Victoria Falls por um fio. Maior seca do século ameaça cataratas

travelourplanet / Flickr

Victoria Falls, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabué

A seca na região de Zimbabué e Zâmbia, considerada a pior do século, tem vindo a reduzir a quantidade de água nas Cataratas de Vitória, uma das maiores atrações turísticas em África.

As Victoria Falls são conhecidas por serem uma longa cortina de água e de vapor que atraem milhares de turistas à fronteira entre o Zimbabué e a Zâmbia. Agora, as imponentes cataratas com mais de um quilómetro de extensão transformaram-se numa pequena queda de água.

A maior seca do século deixou o património mundial da UNESCO “por um fio“. Muitos temem que as alterações climáticas possam matar uma das maiores atrações turísticas da região, avança o Expresso.

A redução na extensão destas quedas de água é comum durante a época mais seca, mas este ano a situação agravou-se. Segundo a Autoridade do Rio Zambeze, o fluxo do rio está nos níveis mais baixos desde 1995. Edgar Lungu, Presidente da Zâmbia, já declarou que isto é “um alerta gritante do que as alterações climáticas estão a provocar no nosso entorno”.

Ainda assim, os cientistas são cautelosos em culpar as alterações climáticas e destacam que é habitual existirem variações sazonais. Harald Kling, hidrólogo da empresa de engenharia Poyry, disse à Reuters que, “por vezes, é difícil afirmar que isto se deve às alterações climáticas, porque as secas sempre ocorreram”.

“Se se tornarem mais frequentes, então podemos começar a dizer: Ok, isto talvez sejam as alterações climáticas”, acrescentou.

No entanto, o especialista reconhece que a seca “tem sido muito frequente“, uma vez que a última ocorreu há apenas três anos.

O alerta surgiu durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP25), que está a decorrer em Madrid, até dia 13 de dezembro. Os líderes mundiais estão reunidos para discutir formas de interromper o aquecimento causado pelas emissões de gases de efeito estufa.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se tem o nível de 1995, isso quer dizer o quê? Que de 1995 em diante houve um aumento e algures depois houve uma redução.
    Qual foi a causa do valor mínimo de 1995?
    Os níveis de poluição nunca pararam de aumentar desde 1995 até hoje.
    Isto é muito confuso …

  2. Deixem de vender capim a jumentos!!!!… O pior das mudanças climatéricas, são as mentalidades oportunistas desses que mamam à conta das ditas mudanças….. Para esses é que devia secar as verbas que os governos dão e que estão secando os bolsos dos contribuintes… e apliquem na limpeza dos mares… Aproveitem e vejam as cataratas quando elas estão na melhor altura. Vi-as em Dezembro, simplesmente magníficas. Têm 1.600 metros de comprimento… Preocupem-se sim é com o petróleo e seus derivados, isso sim… Há 2 rios na Ásia ( omito o país) que deitam mais plástico para o mar que quase todos os outros países e não VEJO NENHUM DESSES AMBIENTALISTAS, a mover um dedo, e muito menos lá ir limpar….

RESPONDER

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …