/

Haverá um pouco de verdade na história de Sansão? Evidências sugerem que talvez sim

2

Walker Art Gallery / Wikimedia

"Samson", de Solomon J. Solomon.

“Samson”, de Solomon J. Solomon.

Algumas evidências sugerem que pode haver, pelo menos, um pingo de verdade na história bíblica de Sansão.

Sansão foi o último dos juízes dos antigos israelitas e um dos últimos dos líderes que “julgaram” Israel antes da instituição da monarquia. Segundo reza a história bíblica, Sansão era dotado de uma força sobre-humana que foi usada para salvar Israel do poder dos filisteus.

Os filisteus tentavam sem sucesso prender Sansão e os seus governantes, sabendo da paixão de Sansão pela finisteia Dalila, aliciaram a jovem, com 1.100 moedas de prata, a descobrir a origem da força invencível de Sansão.

Dalila funcionou como uma espécie de agente infiltrada, procurando ajudar o seu povo. Eventualmente, Sansão disse-lhe que, se os seus cabelos fossem cortados, a sua força abandoná-lo-ia e ele ficaria fraco.

Certo dia, Sansão adormeceu e Dalila cortou-lhe os caracóis dos cabelos. Acordado pela chegada dos filisteus, Sansão foi rapidamente dominado pelos soldados, que lhe perfuraram os olhos e o algemaram.

Esta aparenta ser uma das mais rebuscadas histórias bíblicas, mas, ultimamente, arqueólogos têm tropeçado em pistas de que Sansão poderá ter realmente existido. As evidências encontradas poderão sugerir que as bizarrices desta história podem ter um fundamento real.

Não há praticamente dúvidas de que a guerra entre israelitas e filisteus aconteceu, como escreve o portal Ancient-Origins. A crença dos filisteus nos deuses gregos era vista pelos israelitas como uma barbárie.

Provar a existência dos filisteus é uma coisa, agora provar a existência específica de Sansão é algo mais complicado. Ainda assim, há evidências que o sugerem.

Uma das maiores pistas é um pequeno selo que mostra um homem e um leão a lutar. Por si só, pode não parecer muito, mas é onde o selo foi encontrado que o torna especial. O selo foi encontrado em Bete-Semes, a cidade em que Sansão teria nascido e o local onde foi enterrado.

O homem representado no selo pode, assim, ser Sansão, já que há uma história bíblica em que Sansão mata um leão apenas com as suas mãos. Além disso, o selo é do século 12 a.C. — o século em que se acredita que terá vivido.

Antes dos filisteus matarem Sansão, reza a bíblia, os seus olhos foram arrancados e ele foi forçado a empurrar uma enorme pedra de moinho para moer milho.

A verdade é que este era uma forma de tortura criada pelos hititas, cujos registos mostram que funcionava exatamente como é descrito na história de Sansão.

Os hititas mantinham listas das pessoas que passavam por este castigo, com alguns dos nomes a terem a inscrição “cego” ao lado. Isto significa que alguns deles terão sido mesmo cegados.

Por fim, de acordo com a bíblia, Sansão derrubou dois pilares de um templo filisteu, levando o edifício a desabar. Recentemente, arqueólogos escavaram templos filisteus reais dessa época e descobriu-se que os templos eram mesmo sustentados por dois pilares. Caso alguém os conseguisse derrubar, o resto do templo cairia com eles.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Acredito na existência de Sansão. É pelo menos um mito. Só que, à maneira judaica e como contada na Bíblia, terá sido empolada milhares de vezes, como a de outros heróis seus como David, Moisés, Noé e tantos outros. A Biblia é fertil nestas estórias ao ponto de se tornar ridícula. A ambição e sonho dos judeus, herdada de Abraão era ser o povo eleito por deus Yavé, vulgo Jeová. Este só via e ajudava os judeus. Toda a outra gente não judia, era para ser vencida e dominada. Pelo menos os filisteus foram sempre o “bumbo da festa”, coitados. E ainda hoje o são. Maioritariamente os palestinianos como seus actuais descendentes. Acreditar na Bíblia e na Torá sua precedente, é de criança tal como a estória de Adão e Eva. Só gente de cérebro tosco acredita.

    • se for a uma dessas Igrejas Evangelicas Cheias de brasileiros ,vai encontrar muita gente de cerebro tosco,que acreditam que as hestorias da biblia aconteceram tal e qual 🙂 gostei do seu comentario realista

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.