Polícia divulga vídeo do acidente mortal com carro autónomo da Uber

A policia de Tempe, no Arizona, divulgou um vídeo no qual mostra o acidente de um veiculo autónomo da Uber que matou uma mulher na noite do último domingo.

O vídeo mostra quando o veículo autónomo da Uber atinge uma pessoa mas, nesse momento, a gravação é cortada. O vídeo foi mostrado à comunicação social devido à magnitude gráfica do impacto, de acordo com um comunicado divulgado pela polícia de Tempe, no Arizona.

A câmara focada na parte externa do veículo mostra como uma mulher aparece no meio da estrada, numa zona muito escura, com sua bicicleta, e como a colisão é inevitável. Outra câmara foca alternadamente a pessoa que opera o sistema dentro do carro, que olha para baixo repetidamente até que o acidente ocorre. O vídeo tem uma duração de 22 segundos.

Depois do acidente, a Uber suspendeu de imediato todos os testes de estrada na zona de Phoenix, no Arizona, Pittsburgh, na Pensilvânia, São Francisco, na Califórnia, e Toronto, no Canadá. Os testes estavam a decorrer há vários meses, com as empresas tecnológicas a competirem para serem as primeiras com carros que operam por si próprios.

(dr) Uber

SUV Volvo XC90 modificado para veículo autónomo da Uber

Há mais de um ano, a companhia retomou os testes dos seus veículos autónomos nestas cidades e em todo o Arizona, após terem sido suspensos previamente por outro acidente ocorrido no mesmo estado e no qual esteve envolvido um dos seus automóveis.

Desde então surgiram dúvidas sobre se os sensores e as câmaras na parte dianteira do veículo deveriam ter uma reação mais rápida, para detetar e reagir aos movimentos do outro carro envolvido no acidente.

O carro estava no modo de auto-condução, apesar de ter um motorista ao volante, quando embateu em Elaine Herzberg, de 49 anos, que estava numa bicicleta e acabou por morrer já no hospital.

O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, expressou as suas condolências no Twitter e disse que a empresa está a trabalhar com a polícia local na investigação do acidente.

Investigadores do Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) chegaram a Tempe na terça-feira para iniciarem as investigações. Através de uma declaração, os investigadores do NTSB mencionaram que a provável causa do acidente será anunciada “após uma investigação completa das informações recolhidas”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É estranho que não seja utilizada uma câmara de infra vermelhos nos carros autómatos (ou pelo menos não é mostrando no vídeo). Não tenho conhecimento suficiente para falar com todas as certezas, mas parece-me que a câmara de infra vermelhos facilmente detetava o calor, percebendo facilmente que estava ali alguém. Espera-se que estes e outros incidentes (de preferência com menor gravidade) sirvam para melhorar a tecnologia.

  2. Hoje, 22 de abril, três parentes da passageira morta em uma queda de avião causada por uma falha no motor morreram em um grave acidente de carro. As vítimas foram a irmã, a prima e a sobrinha da única vítima fatal do acidente. Os familiares que já perderam Jennifer ficaram ainda mais abalados e não acreditaram ao perder mais três pessoas da família: “Nossa família está muito abalada, muito mais do que antes! Ninguém mais sofreu do que nós é que mais estamos sofrendo! É tanta morte na nossa família!”, afirmou a mãe! A família planeja se mudar para outra cidade após enterrar suas parentes!

RESPONDER

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …