Cientistas norte-americanos tropeçaram numa “medusa psicadélica”

Foi quase por acaso que cientistas norte-americanos descobriram uma medusa tão estranha no fundo do mar, com tentáculos que podem atingir um alcance de 360 graus para picar as suas presas, que a apelidaram de “psicadélica”.

Esta “medusa psicadélica” foi encontrada a pairar junto ao fundo do mar no âmbito da expedição intitulada “Oceano Profundo 2018”.

Veículos operados remotamente, enviados a partir de um navio da marinha dos EUA, o Okeanos Explorer,  conseguiram detectar e registar imagens da medusa que foi cientificamente baptizada como Rhopalonematid jelly Crossota millsae.

Estes veículos conseguem descer até mais de 1000 metros de profundidade, e estão apetrechados para enviarem as imagens captadas directamente para os cientistas no navio.

O registo destas criaturas marinhas pode ajudar os cientistas a perceberem melhor as partes mais profundas e mais escuras do oceano, e consequentemente, a facilitar o caminho da preservação da vida marinha.

O navio da marinha norte-americana Okeanos Explorer está a ser usado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA na sigla original em Inglês) para explorar o fundo do mar, na zona entre a costa de Porto Rico e as Ilhas Virgens. A expedição arrancou a 30 de Outubro passado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …