Polícia divulga vídeo do acidente mortal com carro autónomo da Uber

A policia de Tempe, no Arizona, divulgou um vídeo no qual mostra o acidente de um veiculo autónomo da Uber que matou uma mulher na noite do último domingo.

O vídeo mostra quando o veículo autónomo da Uber atinge uma pessoa mas, nesse momento, a gravação é cortada. O vídeo foi mostrado à comunicação social devido à magnitude gráfica do impacto, de acordo com um comunicado divulgado pela polícia de Tempe, no Arizona.

A câmara focada na parte externa do veículo mostra como uma mulher aparece no meio da estrada, numa zona muito escura, com sua bicicleta, e como a colisão é inevitável. Outra câmara foca alternadamente a pessoa que opera o sistema dentro do carro, que olha para baixo repetidamente até que o acidente ocorre. O vídeo tem uma duração de 22 segundos.

Depois do acidente, a Uber suspendeu de imediato todos os testes de estrada na zona de Phoenix, no Arizona, Pittsburgh, na Pensilvânia, São Francisco, na Califórnia, e Toronto, no Canadá. Os testes estavam a decorrer há vários meses, com as empresas tecnológicas a competirem para serem as primeiras com carros que operam por si próprios.

(dr) Uber

SUV Volvo XC90 modificado para veículo autónomo da Uber

Há mais de um ano, a companhia retomou os testes dos seus veículos autónomos nestas cidades e em todo o Arizona, após terem sido suspensos previamente por outro acidente ocorrido no mesmo estado e no qual esteve envolvido um dos seus automóveis.

Desde então surgiram dúvidas sobre se os sensores e as câmaras na parte dianteira do veículo deveriam ter uma reação mais rápida, para detetar e reagir aos movimentos do outro carro envolvido no acidente.

O carro estava no modo de auto-condução, apesar de ter um motorista ao volante, quando embateu em Elaine Herzberg, de 49 anos, que estava numa bicicleta e acabou por morrer já no hospital.

O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, expressou as suas condolências no Twitter e disse que a empresa está a trabalhar com a polícia local na investigação do acidente.

Investigadores do Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) chegaram a Tempe na terça-feira para iniciarem as investigações. Através de uma declaração, os investigadores do NTSB mencionaram que a provável causa do acidente será anunciada “após uma investigação completa das informações recolhidas”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É estranho que não seja utilizada uma câmara de infra vermelhos nos carros autómatos (ou pelo menos não é mostrando no vídeo). Não tenho conhecimento suficiente para falar com todas as certezas, mas parece-me que a câmara de infra vermelhos facilmente detetava o calor, percebendo facilmente que estava ali alguém. Espera-se que estes e outros incidentes (de preferência com menor gravidade) sirvam para melhorar a tecnologia.

  2. Hoje, 22 de abril, três parentes da passageira morta em uma queda de avião causada por uma falha no motor morreram em um grave acidente de carro. As vítimas foram a irmã, a prima e a sobrinha da única vítima fatal do acidente. Os familiares que já perderam Jennifer ficaram ainda mais abalados e não acreditaram ao perder mais três pessoas da família: “Nossa família está muito abalada, muito mais do que antes! Ninguém mais sofreu do que nós é que mais estamos sofrendo! É tanta morte na nossa família!”, afirmou a mãe! A família planeja se mudar para outra cidade após enterrar suas parentes!

RESPONDER

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …