Dos ecossistemas à economia. Vespas são mais importantes do que se pensa

el chip / Flickr

As vespas trazem grandes benefícios para os ecossistemas, a nossa saúde e até a economia mundial, mostra um novo estudo feito por investigadores britânicos.

Ao ver uma vespa, o instinto da grande maioria das pessoas é fazer de tudo para que esta se afaste, nem que para isso seja preciso matá-la. O que muitos se esquecem é que estes insetos desempenham um papel muito importante como polinizadores.

Segundo a cadeia televisiva CNN, prova disso é a orquídea Drakaea. Esta flor endémica da Austrália evoluiu para se parecer com a parte de trás de uma vespa Thynnidae fêmea e, assim, conseguir atrair as vespas machos.

Quando uma vespa passa sobre esta flor, vai ao engano e tenta inadvertidamente depositar pólen no estigma da orquídea. Sem este “engano sexual”, estas flores nunca voltariam a florescer.

Esta relação é uma das muitas formas pelas quais as vespas Aculeata (por outras palavras, com ferrão) beneficiam os ecossistemas, a nossa saúde e até a economia, destaca um novo estudo publicado, a 29 de abril, na revista científica Biological Reviews.

O artigo científico, elaborado por cientistas da University College London e da Universidade de East Anglia, ambas no Reino Unido, é a meta-análise mais abrangente sobre estas vespas feita até hoje, com base em mais de 500 artigos científicos, destaca a CNN.

“As duas principais coisas que as vespas estão a fazer pelos nossos ecossistemas são o controlo de pragas e a polinização”, afirma Ryan Brock, estudante de doutoramento de Ecologia Evolutiva e autor principal do estudo.

A sua investigação concluiu que quase mil espécies de plantas podem ser polinizadas por vespas, incluindo 164 espécies – como a orquídea Drakaea – que dependem exclusivamente destes insetos para tal.

Além disso, são predadores ágeis. “As espécies de vespas que vivem em grandes colónias são fantásticas a caçar outras espécies de insetos”, acrescenta Brock. Sem o seu trabalho, poderia haver um ‘boom’ de lagartas e afídios, o que, por sua vez, poderia dizimar jardins e campos.

Segundo a estação norte-americana, o estudo concluiu ainda que os insetos que comem outros insetos contribuem com quase 350 mil milhões de euros para a economia mundial todos os anos. A polinização soma-lhe mais cerca de 205 mil milhões.

Já Seirian Sumner, professora de Ecologia Comportamental e outra das autoras da investigação, destaca o potencial da sua contribuição para a nossa saúde.

“As vespas têm propriedades medicinais na sua saliva. A maior parte das vezes são antibióticos”, explica, destacando que as suas bolsas de veneno são muito pouco exploradas pela comunidade científica.

Com tantos benefícios, da próxima vez que uma vespa estiver a atrapalhar o seu descanso ao sol ou o seu piquenique com amigos, pense duas vezes antes de tomar medidas mais drásticas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Ministra da Saúde quer “ganhar tempo” com vacinação para conter variante Delta

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …