar as pedras.

Também não terá reagido após os polícias terem usado uma arma de choque e, perante o comportamento “ameaçador”, os agentes dispararam, sublinha o Chefe da Polícia de Pasco.

O caso está a despoletar uma onda de protestos, com várias manifestações já efectuadas, desde o dia da trágica morte.

“Queremos justiça. Podia ter sido evitado”, refere Erica Salazar, da família da vítima, citada pelo jornal Tri-City Herald.

Algumas testemunhas do incidente consideram também que a polícia não precisava de abater o homem.

“Pensei que eles iam simplesmente caminhar até ele e confrontá-lo ou aplicar-lhe um “taser”. Mas eles abriram fogo. Ele estava de costas”, conta Ben Patrick, que assistiu a tudo, no Tri-City Herald.

Os três polícias envolvidos na morte estão de licença administrativa, enquanto decorrem as investigações. O caso está a ser analisado por uma Unidade Especial de Investigação que não inclui membros da polícia de Pasco.

É pertinente notar que este é o quarto caso fatal de tiroteios envolvendo polícias na cidade de Pasco, em apenas seis meses.

Entretanto, um familiar de Antonio Zambrano-Montes, que seria um sem-abrigo a viver numa casa de apoio a mendigos, contou ao jornal Tri-City Herald que ele estaria a atravessar uma fase depressiva depois de ter sido separado das suas filhas adolescentes.

Natural do México, a vítima vivia em Pasco há cerca de 10 anos, mas falava mal Inglês, de acordo com o mesmo diário que refere também que ele tinha sido salvo de uma casa em chamas, no fim do mês passado, e que se tinha magoado recentemente, num acidente de trabalho.

Em 2006, a sua companheira de então pediu protecção para si e para as filhas do casal por causa do alegado “comportamento volátil” de Antonio Zambrano-Montes, acusando-o de agressões verbais e físicas.

Ele também já tinha sido condenado por agressão, em 2014, depois de um confronto com a polícia, quando estava a tentar atingir carros com uma vassoura. Nessa mesma altura, terá atirado uma cadeira contra um agente e tentado tirar a arma a outro quando estaria sob a influência de metanfetaminas.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.