Verme enviado para o espaço desenvolve duas cabeças após ser amputado

(dr) Centro de Descobertas Allen / Universidade Tufts

-

Um verme que foi ao espaço e voltou ficou com duas cabeças depois de ter sido amputado pelos cientistas do Centro de Descobertas Allen, da Universidade Tufts, em Medfor, Massachussets.

Segundo o estudo publicado na revista Regeneration, vários vermes passaram cinco semanas na Estação Espacial Internacional e, quando voltaram para a Terra, sofreram uma amputação da cauda e da cabeça.

Os vermes foram observados durante 20 meses e um dos 15 indivíduos amputados desenvolveu duas cabeças a partir do núcleo central do corpo. Para confirmarem o que estava a acontecer, os especialistas amputaram novamente o verme e, mais uma vez, observaram a criação de duas cabeças.

Os cientistas pretendiam determinar como é que a microgravidade e o campo geomagnético enfraquecido afecta o crescimento e a regeneração dos platelmintes Dugesia japonica, e se as mudanças persistem depois de o verme regressar à Terra.

Os platelmintes são usados frequentemente em estudos devido à habilidade de regenerar partes do corpo que são amputadas. Além disso, esta espécie de verme é simétrica – o lado esquerdo é igual ao direito e não existe separação entre a cabeça e o resto do corpo.

De acordo com os especialistas, o conhecimento sobre o comportamento destes vermes planos no espaço pode ajudar a compreender como é que as forças físicas influenciam o formato do corpo e as células.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas querem hibernar astronautas nas viagens para Marte

A NASA quer enviar astronautas para Marte em 2033. Mas o processo pode ter muitas complicações e uma delas é a duração da viagem que, sem a invenção de uma tecnologia que alcance velocidades relativistas, …

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …