Venezuela. Crise potencia falhas nos serviços básicos em regiões distantes das cidades

A crise na Venezuela tem agudizado falhas nos serviços básicos nas regiões distantes das grandes cidades, que sofrem ainda os efeitos da pandemia da covid-19, alertou uma organização não-governamental (ONG) venezuelana.

“A Venezuela tem sofrido, durante os últimos anos, uma crise multidimensional que afeta à escala a população e que tem agudizado as falhas de serviços básicos como água potável, eletricidade, gás doméstico, internet e até o acesso a alimentos”, assinalou-se num boletim da ONG Programa Venezuelano de Educação e Ação nos Direitos Humanos (Provea).

De acordo com a ONG, citada pela agência Lusa, as regiões do interior do país sofrem ainda “pela distância das capitais, a falta de oportunidades” e o “isolamento forçado” com o passar do tempo.

“Em Caracas os cidadãos podem fazer algo tão elementar como ligar o televisor, consultar o preço de um remédio pelo telefone ou falar com os amigos, em estados como o Amazonas (sul do país) isso não é possível. A falta de energia elétrica acontece diariamente, não há sinal telefónico e as comunicações são escassas”, continuou.

A Provea explicou que o estado de Amazonas (sul) tem a maior população indígena da Venezuela e que os habitantes “fazem do seu dia a dia uma viagem para conseguir alimentos” e medicamentos, “no meio de constantes falhas nos serviços básicos e da pandemia” da covid-19, que os afeta diariamente.

Segundo a Provea, “crianças e idosos têm falecido de desnutrição e cada dia se registam mais casos, mortes sobre as quais as autoridades regionais pouco ou nada informam”.

Gabriela Moscardini / EPA

“As crianças morrem por não terem comida, os adultos mais velhos por falta de remédios ou por complicações associadas à desnutrição”, sublinhou a ONG, precisando que em 2018 mais de 30 crianças faleceram por complicações relacionadas com a desnutrição no hospital Dr. José Gregório Hernández, mas “pelas vias oficiais não se soube mais nada deste tema”.

Há ainda a falta de combustível, que “é cada vez pior e a distribuição não é constante”. Apenas é atribuído 20 litros para cada viatura particular e 40 litros para o transporte de passageiros e de carga, segundo um calendário local.

“A quantidade é insuficiente, obrigando os motoristas a comprar no mercado negro, a preços exorbitantes ou em moeda estrangeira, o que faz aumentar do preço os bilhetes”, explicou. Mas os utilizadores não conseguem dinheiro em notas para pagar as viagens e têm que caminhar horas para chegar ao destino. “Os indígenas devem fazer caminhadas de dias inteiros por viverem em comunidades mais distantes”, sublinhou.

A Provea referiu que há bairros sem água nas canalizações, apesar de o Amazonas ter centenas de rios. A população enfrenta ainda a falta de recolha de resíduos sólidos, que tem deixado o lixo ao ar livre.

Nas telecomunicações, a empresa estatal CANTV é a que mais falha e o roubo e corte de cabos de fibra ótima são frequentes, paralisando o comércio, os sistemas de pagamento e impedindo as transferências de dinheiro. “Há setores que estão há cinco anos sem serviço, mas os utilizadores continuam a pagar por temerem perder a linha telefónica”, indicou.

A falta de gás doméstico motivou vários protestos em 2020, apesar “de a maioria dos lares cozinhar com lenha”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …