Victoria Falls por um fio. Maior seca do século ameaça cataratas

travelourplanet / Flickr

Victoria Falls, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabué

A seca na região de Zimbabué e Zâmbia, considerada a pior do século, tem vindo a reduzir a quantidade de água nas Cataratas de Vitória, uma das maiores atrações turísticas em África.

As Victoria Falls são conhecidas por serem uma longa cortina de água e de vapor que atraem milhares de turistas à fronteira entre o Zimbabué e a Zâmbia. Agora, as imponentes cataratas com mais de um quilómetro de extensão transformaram-se numa pequena queda de água.

A maior seca do século deixou o património mundial da UNESCO “por um fio“. Muitos temem que as alterações climáticas possam matar uma das maiores atrações turísticas da região, avança o Expresso.

A redução na extensão destas quedas de água é comum durante a época mais seca, mas este ano a situação agravou-se. Segundo a Autoridade do Rio Zambeze, o fluxo do rio está nos níveis mais baixos desde 1995. Edgar Lungu, Presidente da Zâmbia, já declarou que isto é “um alerta gritante do que as alterações climáticas estão a provocar no nosso entorno”.

Ainda assim, os cientistas são cautelosos em culpar as alterações climáticas e destacam que é habitual existirem variações sazonais. Harald Kling, hidrólogo da empresa de engenharia Poyry, disse à Reuters que, “por vezes, é difícil afirmar que isto se deve às alterações climáticas, porque as secas sempre ocorreram”.

“Se se tornarem mais frequentes, então podemos começar a dizer: Ok, isto talvez sejam as alterações climáticas”, acrescentou.

No entanto, o especialista reconhece que a seca “tem sido muito frequente“, uma vez que a última ocorreu há apenas três anos.

O alerta surgiu durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP25), que está a decorrer em Madrid, até dia 13 de dezembro. Os líderes mundiais estão reunidos para discutir formas de interromper o aquecimento causado pelas emissões de gases de efeito estufa.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se tem o nível de 1995, isso quer dizer o quê? Que de 1995 em diante houve um aumento e algures depois houve uma redução.
    Qual foi a causa do valor mínimo de 1995?
    Os níveis de poluição nunca pararam de aumentar desde 1995 até hoje.
    Isto é muito confuso …

  2. Deixem de vender capim a jumentos!!!!… O pior das mudanças climatéricas, são as mentalidades oportunistas desses que mamam à conta das ditas mudanças….. Para esses é que devia secar as verbas que os governos dão e que estão secando os bolsos dos contribuintes… e apliquem na limpeza dos mares… Aproveitem e vejam as cataratas quando elas estão na melhor altura. Vi-as em Dezembro, simplesmente magníficas. Têm 1.600 metros de comprimento… Preocupem-se sim é com o petróleo e seus derivados, isso sim… Há 2 rios na Ásia ( omito o país) que deitam mais plástico para o mar que quase todos os outros países e não VEJO NENHUM DESSES AMBIENTALISTAS, a mover um dedo, e muito menos lá ir limpar….

RESPONDER

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …