Vídeo mostra Macron a criticar Bolsonaro em conversa com Merkel e Piñera

Um vídeo divulgado por um canal francês viaja aos bastidores da cimeira do G7, que decorreu em agosto. O presidente do Chile, aliado do brasileiro, elogia ainda a intervenção do francês.

As imagens exclusivas foram partilhadas por um programa do canal francês Cnews, que permite um acesso aos bastidores da cimeira do G7 que decorreu em Biarritz no final do mês de agosto. Um dos momentos partilhados mostra uma conversa entre o presidente francês Emmanuel Macron, o presidente chileno Sebastián Piñera e a chanceler alemã Angela Merkel.

Nessa conversa, escuta-se o desabafo de Macron sobre o seu homólogo brasileiro e o polémico comentário dirigido à sua mulher, algo que mereceu o apoio de quem o ouvia. De resto, o diálogo começa com Piñera, conhecido pelo seu apoio a Jair Bolsonaro, a classificar como “incrível” a intervenção do francês.

Macron, por sua vez, admite: “Eu tinha que reagir, compreende? Quero ser construtivo e respeitar a sua soberania, mas não podia aceitar isso”, confessa Macron, enquanto Merkel, ao seu largo, larga um perentório “não!”, condenando o comportamento do presidente do Brasil.

Macron trouxe ainda à conversa outro episódio sensível, que envolveu o seu Ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Diran, que viu o seu encontro com Bolsonaro cancelado quando visitou o Brasil. “Sabe que o meu ministro foi lá e ele cancelou o encontro em cima da hora porque tinha que ir cortar o cabelo?”, dirigiu-se Macron a Piñera. “E filmou-se a si mesmo. Desculpe mas não é uma atitude de presidente”, continuou.

Os conflitos entre os presidentes francês e brasileiro começaram após Macron levar às reuniões da cimeira do G7 as suas preocupações sobre os incêndios que ocorrem na Amazónia. O francês acusou Bolsonaro de ter mentido em julho, durante o seu discurso no G20, em Osaka, sobre as medidas de seu Governo para a preservação da Amazónia e do meio ambiente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …

Arranca na Índia a "maior campanha de vacinação do mundo"

Começou este sábado, na Índia, aquela que é considerada a "maior campanha de vacinação do mundo" pelo Governo de Narendra Modi. Depois de ter registado 175 mortes e 15.158 novos casos nas últimas 24 horas, a …

Entre críticas e um mea culpa, Marcelo não quer "sistema manco" e deixa recados à direita e esquerda

Marcelo Rebelo de Sousa deixa algumas críticas ao Governo e aos partidos políticos pela forma como tem sido alinhada a resposta à pandemia de covid-19, mas também faz um mea culpa quanto ao alívio das …

PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas. Chega ultrapassa CDU

O PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas de 2019, com 39%, num estudo da Eurosondagem em que o Chega ultrapassa a CDU nas intenções de voto. Na sondagem, para o Porto Canal e …

ACT não tem carros suficientes para fiscalizar teletrabalho

Apesar de a falta de viaturas ser um problema antigo, o regresso ao teletrabalho obrigatório aumenta as preocupações da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que está sem carros suficientes para garantir a fiscalização. Os …

Livros, vestuário e brinquedos. Supermercados proíbem venda de artigos não essenciais a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os supermercados estão proibidos de vender produtos que não sejam essenciais ou de primeira necessidade. O decreto que regulamenta o novo estado de emergência prevê a possibilidade de o Governo limitar as …