/

Dos ecossistemas à economia. Vespas são mais importantes do que se pensa

el chip / Flickr

As vespas trazem grandes benefícios para os ecossistemas, a nossa saúde e até a economia mundial, mostra um novo estudo feito por investigadores britânicos.

Ao ver uma vespa, o instinto da grande maioria das pessoas é fazer de tudo para que esta se afaste, nem que para isso seja preciso matá-la. O que muitos se esquecem é que estes insetos desempenham um papel muito importante como polinizadores.

Segundo a cadeia televisiva CNN, prova disso é a orquídea Drakaea. Esta flor endémica da Austrália evoluiu para se parecer com a parte de trás de uma vespa Thynnidae fêmea e, assim, conseguir atrair as vespas machos.

Quando uma vespa passa sobre esta flor, vai ao engano e tenta inadvertidamente depositar pólen no estigma da orquídea. Sem este “engano sexual”, estas flores nunca voltariam a florescer.

Esta relação é uma das muitas formas pelas quais as vespas Aculeata (por outras palavras, com ferrão) beneficiam os ecossistemas, a nossa saúde e até a economia, destaca um novo estudo publicado, a 29 de abril, na revista científica Biological Reviews.

O artigo científico, elaborado por cientistas da University College London e da Universidade de East Anglia, ambas no Reino Unido, é a meta-análise mais abrangente sobre estas vespas feita até hoje, com base em mais de 500 artigos científicos, destaca a CNN.

“As duas principais coisas que as vespas estão a fazer pelos nossos ecossistemas são o controlo de pragas e a polinização”, afirma Ryan Brock, estudante de doutoramento de Ecologia Evolutiva e autor principal do estudo.

A sua investigação concluiu que quase mil espécies de plantas podem ser polinizadas por vespas, incluindo 164 espécies – como a orquídea Drakaea – que dependem exclusivamente destes insetos para tal.

Além disso, são predadores ágeis. “As espécies de vespas que vivem em grandes colónias são fantásticas a caçar outras espécies de insetos”, acrescenta Brock. Sem o seu trabalho, poderia haver um ‘boom’ de lagartas e afídios, o que, por sua vez, poderia dizimar jardins e campos.

Segundo a estação norte-americana, o estudo concluiu ainda que os insetos que comem outros insetos contribuem com quase 350 mil milhões de euros para a economia mundial todos os anos. A polinização soma-lhe mais cerca de 205 mil milhões.

Já Seirian Sumner, professora de Ecologia Comportamental e outra das autoras da investigação, destaca o potencial da sua contribuição para a nossa saúde.

“As vespas têm propriedades medicinais na sua saliva. A maior parte das vezes são antibióticos”, explica, destacando que as suas bolsas de veneno são muito pouco exploradas pela comunidade científica.

Com tantos benefícios, da próxima vez que uma vespa estiver a atrapalhar o seu descanso ao sol ou o seu piquenique com amigos, pense duas vezes antes de tomar medidas mais drásticas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.