Vídeo mostra Macron a criticar Bolsonaro em conversa com Merkel e Piñera

Um vídeo divulgado por um canal francês viaja aos bastidores da cimeira do G7, que decorreu em agosto. O presidente do Chile, aliado do brasileiro, elogia ainda a intervenção do francês.

As imagens exclusivas foram partilhadas por um programa do canal francês Cnews, que permite um acesso aos bastidores da cimeira do G7 que decorreu em Biarritz no final do mês de agosto. Um dos momentos partilhados mostra uma conversa entre o presidente francês Emmanuel Macron, o presidente chileno Sebastián Piñera e a chanceler alemã Angela Merkel.

Nessa conversa, escuta-se o desabafo de Macron sobre o seu homólogo brasileiro e o polémico comentário dirigido à sua mulher, algo que mereceu o apoio de quem o ouvia. De resto, o diálogo começa com Piñera, conhecido pelo seu apoio a Jair Bolsonaro, a classificar como “incrível” a intervenção do francês.

Macron, por sua vez, admite: “Eu tinha que reagir, compreende? Quero ser construtivo e respeitar a sua soberania, mas não podia aceitar isso”, confessa Macron, enquanto Merkel, ao seu largo, larga um perentório “não!”, condenando o comportamento do presidente do Brasil.

Macron trouxe ainda à conversa outro episódio sensível, que envolveu o seu Ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Diran, que viu o seu encontro com Bolsonaro cancelado quando visitou o Brasil. “Sabe que o meu ministro foi lá e ele cancelou o encontro em cima da hora porque tinha que ir cortar o cabelo?”, dirigiu-se Macron a Piñera. “E filmou-se a si mesmo. Desculpe mas não é uma atitude de presidente”, continuou.

Os conflitos entre os presidentes francês e brasileiro começaram após Macron levar às reuniões da cimeira do G7 as suas preocupações sobre os incêndios que ocorrem na Amazónia. O francês acusou Bolsonaro de ter mentido em julho, durante o seu discurso no G20, em Osaka, sobre as medidas de seu Governo para a preservação da Amazónia e do meio ambiente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …

Bombeiros de Beja admitem recusar transportar suspeitos e doentes

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja admitem recusar transportar utentes suspeitos e doentes com covid-19 por falta de condições e apoios. As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja referem que, "por …

Ministra sul-africana suspensa por violar medidas de contenção

A ministra das Comunicações sul-africana, Stella Ndabeni-Abrahams, foi suspensa depois de ter sido apanhada em flagrante desobediência numa fotografia publicada no Instagram, onde é vista a almoçar com outras cinco pessoas. O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou …

Suécia já tem acordo para impor medidas restritivas (mas ainda não está convencida)

A Suécia vai recuar na sua abordagem light à covid-19 e prepara-se para aplicar medidas restritivas. Os partidos já chegaram a acordo, mas o Governo não tem planos para usar já os novos poderes. Os partidos …

Bernie Sanders desiste da candidatura à Casa Branca

Bernie Sanders desistiu da corrida à nomeação para as eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos, abrindo assim o caminho para que Joe Biden venha a competir com Donald Trump. Bernie Sanders desistiu da candidatura à …

Se o turismo contrair 25%, a economia portuguesa recua 2,9%

Em Portugal, o setor do turismo tem um peso de 11,3% no PIB. Com o setor fechado, o impacto no crescimento português será significativo. Uma redução de 25% na atividade turística, quer do turismo de visitantes …