Victoria Falls por um fio. Maior seca do século ameaça cataratas

travelourplanet / Flickr

Victoria Falls, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabué

A seca na região de Zimbabué e Zâmbia, considerada a pior do século, tem vindo a reduzir a quantidade de água nas Cataratas de Vitória, uma das maiores atrações turísticas em África.

As Victoria Falls são conhecidas por serem uma longa cortina de água e de vapor que atraem milhares de turistas à fronteira entre o Zimbabué e a Zâmbia. Agora, as imponentes cataratas com mais de um quilómetro de extensão transformaram-se numa pequena queda de água.

A maior seca do século deixou o património mundial da UNESCO “por um fio“. Muitos temem que as alterações climáticas possam matar uma das maiores atrações turísticas da região, avança o Expresso.

A redução na extensão destas quedas de água é comum durante a época mais seca, mas este ano a situação agravou-se. Segundo a Autoridade do Rio Zambeze, o fluxo do rio está nos níveis mais baixos desde 1995. Edgar Lungu, Presidente da Zâmbia, já declarou que isto é “um alerta gritante do que as alterações climáticas estão a provocar no nosso entorno”.

Ainda assim, os cientistas são cautelosos em culpar as alterações climáticas e destacam que é habitual existirem variações sazonais. Harald Kling, hidrólogo da empresa de engenharia Poyry, disse à Reuters que, “por vezes, é difícil afirmar que isto se deve às alterações climáticas, porque as secas sempre ocorreram”.

“Se se tornarem mais frequentes, então podemos começar a dizer: Ok, isto talvez sejam as alterações climáticas”, acrescentou.

No entanto, o especialista reconhece que a seca “tem sido muito frequente“, uma vez que a última ocorreu há apenas três anos.

O alerta surgiu durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP25), que está a decorrer em Madrid, até dia 13 de dezembro. Os líderes mundiais estão reunidos para discutir formas de interromper o aquecimento causado pelas emissões de gases de efeito estufa.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se tem o nível de 1995, isso quer dizer o quê? Que de 1995 em diante houve um aumento e algures depois houve uma redução.
    Qual foi a causa do valor mínimo de 1995?
    Os níveis de poluição nunca pararam de aumentar desde 1995 até hoje.
    Isto é muito confuso …

  2. Deixem de vender capim a jumentos!!!!… O pior das mudanças climatéricas, são as mentalidades oportunistas desses que mamam à conta das ditas mudanças….. Para esses é que devia secar as verbas que os governos dão e que estão secando os bolsos dos contribuintes… e apliquem na limpeza dos mares… Aproveitem e vejam as cataratas quando elas estão na melhor altura. Vi-as em Dezembro, simplesmente magníficas. Têm 1.600 metros de comprimento… Preocupem-se sim é com o petróleo e seus derivados, isso sim… Há 2 rios na Ásia ( omito o país) que deitam mais plástico para o mar que quase todos os outros países e não VEJO NENHUM DESSES AMBIENTALISTAS, a mover um dedo, e muito menos lá ir limpar….

RESPONDER

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …