Vem aí um robô que corre, joga futebol e fala persa

 

Universidade de Teerão / CAST

-

Investigadores iranianos desenvolveram a terceira versão de um robô humanoide que é capaz de circular por superfícies irregulares, reconhecer rostos, falar persa e copiar movimentos.

Chama-se Surena III e é um projeto desenvolvido por investigadores da Universidade de Teerão, no Irão, durante os últimos oito anos, como conta o Daily Mail.

Revelado esta semana, a terceira versão do tipo humanoide, mede 1,90 metros, pesa 98 quilos e tem quatro extremidades totalmente articuladas, tal como o Honda Asimo e o Atlas da Boston Dynamics.

Surena consegue interagir com as pessoas à sua volta, através do sistema de reconhecimento de voz e modelos de diálogo instalados, algo que, para já, só está disponível na língua persa.

O robô ainda é capaz de reconhecer rostos, imitar movimentos, manter o equilíbrio com apenas uma perna, andar em terreno irregular, chutar bolas e agarrar objetos.

Construído pelas mãos de 70 pessoas provenientes de seis instituições diferentes envolvidas no projeto, este robô é um grande progresso comparado com a sua anterior versão, Surena II, lançado em 2010.

Segundo o professor Yousefi-Koma, um dos responsáveis pelo projeto, o robô poderá ser utilizado no âmbito da manufatura, em cuidados de saúde e operações de resgate.

O investigador, que espera que um dia o robô seja totalmente autónomo, vê nele um símbolo do avanço da tecnologia em prol da “paz e humanidade”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. eu só o jovem Manuel António Sebastião 4 anos eu so enfermeiro recém formado a atrás isto em 2004 eu já pensei em futuro criar isto porque pensei sempre em ajudar os outros a serem feliz vosses mostrar me que e possível fazer isto eu quis misturar mecaníca e electrotécnica

  2. eu já pensei na possibilidade de criar um coração mecanico que se adapta no nosso organismo so não sei como começar e se eu tivesse possibilidade gostaria de fazer um mes nesta u universidade so para ver elis a criar os robôs

RESPONDER

Não há qualquer hipótese de resgatar os corpos dos 44 tripulantes do ARA San Juan

O ministro de Defesa da Argentina, Oscar Aguad, afirmou este domingo que não há tecnologia capaz de resgatar do mundo do mar o submarino ARA San Juan, localizado este sábado a 900 metros de profundidade …

Talvez os neandertais não fossem tão brutos como se pensava

Apesar de vários esqueletos de neandertais terem sido encontrados com ferimentos graves na cabeça e no pescoço, um novo estudo sugerem que não fossem tão violentos como se pensava. Na verdade, os níveis de lesões cranianas …

A galáxia mais brilhante do Universo é "canibal"

A galáxia mais brilhante já descoberta no Sistema Solar, a W2246-0526, localizada na constelação Aquarius, devorou não duas mas três das suas galáxias-satélite, o que pode explicar a sua forte luminosidade. De acordo com um novo …

Picasso roubado há 6 anos na Holanda terá sido encontrado sob uma árvore na Roménia

Procuradores romenos estão a investigar se um quadro que apareceu este sábado na Roménia é o mesmo que há seis anos foi roubado de um museu da Holanda, noticiou a agência de notícias Associated Press. A …

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …