Vem aí um robô que corre, joga futebol e fala persa

2

 

Universidade de Teerão / CAST

-

Investigadores iranianos desenvolveram a terceira versão de um robô humanoide que é capaz de circular por superfícies irregulares, reconhecer rostos, falar persa e copiar movimentos.

Chama-se Surena III e é um projeto desenvolvido por investigadores da Universidade de Teerão, no Irão, durante os últimos oito anos, como conta o Daily Mail.

Revelado esta semana, a terceira versão do tipo humanoide, mede 1,90 metros, pesa 98 quilos e tem quatro extremidades totalmente articuladas, tal como o Honda Asimo e o Atlas da Boston Dynamics.

Surena consegue interagir com as pessoas à sua volta, através do sistema de reconhecimento de voz e modelos de diálogo instalados, algo que, para já, só está disponível na língua persa.

O robô ainda é capaz de reconhecer rostos, imitar movimentos, manter o equilíbrio com apenas uma perna, andar em terreno irregular, chutar bolas e agarrar objetos.

Construído pelas mãos de 70 pessoas provenientes de seis instituições diferentes envolvidas no projeto, este robô é um grande progresso comparado com a sua anterior versão, Surena II, lançado em 2010.

Segundo o professor Yousefi-Koma, um dos responsáveis pelo projeto, o robô poderá ser utilizado no âmbito da manufatura, em cuidados de saúde e operações de resgate.

O investigador, que espera que um dia o robô seja totalmente autónomo, vê nele um símbolo do avanço da tecnologia em prol da “paz e humanidade”.

ZAP

2 Comments

  1. eu só o jovem Manuel António Sebastião 4 anos eu so enfermeiro recém formado a atrás isto em 2004 eu já pensei em futuro criar isto porque pensei sempre em ajudar os outros a serem feliz vosses mostrar me que e possível fazer isto eu quis misturar mecaníca e electrotécnica

  2. eu já pensei na possibilidade de criar um coração mecanico que se adapta no nosso organismo so não sei como começar e se eu tivesse possibilidade gostaria de fazer um mes nesta u universidade so para ver elis a criar os robôs

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.