Veneno da aranha mais perigosa do mundo trava o “sinal de morte” após um ataque cardíaco

O veneno da aranha-teia-de-funil pode ser uma valiosa fonte de fármacos que salvam vidas, como medicamentos para o cancro da pele ou para vítimas de AVC. A estas possibilidades junta-se agora uma outra: um candidato a fármaco, desenvolvido a partir de uma molécula deste veneno, pode parar o “sinal de morte” que resulta de um ataque cardíaco.

Numa experiência realizada com ratos de laboratório, uma equipa de cientistas descobriu que a administração de uma pequena proteína presente no veneno da aranha-teia-de-funil após um AVC induzido reduz significativamente o potencial de dano cerebral, mesmo horas após o evento.

“Descobrimos que esta pequena proteína, Hi1a, reduz surpreendentemente os danos cerebrais mesmo quando é administrada até oito horas após o início do AVC”, começou por explicar Glenn King, citado pelo New Atlas.

“Fez sentido testar também a Hi1a em células cardíacas, porque, tal como o cérebro, o coração é um dos órgãos mais sensíveis do corpo à perda de fluxo sanguíneo e à falta de oxigénio”, acrescentou.

A proteína conseguiu bloquear aquele que é conhecido como “sinal de morte“, que normalmente se espalha pelas células cardíacas no caso de um ataque.

No fundo, trata-se de um sinal que é enviado à célula para que ela morra caso não tenha oxigénio suficiente, o que pode acontecer durante um ataque ou durante a remoção do órgão para um transplante, por exemplo.

Além de ser um órgão com zero capacidade de se regenerar, o coração só consegue sobreviver fora do corpo durante algumas horas. Os cientistas acreditam que o candidato a fármaco “poderá ser usado para aumentar o número de doadores disponíveis para transplante”.

Nos testes realizados em laboratório, a equipa de cientistas da Universidade de Queensland descobriu que as células expostas a um ataque cardíaco tinham maior probabilidade de sobreviver se fossem tratadas com a proteína Hi1a.

O artigo científico foi publicado a 15 de julho na Circulation.

A aranha-teia-de-funil é considerada a mais perigosa do mundo. Nativa do continente australiano, esta aranha existe há cerca de 400 milhões de anos e o seu veneno é extremamente tóxico.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ao ritmo que vão desaparecendo várias espécies esta possivelmente será mais uma e a biodiversidade no planeta está cada vez mais em risco, asfixiada pelo constante aumento de seres humanos que acabarão por desaparecer também sem meios nem recursos para se manterem.

RESPONDER

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …