Vhils vai fazer intervenção na Coreia do Sul

AlexandreFartoVHILS / Facebook

-

O artista português Alexandre Farto, que assina como Vhils, desloca-se este mês à Coreia do Sul, onde irá fazer uma intervenção numa sala de espetáculos, contou o artista urbano à Lusa.

O projeto, “ligado à música”, a ser executado este mês, só será visitável, de acordo com o criador, no início de 2015.

A ida à Coreia do Sul encerra um ano de grande projeção, a nível nacional e internacional, do artista que ficou conhecido por “escavar” retratos em paredes.

Em julho, Alexandre Farto inaugurou a sua primeira grande exposição numa instituição nacional, o Museu da Eletricidade.

Dissecação/Dissection’ foi “um projeto pesado que levou bastante tempo”, mas “sem dúvida que foi algo positivo”, disse em declarações à Lusa.

“Foi a primeira vez que consegui juntar trabalhos que vêm da reflexão e maturação de todos os projetos que fiz em vários pontos do mundo. Ao juntar [trabalhos], no mesmo espaço, consegues dar outra força e contextualização para as pessoas conseguirem ver a ‘big picture’ [panorama completo]”, referiu.

Além do lado visual do trabalho de Vhils, esta exposição permitiu ao público ver “também o conceito que está por detrás”, que, para ele, “é o mais importante”.

Este ano fica também marcado, na carreira do artista português, pela colaboração com a banda irlandesa U2, para quem criou um vídeo incluído no projeto visual ‘Films of Innocence’, que é editado na terça-feira e é um complemento do álbum ‘Songs of Innocence’.

O ano de 2015 também deverá ser cheio de projetos.

Em março, Alexandre Farto será um dos convidados da mostra cultural ‘Iberian Suite: Arts Remix Across Continents’, em Washington, EUA, onde fará um retrato de Fernando Pessoa, a partir de páginas de livros do poeta.

Em paralelo, Vhils é também um dos responsáveis pela plataforma Underdogs, um projeto que “está a crescer e a ter mais atenção”.

Este projeto cultural, que tem como responsáveis a francesa Pauline Foessel e Vhils, divide-se entre arte pública, com pinturas nas paredes da cidade e exposições dentro de portas, no n.º 56 da rua Fernando Palha, ao Braço de Prata, espaço recuperado e transformado em galeria, e dedicado à produção de edições artísticas limitadas.

“Com este trabalho todo, a Pauline Foessel está cada vez mais a pegar no projeto. É ela quem o gere mais”, disse Vhils.

A ideia inicial era criar um projeto “autossustentável, que ajudasse novos artistas portugueses e oferecesse um programa de arte pública à cidade”, explica o artista.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …