Dos ecossistemas à economia. Vespas são mais importantes do que se pensa

el chip / Flickr

As vespas trazem grandes benefícios para os ecossistemas, a nossa saúde e até a economia mundial, mostra um novo estudo feito por investigadores britânicos.

Ao ver uma vespa, o instinto da grande maioria das pessoas é fazer de tudo para que esta se afaste, nem que para isso seja preciso matá-la. O que muitos se esquecem é que estes insetos desempenham um papel muito importante como polinizadores.

Segundo a cadeia televisiva CNN, prova disso é a orquídea Drakaea. Esta flor endémica da Austrália evoluiu para se parecer com a parte de trás de uma vespa Thynnidae fêmea e, assim, conseguir atrair as vespas machos.

Quando uma vespa passa sobre esta flor, vai ao engano e tenta inadvertidamente depositar pólen no estigma da orquídea. Sem este “engano sexual”, estas flores nunca voltariam a florescer.

Esta relação é uma das muitas formas pelas quais as vespas Aculeata (por outras palavras, com ferrão) beneficiam os ecossistemas, a nossa saúde e até a economia, destaca um novo estudo publicado, a 29 de abril, na revista científica Biological Reviews.

O artigo científico, elaborado por cientistas da University College London e da Universidade de East Anglia, ambas no Reino Unido, é a meta-análise mais abrangente sobre estas vespas feita até hoje, com base em mais de 500 artigos científicos, destaca a CNN.

“As duas principais coisas que as vespas estão a fazer pelos nossos ecossistemas são o controlo de pragas e a polinização”, afirma Ryan Brock, estudante de doutoramento de Ecologia Evolutiva e autor principal do estudo.

A sua investigação concluiu que quase mil espécies de plantas podem ser polinizadas por vespas, incluindo 164 espécies – como a orquídea Drakaea – que dependem exclusivamente destes insetos para tal.

Além disso, são predadores ágeis. “As espécies de vespas que vivem em grandes colónias são fantásticas a caçar outras espécies de insetos”, acrescenta Brock. Sem o seu trabalho, poderia haver um ‘boom’ de lagartas e afídios, o que, por sua vez, poderia dizimar jardins e campos.

Segundo a estação norte-americana, o estudo concluiu ainda que os insetos que comem outros insetos contribuem com quase 350 mil milhões de euros para a economia mundial todos os anos. A polinização soma-lhe mais cerca de 205 mil milhões.

Já Seirian Sumner, professora de Ecologia Comportamental e outra das autoras da investigação, destaca o potencial da sua contribuição para a nossa saúde.

“As vespas têm propriedades medicinais na sua saliva. A maior parte das vezes são antibióticos”, explica, destacando que as suas bolsas de veneno são muito pouco exploradas pela comunidade científica.

Com tantos benefícios, da próxima vez que uma vespa estiver a atrapalhar o seu descanso ao sol ou o seu piquenique com amigos, pense duas vezes antes de tomar medidas mais drásticas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reino Unido adia desconfinamento por um mês

Esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou que o desconfinamento no Reino Unido vai ser adiado de 21 de junho para 21 de julho. No Reino Unido, o desconfinamento vai ser …

Costa responde a Marcelo: "Ninguém pode garantir" que não voltamos atrás

Esta segunda-feira, António Costa disse que "ninguém" pode assegurar que não vai ser preciso voltar atrás no desconfinamento. Nem mesmo o Presidente da República. Questionado pelos jornalistas sobre a convicção de Marcelo Rebelo de Sousa sobre …

Costa falou com Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes para evitar escalada de tensão no PS

O congresso dos socialistas está agendado para 10 e 11 de julho e António Costa quer evitar uma discussão sobre a sua sucessão. A estratégia passa por acalmar o clima entre o ministro Pedro Nuno …

Face Oculta. Sobrinho de Manuel Godinho entregou-se às autoridades para cumprir pena de prisão

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho deu entrada no Estabelecimento Prisional do Porto para cumprir a pena de quatro anos e cinco meses de prisão a que foi condenado no âmbito do processo Face Oculta, …

Fundos internacionais lesados do BES ameaçam boicotar recuperação europeia

Um grupo de investidores institucionais internacionais coordenado pelo fundo Attestor Capital, lesados em 2000 milhões de euros no caso BES, quer que a Comissão Europeia resolva o caso, sob pena de não financiarem a recuperação …

Candidato do PS a Viseu internado nos cuidados intensivos

João Azevedo, o candidato que vai encabeçar a lista do PS à Câmara de Viseu, está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. João Azevedo está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. O …

Comunidade ucraniana pondera queixa-crime contra Câmara de Lisboa

No final da semana passada, a Associação dos Ucranianos em Portugal enviou um email ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a exigir que a autarquia lhe dê garantias de que os dados …

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …