Vem aí um robô que corre, joga futebol e fala persa

 

Universidade de Teerão / CAST

-

Investigadores iranianos desenvolveram a terceira versão de um robô humanoide que é capaz de circular por superfícies irregulares, reconhecer rostos, falar persa e copiar movimentos.

Chama-se Surena III e é um projeto desenvolvido por investigadores da Universidade de Teerão, no Irão, durante os últimos oito anos, como conta o Daily Mail.

Revelado esta semana, a terceira versão do tipo humanoide, mede 1,90 metros, pesa 98 quilos e tem quatro extremidades totalmente articuladas, tal como o Honda Asimo e o Atlas da Boston Dynamics.

Surena consegue interagir com as pessoas à sua volta, através do sistema de reconhecimento de voz e modelos de diálogo instalados, algo que, para já, só está disponível na língua persa.

O robô ainda é capaz de reconhecer rostos, imitar movimentos, manter o equilíbrio com apenas uma perna, andar em terreno irregular, chutar bolas e agarrar objetos.

Construído pelas mãos de 70 pessoas provenientes de seis instituições diferentes envolvidas no projeto, este robô é um grande progresso comparado com a sua anterior versão, Surena II, lançado em 2010.

Segundo o professor Yousefi-Koma, um dos responsáveis pelo projeto, o robô poderá ser utilizado no âmbito da manufatura, em cuidados de saúde e operações de resgate.

O investigador, que espera que um dia o robô seja totalmente autónomo, vê nele um símbolo do avanço da tecnologia em prol da “paz e humanidade”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. eu só o jovem Manuel António Sebastião 4 anos eu so enfermeiro recém formado a atrás isto em 2004 eu já pensei em futuro criar isto porque pensei sempre em ajudar os outros a serem feliz vosses mostrar me que e possível fazer isto eu quis misturar mecaníca e electrotécnica

  2. eu já pensei na possibilidade de criar um coração mecanico que se adapta no nosso organismo so não sei como começar e se eu tivesse possibilidade gostaria de fazer um mes nesta u universidade so para ver elis a criar os robôs

RESPONDER

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a ser pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …