Venda do Novo Banco “foi estranha e devia ter sido suspensa”

João Relvas / Lusa

João Salgueiro, ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos

O ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos, João Salgueiro, diz que a venda do Novo Banco “foi estranha” e violou as regras inicialmente delineadas. Salgueiro afirma ainda que a venda devia ter sido suspensa e relançada.

Numa entrevista dada esta segunda-feira ao jornal Público, João Salgueiro colocou dúvidas em relação à venda do Novo Banco ao fundo Lone Star. Apesar de o concurso lançado pelo Governo “não prever que o Estado concedesse ajudas ao comprador“, a Lone Star recebeu uma garantia de 3,9 mil milhões de euros.

João Salgueiro acredita que se o concurso tivesse seguido as regras inicialmente delineadas pelo Governo, a venda do Novo Banco teria ficado mais barata aos contribuintes. Isto porque iria atrair mais interessados e o banco seria vendido “à entidade que exigisse o menor montante de garantias”.

O antigo vice-governador do Banco de Portugal defende que o acordo de venda do ex-BES devia ter sido suspenso logo quando o fundo Lone Star exigiu ao Estado que cobrisse os prejuízos até 3,9 mil milhões de euros. Para Salgueiro, “tornou-se então flagrante que garantias tão avultadas conseguiriam uma venda em situação distinta dos objetivos inicialmente estabelecidos”.

Em vez de terminar o acordo com a Lone Star, o Governo e o Banco de Portugal formalizaram a venda do Novo Banco mais cedo do que o esperado. Citado pelo ECO, o antigo ministro das Finanças diz que “a venda foi estranha por não corresponder às regras do concurso que foi lançado”.

O banqueiro defende que, tendo em conta as circunstâncias do negócio, este devia ter sido imediatamente terminado e relançado a outros compradores.

Salgueiro criticou ainda as intromissões do Governo nos seus tempos como líder da Caixa Geral de Depósitos. “Não podemos esquecer o envolvimento da CGD no assalto ao BCP, investindo e dando créditos em larga escala a clientes acionistas para reforçarem posições. E correu mal. Mas teremos de averiguar se a decisão foi da própria CGD“.

“Quando começou a haver sintomas de intervenção governamental nas decisões de crédito da CGD, pedi para sair. E saí“, realçou João Salgueiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Lua pintou-se de vermelho na Argentina (e a causa não é propriamente boa)

Uma estranha lua com tons avermelhados pintou o céu da Argentina. O fenómeno misterioso encheu as redes sociais de fotografias e teorias. Em diferentes regiões da Argentina, várias pessoas puderam apreciar, nas últimas noites, a Lua …

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …