Vhils vai fazer intervenção na Coreia do Sul

AlexandreFartoVHILS / Facebook

-

O artista português Alexandre Farto, que assina como Vhils, desloca-se este mês à Coreia do Sul, onde irá fazer uma intervenção numa sala de espetáculos, contou o artista urbano à Lusa.

O projeto, “ligado à música”, a ser executado este mês, só será visitável, de acordo com o criador, no início de 2015.

A ida à Coreia do Sul encerra um ano de grande projeção, a nível nacional e internacional, do artista que ficou conhecido por “escavar” retratos em paredes.

Em julho, Alexandre Farto inaugurou a sua primeira grande exposição numa instituição nacional, o Museu da Eletricidade.

Dissecação/Dissection’ foi “um projeto pesado que levou bastante tempo”, mas “sem dúvida que foi algo positivo”, disse em declarações à Lusa.

“Foi a primeira vez que consegui juntar trabalhos que vêm da reflexão e maturação de todos os projetos que fiz em vários pontos do mundo. Ao juntar [trabalhos], no mesmo espaço, consegues dar outra força e contextualização para as pessoas conseguirem ver a ‘big picture’ [panorama completo]”, referiu.

Além do lado visual do trabalho de Vhils, esta exposição permitiu ao público ver “também o conceito que está por detrás”, que, para ele, “é o mais importante”.

Este ano fica também marcado, na carreira do artista português, pela colaboração com a banda irlandesa U2, para quem criou um vídeo incluído no projeto visual ‘Films of Innocence’, que é editado na terça-feira e é um complemento do álbum ‘Songs of Innocence’.

O ano de 2015 também deverá ser cheio de projetos.

Em março, Alexandre Farto será um dos convidados da mostra cultural ‘Iberian Suite: Arts Remix Across Continents’, em Washington, EUA, onde fará um retrato de Fernando Pessoa, a partir de páginas de livros do poeta.

Em paralelo, Vhils é também um dos responsáveis pela plataforma Underdogs, um projeto que “está a crescer e a ter mais atenção”.

Este projeto cultural, que tem como responsáveis a francesa Pauline Foessel e Vhils, divide-se entre arte pública, com pinturas nas paredes da cidade e exposições dentro de portas, no n.º 56 da rua Fernando Palha, ao Braço de Prata, espaço recuperado e transformado em galeria, e dedicado à produção de edições artísticas limitadas.

“Com este trabalho todo, a Pauline Foessel está cada vez mais a pegar no projeto. É ela quem o gere mais”, disse Vhils.

A ideia inicial era criar um projeto “autossustentável, que ajudasse novos artistas portugueses e oferecesse um programa de arte pública à cidade”, explica o artista.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …