É viciado em sol? Não se preocupe, está-lhe nos genes

De acordo com um estudo realizado por investigadores do King’s College London, a busca pelo sol está diretamente ligada aos nossos genes. Isso significa que o comportamento das pessoas em relação ao sol é dominado por uma predisposição genética.

Os investigadores analisaram dados detalhados de 2500 gémeos, através do TwinsUK, incluindo o seu comportamento na procura do sol e a sua genética, diz o Science Daily.

O artigo, publicado Journal of Investigative Dermatology na semana passada, assume que os gémeos idênticos eram mais propensos a ter um comportamento semelhante na procura do sol do que gémeos não idênticos – o que indica que a genética desempenha um papel fundamental neste assunto.

Depois de análise aos 260 mil participantes, a equipa identificou cinco genes chave envolvidos no comportamento da procura do sol. Alguns desses genes são associados a traços comportamentais relacionados com o risco e com o vício, incluindo tabagismo, consumo de drogas, álcool e o número de parceiros sexuais.

Mario Falchi, autor principal do estudo, diz que os “resultados sugerem que lidar com a exposição excessiva ao sol ou com o uso de solários, pode ser mais desafiante do que o esperado, pois a tendência é influenciada por fatores genéticos. É importante que as pessoas estejam cientes disso, pois pode tornar as pessoas mais conscientes do seu comportamento e dos potenciais danos da exposição excessiva ao sol”.

Veronique Bataille, médica dermatologista envolvida nesta pesquisa, acrescentou que ainda assim “há indivíduos que têm um comportamento muito prejudicial ao sol e estão totalmente cientes disso. A pesquisa mostra que os genes que regulam o vício e os outros comportamentos de risco são importantes, e podem explicar a dificuldade de mudar os comportamentos destas pessoas”.

Por isso, se é viciado em apanhar sol, já tem uma justificação científica para explicar esse comportamento: são os genes!

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …