Vem aí um robô que corre, joga futebol e fala persa

 

Universidade de Teerão / CAST

-

Investigadores iranianos desenvolveram a terceira versão de um robô humanoide que é capaz de circular por superfícies irregulares, reconhecer rostos, falar persa e copiar movimentos.

Chama-se Surena III e é um projeto desenvolvido por investigadores da Universidade de Teerão, no Irão, durante os últimos oito anos, como conta o Daily Mail.

Revelado esta semana, a terceira versão do tipo humanoide, mede 1,90 metros, pesa 98 quilos e tem quatro extremidades totalmente articuladas, tal como o Honda Asimo e o Atlas da Boston Dynamics.

Surena consegue interagir com as pessoas à sua volta, através do sistema de reconhecimento de voz e modelos de diálogo instalados, algo que, para já, só está disponível na língua persa.

O robô ainda é capaz de reconhecer rostos, imitar movimentos, manter o equilíbrio com apenas uma perna, andar em terreno irregular, chutar bolas e agarrar objetos.

Construído pelas mãos de 70 pessoas provenientes de seis instituições diferentes envolvidas no projeto, este robô é um grande progresso comparado com a sua anterior versão, Surena II, lançado em 2010.

Segundo o professor Yousefi-Koma, um dos responsáveis pelo projeto, o robô poderá ser utilizado no âmbito da manufatura, em cuidados de saúde e operações de resgate.

O investigador, que espera que um dia o robô seja totalmente autónomo, vê nele um símbolo do avanço da tecnologia em prol da “paz e humanidade”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. eu só o jovem Manuel António Sebastião 4 anos eu so enfermeiro recém formado a atrás isto em 2004 eu já pensei em futuro criar isto porque pensei sempre em ajudar os outros a serem feliz vosses mostrar me que e possível fazer isto eu quis misturar mecaníca e electrotécnica

  2. eu já pensei na possibilidade de criar um coração mecanico que se adapta no nosso organismo so não sei como começar e se eu tivesse possibilidade gostaria de fazer um mes nesta u universidade so para ver elis a criar os robôs

RESPONDER

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …

Jesus pediu a Cintra para anular cláusula de confidencialidade

Nas primeiras entrevistas após a sua saída do Sporting e das agressões em Alcochete, o Jorge Jesus disse que a equipa não devia ter jogado a final da Taça de Portugal e que Sousa Cintra …