Polícia divulga vídeo do acidente mortal com carro autónomo da Uber

2

A policia de Tempe, no Arizona, divulgou um vídeo no qual mostra o acidente de um veiculo autónomo da Uber que matou uma mulher na noite do último domingo.

O vídeo mostra quando o veículo autónomo da Uber atinge uma pessoa mas, nesse momento, a gravação é cortada. O vídeo foi mostrado à comunicação social devido à magnitude gráfica do impacto, de acordo com um comunicado divulgado pela polícia de Tempe, no Arizona.

A câmara focada na parte externa do veículo mostra como uma mulher aparece no meio da estrada, numa zona muito escura, com sua bicicleta, e como a colisão é inevitável. Outra câmara foca alternadamente a pessoa que opera o sistema dentro do carro, que olha para baixo repetidamente até que o acidente ocorre. O vídeo tem uma duração de 22 segundos.

Depois do acidente, a Uber suspendeu de imediato todos os testes de estrada na zona de Phoenix, no Arizona, Pittsburgh, na Pensilvânia, São Francisco, na Califórnia, e Toronto, no Canadá. Os testes estavam a decorrer há vários meses, com as empresas tecnológicas a competirem para serem as primeiras com carros que operam por si próprios.

(dr) Uber

SUV Volvo XC90 modificado para veículo autónomo da Uber

Há mais de um ano, a companhia retomou os testes dos seus veículos autónomos nestas cidades e em todo o Arizona, após terem sido suspensos previamente por outro acidente ocorrido no mesmo estado e no qual esteve envolvido um dos seus automóveis.

Desde então surgiram dúvidas sobre se os sensores e as câmaras na parte dianteira do veículo deveriam ter uma reação mais rápida, para detetar e reagir aos movimentos do outro carro envolvido no acidente.

O carro estava no modo de auto-condução, apesar de ter um motorista ao volante, quando embateu em Elaine Herzberg, de 49 anos, que estava numa bicicleta e acabou por morrer já no hospital.

O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, expressou as suas condolências no Twitter e disse que a empresa está a trabalhar com a polícia local na investigação do acidente.

Investigadores do Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) chegaram a Tempe na terça-feira para iniciarem as investigações. Através de uma declaração, os investigadores do NTSB mencionaram que a provável causa do acidente será anunciada “após uma investigação completa das informações recolhidas”.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. É estranho que não seja utilizada uma câmara de infra vermelhos nos carros autómatos (ou pelo menos não é mostrando no vídeo). Não tenho conhecimento suficiente para falar com todas as certezas, mas parece-me que a câmara de infra vermelhos facilmente detetava o calor, percebendo facilmente que estava ali alguém. Espera-se que estes e outros incidentes (de preferência com menor gravidade) sirvam para melhorar a tecnologia.

  2. Hoje, 22 de abril, três parentes da passageira morta em uma queda de avião causada por uma falha no motor morreram em um grave acidente de carro. As vítimas foram a irmã, a prima e a sobrinha da única vítima fatal do acidente. Os familiares que já perderam Jennifer ficaram ainda mais abalados e não acreditaram ao perder mais três pessoas da família: “Nossa família está muito abalada, muito mais do que antes! Ninguém mais sofreu do que nós é que mais estamos sofrendo! É tanta morte na nossa família!”, afirmou a mãe! A família planeja se mudar para outra cidade após enterrar suas parentes!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.