Verme enviado para o espaço desenvolve duas cabeças após ser amputado

(dr) Centro de Descobertas Allen / Universidade Tufts

-

Um verme que foi ao espaço e voltou ficou com duas cabeças depois de ter sido amputado pelos cientistas do Centro de Descobertas Allen, da Universidade Tufts, em Medfor, Massachussets.

Segundo o estudo publicado na revista Regeneration, vários vermes passaram cinco semanas na Estação Espacial Internacional e, quando voltaram para a Terra, sofreram uma amputação da cauda e da cabeça.

Os vermes foram observados durante 20 meses e um dos 15 indivíduos amputados desenvolveu duas cabeças a partir do núcleo central do corpo. Para confirmarem o que estava a acontecer, os especialistas amputaram novamente o verme e, mais uma vez, observaram a criação de duas cabeças.

Os cientistas pretendiam determinar como é que a microgravidade e o campo geomagnético enfraquecido afecta o crescimento e a regeneração dos platelmintes Dugesia japonica, e se as mudanças persistem depois de o verme regressar à Terra.

Os platelmintes são usados frequentemente em estudos devido à habilidade de regenerar partes do corpo que são amputadas. Além disso, esta espécie de verme é simétrica – o lado esquerdo é igual ao direito e não existe separação entre a cabeça e o resto do corpo.

De acordo com os especialistas, o conhecimento sobre o comportamento destes vermes planos no espaço pode ajudar a compreender como é que as forças físicas influenciam o formato do corpo e as células.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Madonna cancelou concerto em Lisboa porque precisava de "descansar"

A artista cancelou o concerto deste domingo, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, o quinto de oito consecutivos na capital portuguesa, porque precisava de "descansar". "Lamentamos informar que Madonna não poderá atuar esta noite. O concerto …

Barcelona atento ao prodígio Joelson Fernandes

O jovem prodígio dos leões, que pelo segundo dia está a treinar com a equipa principal, está a ser seguido pelo Barcelona há algum tempo. De acordo com o jornal A Bola, Joelson Fernandes, "prodígio da …

Proprietários impedidos de construir em Tróia processam Estado

O jornal Público escreve esta segunda-feira que alguns proprietários de lotes no loteamento Soltróia, em Tróia, vão avançar com processos contra o Estado. O matutino conta que, poucos meses depois de os investidores comprarem …

China confirma que o coronavírus se transmite entre humanos

O vírus que se manifestou em grandes cidades chinesas é transmissível entre humanos, anunciou, esta segunda-feira, um especialista do Governo chinês em doenças infecciosas. O investigador Zhong Nanshan, especialista em doenças respiratórias da Comissão Nacional de …

Benfica prestes a garantir dois reforços do Boavista

O Benfica está prestes a garantir dois reforços do Boavista. Samu (extremo) e Helton Leite (guarda-redes) são os futebolistas na mira das águias, segundo avança o desportivo O Jogo. O jornal, que avança a notícia …

Ucrânia insiste na entrega das caixas negras do avião abatido pelo Irão

Kiev vai insistir para que Teerão lhe entregue as caixas negras do avião abatido pelo Irão em negociações, esta segunda-feira, com um ministro iraniano em visita à Ucrânia. O ministro dos Transportes iraniano, Mohammad Eslami, chegou …

Mota Soares. CDS tem de dialogar preferencialmente com o PSD

Pedro Mota Soares acredita que é do melhor interesse do CDS estabelecer diálogo com o PSD. Além disso, considera que o partido não deve permitir que seja eleito um Chefe de Estado mais à esquerda.  O …

Sporting chega a acordo para contratação de Sporar

O Sporting chegou a acordo com os eslovacos do Slovan Bratislava para a contratação do avançado esloveno Andraz Sporar, disse à Lusa fonte oficial dos leões. Andraz Sporar, de 25 anos, vai assinar um contrato até …

Aumentos da Função Pública acima dos 0,3% deverão ser nominais

Os aumentos que estão a ser estudados pelo Governo deverão ser nominais e contemplar as duas categorias remuneratórias mais baixas: os assistentes operacionais e os assistentes técnicos. Na semana passada, a ministra da Modernização do Estado e …

PSD de Loures pede demissão de Marta Temido por causa da não renovação de PPP

O PSD de Loures pediu, este domingo, a demissão da ministra da Saúde, num comunicado em que manifesta "profunda preocupação" com a não renovação da parceria público-privada (PPP) no Hospital Beatriz Ângelo. Para a concelhia do …