/

A vida melhora à medida que envelhecemos. Eis o motivo

1

As pessoas costumam dizer que a vida melhora com a idade. Um novo estudo sugere que isso acontece porque as pessoas mais velhas têm sabedoria e tempo para usar a atenção plena como um meio para melhorar o seu bem-estar.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Flinders, na Austrália, revelou que certas características da atenção plena estão muito evidentes em pessoas mais velhas do que em pessoas mais jovens. “Isso sugere que a atenção plena pode desenvolver-se naturalmente com o tempo e com a experiência de vida”, adianta o professor Tim Windsor.

O artigo científico, recentemente publicado no Aging & Mental Health, foi elaborado com base numa pesquisa online que envolveu 623 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 86 anos.

“O significado da atenção plena para o bem-estar também pode aumentar à medida que envelhecemos, nomeadamente a capacidade de nos concentrarmos no momento presente e de abordarmos as experiências de maneira não julgadora”, acrescenta o cientista, citado pelo EurekAlert. Estas características são úteis na adaptação aos desafios relacionados com a idade e na geração de emoções positivas.

A atenção plena é a capacidade humana natural de estar ciente das próprias experiências e prestar atenção ao momento presente de maneira propositada, recetiva e sem julgamento. O uso de técnicas conscientes pode ser fundamental para reduzir o stress e promover resultados psicológicos positivos.

Este novo estudo indica que, desde a meia idade até à velhice, a tendência de se concentrar no momento presente e adotar uma orientação sem julgamento pode ser especialmente importante para o bem-estar com o avanço da idade.

“Descobrimos que as relações positivas entre os aspetos da atenção plena e do bem-estar se tornaram mais fortes a partir da meia-idade”, resume Leeann Mahlo, principal autora do artigo científico.

Desta forma, se a atenção plena trouxer benefícios específicos numa idade mais avançada, estes resultados “podem ser traduzidos em abordagens de treino personalizadas para melhorar o bem-estar em populações mais velhas”.

Mahlo acredita que as habilidades de atenção plena podem ajudar a criar bem-estar em qualquer idade. A investigadora refere que ter consciência dos nossos pensamentos e prestar atenção ao momento presente de maneira aberta e sem julgamentos pode impedir que nos concentremos no passado ou nos preocupemos com o futuro de maneiras inúteis.

Além disso, Mahlo diz que é importante compreender que os nossos pensamentos, sentimentos e situações existem no momento e não duram para sempre.

Pensar desta forma pode-nos ajudar a responder de maneira flexível e otimista a circunstâncias desafiadoras, incluindo as que enfrentamos atualmente, como as preocupações relacionadas à doença de covid-19.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.