Vencedor do Nobel da Paz condenado a dez anos de prisão na Bielorrússia

2

O ativista político e de defesa dos direitos humanos bielorrusso e co-vencedor do Prémio Nobel da Paz de 2022, Ales Bialiatski, foi condenado esta sexta-feira a dez anos de prisão na Bielorrússia.

No final de um processo judicial rotulado como “político”, um tribunal de Minsk declarou que Bialiatski e outros dois ativistas financiaram ilicitamente “atividades que violaram grosseiramente a ordem pública”, noticiou a agência Reuters.

Os outros dois ativistas, Valiantsin Stefanovic e Uladzimir Labkovich, foram condenados a nove e sete anos de prisão, respetivamente.

Como foco do processo estava o envolvimento dos três nos protestos massivos de 2020 e de 2021 contra o regime, na sequência da vitória de Lukashenko nas eleições presidenciais de agosto de 2020, consideradas fraudulentas.

Bialiatski, de 60 anos, é um dos membros mais antigos do movimento pró-democracia do país, sendo fundador da Viasna (Primavera, em português), uma organização de direitos humanos que documenta e denuncia práticas de tortura contra prisioneiros políticos na Bielorrússia.

O ativista foi detido em 2021, tendo já cumprido uma pena de prisão de três anos, entre 2011 e 2014, por causa de uma condenação anterior, por fraude fiscal. Tal como nesse processo, também neste se declara inocente e diz qe não passam de estratégias do regime para o silenciar.

“As alegações contra os nossos colegas estão ligadas à sua atividade de direitos humanos no centro de direitos humanos Viasna, que oferece ajuda às vítimas de perseguição por motivações políticas”, assegurou a organização, num comunicado, citado pela Reuters.

A principal oposição a Lukashenko e candidata presidencial nas eleições de 2020, Svetlana Tikhanouskaia, denunciou no Twitter o “julgamento falso do regime” e “vingativo” contra os críticos.

Bialiatski recebeu o Prémio Nobel da Paz juntamente com as organizações de direitos humanos Memorial da Rússia, e Center for Civil Liberties, da Ucrânia.

ZAP //

2 Comments

    • Raios …….. o Lucas é mesmo mau ! . Mas aos olhos do nosso PCP a Rússia e qualquer Regime mascarado com foice e , são os benfeitores da Humanidade ! .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.