Victoria Falls por um fio. Maior seca do século ameaça cataratas

travelourplanet / Flickr

Victoria Falls, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabué

A seca na região de Zimbabué e Zâmbia, considerada a pior do século, tem vindo a reduzir a quantidade de água nas Cataratas de Vitória, uma das maiores atrações turísticas em África.

As Victoria Falls são conhecidas por serem uma longa cortina de água e de vapor que atraem milhares de turistas à fronteira entre o Zimbabué e a Zâmbia. Agora, as imponentes cataratas com mais de um quilómetro de extensão transformaram-se numa pequena queda de água.

A maior seca do século deixou o património mundial da UNESCO “por um fio“. Muitos temem que as alterações climáticas possam matar uma das maiores atrações turísticas da região, avança o Expresso.

A redução na extensão destas quedas de água é comum durante a época mais seca, mas este ano a situação agravou-se. Segundo a Autoridade do Rio Zambeze, o fluxo do rio está nos níveis mais baixos desde 1995. Edgar Lungu, Presidente da Zâmbia, já declarou que isto é “um alerta gritante do que as alterações climáticas estão a provocar no nosso entorno”.

Ainda assim, os cientistas são cautelosos em culpar as alterações climáticas e destacam que é habitual existirem variações sazonais. Harald Kling, hidrólogo da empresa de engenharia Poyry, disse à Reuters que, “por vezes, é difícil afirmar que isto se deve às alterações climáticas, porque as secas sempre ocorreram”.

“Se se tornarem mais frequentes, então podemos começar a dizer: Ok, isto talvez sejam as alterações climáticas”, acrescentou.

No entanto, o especialista reconhece que a seca “tem sido muito frequente“, uma vez que a última ocorreu há apenas três anos.

O alerta surgiu durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP25), que está a decorrer em Madrid, até dia 13 de dezembro. Os líderes mundiais estão reunidos para discutir formas de interromper o aquecimento causado pelas emissões de gases de efeito estufa.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se tem o nível de 1995, isso quer dizer o quê? Que de 1995 em diante houve um aumento e algures depois houve uma redução.
    Qual foi a causa do valor mínimo de 1995?
    Os níveis de poluição nunca pararam de aumentar desde 1995 até hoje.
    Isto é muito confuso …

  2. Deixem de vender capim a jumentos!!!!… O pior das mudanças climatéricas, são as mentalidades oportunistas desses que mamam à conta das ditas mudanças….. Para esses é que devia secar as verbas que os governos dão e que estão secando os bolsos dos contribuintes… e apliquem na limpeza dos mares… Aproveitem e vejam as cataratas quando elas estão na melhor altura. Vi-as em Dezembro, simplesmente magníficas. Têm 1.600 metros de comprimento… Preocupem-se sim é com o petróleo e seus derivados, isso sim… Há 2 rios na Ásia ( omito o país) que deitam mais plástico para o mar que quase todos os outros países e não VEJO NENHUM DESSES AMBIENTALISTAS, a mover um dedo, e muito menos lá ir limpar….

RESPONDER

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …