De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

Javier Lizon / EPA

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente.

O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick Step) venceu este domingo ao sprint a 21ª e última etapa da Volta a Espanha em bicicleta. Jakobsen, que já tinha vencido a quarta tirada, cumpriu os 106,6 quilómetros entre Fuenlabrada e Madrid em 2:48.20 horas, batendo sobre a meta o irlandês Sam Bennett (BORA-hansgrohe), segundo colocado, e o polaco Szymon Sajnok (CCC), terceiro.

Roglic confirmou, no circuito de consagração em Madrid que encerrou a 74ª edição da Vuelta, a primeira vitória da carreira em “grandes Voltas”, à frente do espanhol Alejandro Valverde (Movistar), vencedor da Vuelta em 2009 e, desta feita, segundo posicionado, e do compatriota Tadej Pogacar (UAE Emirates), terceiro.

“É bom para o ciclismo esloveno. (…) Hoje, só queria acabar a etapa, nem sequer pensei muito na festa, mas claro, estava a pedalar para entrar na história“, atirou, após a 21ª e última tirada, em Madrid.

Primoz Roglic é talvez um dos ciclistas com o percurso mais irregular na atualidade. Campeão mundial júnior de saltos de esqui em 2007, o esloveno cansou-se da neve e mudou-se para a estrada, aventurando-se no ciclismo.

De acordo com o Record, o ciclista apenas começou a sua carreira sobre duas rodas há oito anos. Com 29 anos de idade, Roglic afirma-se agora como um dos melhores ciclistas, após ter conseguido o terceiro lugar no Giro (Volta a Itália).

Pouco depois de subir ao pódio enquanto vencedor final e da classificação por pontos, o ciclista da Jumbo-Visma, de 29 anos, mostrava o habitual estilo reservado aos jornalistas, ainda que tenha admitido a “incrível sensação” da vitória, sobretudo “por se verem tantos adeptos da Eslovénia”.

“Estou muito feliz. Não tenho palavras para descrever este momento. Esta vitória não é apenas a minha vitória mais bonita, mas também a maior vitória do ciclismo na Eslovénia. Foram três semanas difíceis, com muitos altos e baixos. Os muitos acidentes e contratempos tornaram especialmente difícil mentalmente, mas todos na equipa mostrámos resiliência”, disse Roglic.

Questionado sobre a capacidade de vencer outra das grandes provas velocipédicas, Roglic recusou fazer qualquer previsão, preferindo fazer essa análise “no final da carreira”: “Os números não são importantes, mas sim a conquista muito bonita“, acrescentou.

Antes, em 2018 tinha acabado em quarto lugar na Volta a França, com a desejada vitória a chegar agora, após uma Vuelta de altos e baixos, que começou com a queda da equipa no contrarrelógio por equipas, passou pela segurança na montanha e a vitória no ‘crono’ individual, decisivo para as contas finais.

Aos 39 anos, o campeão mundial, o espanhol Alejandro Valverde, mostrou-se “muito orgulhoso” por conseguir o sétimo pódio em grandes voltas, o 10º top-10 na Vuelta e um ‘vice’ que “sabe a vitória”, segundo admitiu, uma vez que surge dez anos depois de aqui ter triunfado.

O jovem esloveno Tadej Pogacar, que venceu três etapas e a camisola da juventude, classificou também de “incrível” a estreia na Volta a Espanha, com um terceiro posto na geral final a comprovar o surgimento da Eslovénia este ano.

No início do ano, o jovem, de 20 anos, venceu a Volta ao Algarve, um feito que Roglic alcançou dois anos antes, e já na altura Pogacar tinha destacado “o crescimento do ciclismo na Eslovénia, onde há muito trabalho”, tendo deixando desde logo uma garantia: “Vamos ver mais ciclistas eslovenos no WorldTour”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …