Vestígios de templo faraónico com mais de três mil anos encontrados no Egipto

Silsila Survey Project

Os arqueólogos Maria Nilsson e Nasr Salama

Os arqueólogos Maria Nilsson e Nasr Salama

Um grupo de investigadores suecos descobriu os vestígios de um templo que data do período do Novo Império faraónico (1539-1075 a. C.) na província de Asuán, no sul do Egito, informou este domingo o ministro egípcio das Antiguidades.

O ministro Mamduh al Damati explicou, através de um comunicado citado pela agência de notícias EFE, que o achado arqueológico aconteceu nas minas de uma zona montanhosa, a cerca de 65 quilómetros a norte de Asuán, durante as escavações levadas a cabo por uma equipa da universidade sueca de Lund.

A descoberta, que inclui bases de colunas e muros internos e externos, é importante porque mostra que a zona não só acolheu uma pedreira de arenito, como também foi um lugar de importância religiosa, continua a nota do ministro.

Mamduh al Damati destacou que os investigadores encontraram no subsolo evidências arqueológicas que remontam à época das dinastias XVIII, XIX e XX e do período greco-romano (332 a. C.-395 d. C.).

O diretor de antiguidades de Asuán, Nasr Salama, indicou no comunicado que a localização do templo, na ribeira do rio Nilo, foi descoberta com a ajuda de mapas antigos.

María Nillson, arqueóloga responsável pela missão sueca, que tem trabalhado na zona desde 2012, afirmou que a sua equipa também desenterrou pedaços de cartuchos dos faraós Amenhotep III e Ramsés II, das dinastias XVIII e XIX, respetivamente.

Segundo os peritos suecos, foram encontrados igualmente fragmentos de arenito com cenas esculpidas que representam um céu escuro com uma estrela.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …