Victoria Falls por um fio. Maior seca do século ameaça cataratas

travelourplanet / Flickr

Victoria Falls, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabué

A seca na região de Zimbabué e Zâmbia, considerada a pior do século, tem vindo a reduzir a quantidade de água nas Cataratas de Vitória, uma das maiores atrações turísticas em África.

As Victoria Falls são conhecidas por serem uma longa cortina de água e de vapor que atraem milhares de turistas à fronteira entre o Zimbabué e a Zâmbia. Agora, as imponentes cataratas com mais de um quilómetro de extensão transformaram-se numa pequena queda de água.

A maior seca do século deixou o património mundial da UNESCO “por um fio“. Muitos temem que as alterações climáticas possam matar uma das maiores atrações turísticas da região, avança o Expresso.

A redução na extensão destas quedas de água é comum durante a época mais seca, mas este ano a situação agravou-se. Segundo a Autoridade do Rio Zambeze, o fluxo do rio está nos níveis mais baixos desde 1995. Edgar Lungu, Presidente da Zâmbia, já declarou que isto é “um alerta gritante do que as alterações climáticas estão a provocar no nosso entorno”.

Ainda assim, os cientistas são cautelosos em culpar as alterações climáticas e destacam que é habitual existirem variações sazonais. Harald Kling, hidrólogo da empresa de engenharia Poyry, disse à Reuters que, “por vezes, é difícil afirmar que isto se deve às alterações climáticas, porque as secas sempre ocorreram”.

“Se se tornarem mais frequentes, então podemos começar a dizer: Ok, isto talvez sejam as alterações climáticas”, acrescentou.

No entanto, o especialista reconhece que a seca “tem sido muito frequente“, uma vez que a última ocorreu há apenas três anos.

O alerta surgiu durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP25), que está a decorrer em Madrid, até dia 13 de dezembro. Os líderes mundiais estão reunidos para discutir formas de interromper o aquecimento causado pelas emissões de gases de efeito estufa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se tem o nível de 1995, isso quer dizer o quê? Que de 1995 em diante houve um aumento e algures depois houve uma redução.
    Qual foi a causa do valor mínimo de 1995?
    Os níveis de poluição nunca pararam de aumentar desde 1995 até hoje.
    Isto é muito confuso …

  2. Deixem de vender capim a jumentos!!!!… O pior das mudanças climatéricas, são as mentalidades oportunistas desses que mamam à conta das ditas mudanças….. Para esses é que devia secar as verbas que os governos dão e que estão secando os bolsos dos contribuintes… e apliquem na limpeza dos mares… Aproveitem e vejam as cataratas quando elas estão na melhor altura. Vi-as em Dezembro, simplesmente magníficas. Têm 1.600 metros de comprimento… Preocupem-se sim é com o petróleo e seus derivados, isso sim… Há 2 rios na Ásia ( omito o país) que deitam mais plástico para o mar que quase todos os outros países e não VEJO NENHUM DESSES AMBIENTALISTAS, a mover um dedo, e muito menos lá ir limpar….

RESPONDER

Índice de transmissibilidade sobe. É de 0,71 em Portugal Continental (e acima de 1 nas ilhas)

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu ligeiramente a nível nacional nas últimas duas semanas. Entre 24 e 28 de fevereiro, o índice foi de 0,71. O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está …

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …