Polícia divulga vídeo do acidente mortal com carro autónomo da Uber

A policia de Tempe, no Arizona, divulgou um vídeo no qual mostra o acidente de um veiculo autónomo da Uber que matou uma mulher na noite do último domingo.

O vídeo mostra quando o veículo autónomo da Uber atinge uma pessoa mas, nesse momento, a gravação é cortada. O vídeo foi mostrado à comunicação social devido à magnitude gráfica do impacto, de acordo com um comunicado divulgado pela polícia de Tempe, no Arizona.

A câmara focada na parte externa do veículo mostra como uma mulher aparece no meio da estrada, numa zona muito escura, com sua bicicleta, e como a colisão é inevitável. Outra câmara foca alternadamente a pessoa que opera o sistema dentro do carro, que olha para baixo repetidamente até que o acidente ocorre. O vídeo tem uma duração de 22 segundos.

Depois do acidente, a Uber suspendeu de imediato todos os testes de estrada na zona de Phoenix, no Arizona, Pittsburgh, na Pensilvânia, São Francisco, na Califórnia, e Toronto, no Canadá. Os testes estavam a decorrer há vários meses, com as empresas tecnológicas a competirem para serem as primeiras com carros que operam por si próprios.

(dr) Uber

SUV Volvo XC90 modificado para veículo autónomo da Uber

Há mais de um ano, a companhia retomou os testes dos seus veículos autónomos nestas cidades e em todo o Arizona, após terem sido suspensos previamente por outro acidente ocorrido no mesmo estado e no qual esteve envolvido um dos seus automóveis.

Desde então surgiram dúvidas sobre se os sensores e as câmaras na parte dianteira do veículo deveriam ter uma reação mais rápida, para detetar e reagir aos movimentos do outro carro envolvido no acidente.

O carro estava no modo de auto-condução, apesar de ter um motorista ao volante, quando embateu em Elaine Herzberg, de 49 anos, que estava numa bicicleta e acabou por morrer já no hospital.

O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, expressou as suas condolências no Twitter e disse que a empresa está a trabalhar com a polícia local na investigação do acidente.

Investigadores do Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) chegaram a Tempe na terça-feira para iniciarem as investigações. Através de uma declaração, os investigadores do NTSB mencionaram que a provável causa do acidente será anunciada “após uma investigação completa das informações recolhidas”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É estranho que não seja utilizada uma câmara de infra vermelhos nos carros autómatos (ou pelo menos não é mostrando no vídeo). Não tenho conhecimento suficiente para falar com todas as certezas, mas parece-me que a câmara de infra vermelhos facilmente detetava o calor, percebendo facilmente que estava ali alguém. Espera-se que estes e outros incidentes (de preferência com menor gravidade) sirvam para melhorar a tecnologia.

  2. Hoje, 22 de abril, três parentes da passageira morta em uma queda de avião causada por uma falha no motor morreram em um grave acidente de carro. As vítimas foram a irmã, a prima e a sobrinha da única vítima fatal do acidente. Os familiares que já perderam Jennifer ficaram ainda mais abalados e não acreditaram ao perder mais três pessoas da família: “Nossa família está muito abalada, muito mais do que antes! Ninguém mais sofreu do que nós é que mais estamos sofrendo! É tanta morte na nossa família!”, afirmou a mãe! A família planeja se mudar para outra cidade após enterrar suas parentes!

RESPONDER

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …

Luas de Neptuno dançam de forma única e perpétua

De acordo com uma investigação publicada recentemente, mesmo para os padrões selvagens do Sistema Solar exterior, as órbitas estranhas das duas luas mais interiores de Neptuno não têm rival. Especialistas em dinâmica orbital estão a chamar …

O Senhor dos Anéis. Série já tem segunda temporada garantida (e a primeira ainda nem estreou)

A primeira temporada da série de O Senhor dos Anéis, produzida pela Amazon Prime, ainda nem estreou e a sua segunda temporada já está confirmada. A declaração foi feita por Jennifer Salke, da Amazon Studios, ao …