É viciado em sol? Não se preocupe, está-lhe nos genes

De acordo com um estudo realizado por investigadores do King’s College London, a busca pelo sol está diretamente ligada aos nossos genes. Isso significa que o comportamento das pessoas em relação ao sol é dominado por uma predisposição genética.

Os investigadores analisaram dados detalhados de 2500 gémeos, através do TwinsUK, incluindo o seu comportamento na procura do sol e a sua genética, diz o Science Daily.

O artigo, publicado Journal of Investigative Dermatology na semana passada, assume que os gémeos idênticos eram mais propensos a ter um comportamento semelhante na procura do sol do que gémeos não idênticos – o que indica que a genética desempenha um papel fundamental neste assunto.

Depois de análise aos 260 mil participantes, a equipa identificou cinco genes chave envolvidos no comportamento da procura do sol. Alguns desses genes são associados a traços comportamentais relacionados com o risco e com o vício, incluindo tabagismo, consumo de drogas, álcool e o número de parceiros sexuais.

Mario Falchi, autor principal do estudo, diz que os “resultados sugerem que lidar com a exposição excessiva ao sol ou com o uso de solários, pode ser mais desafiante do que o esperado, pois a tendência é influenciada por fatores genéticos. É importante que as pessoas estejam cientes disso, pois pode tornar as pessoas mais conscientes do seu comportamento e dos potenciais danos da exposição excessiva ao sol”.

Veronique Bataille, médica dermatologista envolvida nesta pesquisa, acrescentou que ainda assim “há indivíduos que têm um comportamento muito prejudicial ao sol e estão totalmente cientes disso. A pesquisa mostra que os genes que regulam o vício e os outros comportamentos de risco são importantes, e podem explicar a dificuldade de mudar os comportamentos destas pessoas”.

Por isso, se é viciado em apanhar sol, já tem uma justificação científica para explicar esse comportamento: são os genes!

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …