Vem aí um robô que corre, joga futebol e fala persa

 

Universidade de Teerão / CAST

-

Investigadores iranianos desenvolveram a terceira versão de um robô humanoide que é capaz de circular por superfícies irregulares, reconhecer rostos, falar persa e copiar movimentos.

Chama-se Surena III e é um projeto desenvolvido por investigadores da Universidade de Teerão, no Irão, durante os últimos oito anos, como conta o Daily Mail.

Revelado esta semana, a terceira versão do tipo humanoide, mede 1,90 metros, pesa 98 quilos e tem quatro extremidades totalmente articuladas, tal como o Honda Asimo e o Atlas da Boston Dynamics.

Surena consegue interagir com as pessoas à sua volta, através do sistema de reconhecimento de voz e modelos de diálogo instalados, algo que, para já, só está disponível na língua persa.

O robô ainda é capaz de reconhecer rostos, imitar movimentos, manter o equilíbrio com apenas uma perna, andar em terreno irregular, chutar bolas e agarrar objetos.

Construído pelas mãos de 70 pessoas provenientes de seis instituições diferentes envolvidas no projeto, este robô é um grande progresso comparado com a sua anterior versão, Surena II, lançado em 2010.

Segundo o professor Yousefi-Koma, um dos responsáveis pelo projeto, o robô poderá ser utilizado no âmbito da manufatura, em cuidados de saúde e operações de resgate.

O investigador, que espera que um dia o robô seja totalmente autónomo, vê nele um símbolo do avanço da tecnologia em prol da “paz e humanidade”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. eu só o jovem Manuel António Sebastião 4 anos eu so enfermeiro recém formado a atrás isto em 2004 eu já pensei em futuro criar isto porque pensei sempre em ajudar os outros a serem feliz vosses mostrar me que e possível fazer isto eu quis misturar mecaníca e electrotécnica

  2. eu já pensei na possibilidade de criar um coração mecanico que se adapta no nosso organismo so não sei como começar e se eu tivesse possibilidade gostaria de fazer um mes nesta u universidade so para ver elis a criar os robôs

RESPONDER

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …