Vestígios de templo faraónico com mais de três mil anos encontrados no Egipto

Silsila Survey Project

Os arqueólogos Maria Nilsson e Nasr Salama

Os arqueólogos Maria Nilsson e Nasr Salama

Um grupo de investigadores suecos descobriu os vestígios de um templo que data do período do Novo Império faraónico (1539-1075 a. C.) na província de Asuán, no sul do Egito, informou este domingo o ministro egípcio das Antiguidades.

O ministro Mamduh al Damati explicou, através de um comunicado citado pela agência de notícias EFE, que o achado arqueológico aconteceu nas minas de uma zona montanhosa, a cerca de 65 quilómetros a norte de Asuán, durante as escavações levadas a cabo por uma equipa da universidade sueca de Lund.

A descoberta, que inclui bases de colunas e muros internos e externos, é importante porque mostra que a zona não só acolheu uma pedreira de arenito, como também foi um lugar de importância religiosa, continua a nota do ministro.

Mamduh al Damati destacou que os investigadores encontraram no subsolo evidências arqueológicas que remontam à época das dinastias XVIII, XIX e XX e do período greco-romano (332 a. C.-395 d. C.).

O diretor de antiguidades de Asuán, Nasr Salama, indicou no comunicado que a localização do templo, na ribeira do rio Nilo, foi descoberta com a ajuda de mapas antigos.

María Nillson, arqueóloga responsável pela missão sueca, que tem trabalhado na zona desde 2012, afirmou que a sua equipa também desenterrou pedaços de cartuchos dos faraós Amenhotep III e Ramsés II, das dinastias XVIII e XIX, respetivamente.

Segundo os peritos suecos, foram encontrados igualmente fragmentos de arenito com cenas esculpidas que representam um céu escuro com uma estrela.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas duas anãs brancas que orbitam entre si a cada 20 minutos

Cientistas do Harvard & Smithsonian Center, nos Estados Unidos, descobriram uma anã branca binária composta por duas estrelas com um núcleo de hélio que orbitam entre si a cada 1.201 segundos, isto é, pouco mais …

Dispositivo de grafeno pode transformar sinais de Wi-Fi em energia

A tecnologia do carregamento sem fio não é muito mais útil do que conectar o telemóvel a um cabo, já que, de qualquer das maneiras, precisamos de estar em contacto com o carregador. No entanto, …

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …