Temos de falar sobre velas perfumadas: poluem tanto como motores a gasóleo

A popular cera perfumada, afinal, é tão ou mais nociva que as velas tradicionais. Novo estudo também chama a atenção para os perigos dos difusores de óleo, ambientadores e desinfetantes.

O derretimento de cera perfumada — que são os mais populares, para as casas —contribuem para a poluição do ar interior a níveis comparáveis aos dos motores a gasóleo e dos fogões a gás, de acordo com um estudo publicado a 3 de fevereiro na Environmental Science & Technology Letters.

Investigadores dos Estados Unidos e da Alemanha descobriram que estes produtos, apesar de não produzirem chama, emitem compostos orgânicos voláteis (COV), em particular terpenóides, que interagem com o ozono para formar minúsculas partículas.

A formação dessas partículas, conhecidas como aerossóis de nanoclusters, pode levar a problemas de qualidade do ar. Embora os efeitos destas partículas na saúde ainda não sejam totalmente compreendidos, elas são suficientemente pequenas para penetrarem profundamente nos pulmões. O Science Alert cita uma investigação de 2021 que associou estas partículas a problemas respiratórios e cardiovasculares.

Utilizando equipamento avançado, incluindo uma lupa de alta resolução para medir o tamanho das partículas e um espetrómetro de massa, a equipa conseguiu ver como as fragrâncias reagem com o ozono para formar nanopartículas em ambientes fechados que crescem e evoluem no ar.

Embora as ceras derretidas sejam frequentemente comercializadas como uma alternativa mais limpa às velas tradicionais devido ao facto de não terem chamas nem combustão, o estudo mostra que podem ser igualmente nocivas, se não mais, no que diz respeito à poluição atmosférica. A cera derretida liberta uma maior concentração de COV em comparação com as velas, uma vez que têm uma superfície maior e mais fragrância.

Os resultados sugerem que, após apenas 20 minutos de exposição, uma pessoa pode inalar milhares de milhões de nanopartículas, com eventuais riscos — ainda desconhecidos — para a saúde.

Além disso, os produtos perfumados são mais do que simples ambientadores — alteram ativamente a química do ar interior. O estudo chama a atenção para o facto de a poluição do ar interior ser muitas vezes negligenciada.

Os investigadores também chamaram a atenção para outros produtos perfumados, como difusores de óleo, ambientadores e desinfetantes, que comprovadamente contribuem para a poluição por nanopartículas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.