Vaticano rejeita a ideia de que as pessoas podem escolher o género

Ritchie B. Tongo / EPA

O Vaticano divulgou na segunda-feira um documento oficial rejeitando a ideia de que as pessoas podem escolher ou mudar de género, insistindo na “complementaridade” sexual de homens e mulheres para procriar.

O documento, publicado durante o Mês do Orgulho LGBT, foi imediatamente denunciado pelos católicos LGBT como sendo um contributo para o fanatismo e a violência contra homossexuais e transsexuais. O grupo de defesa New Ways Ministry disse que isso confundiria ainda mais os indivíduos que questionam a sua identidade de género ou a sua orientação sexual, informou a Time.

O texto, intitulado “Male and Female He Created Them” (“Homem e Mulher os criou”, em português), pretende auxiliar os professores católicos, os pais, os estudantes e os clérigos a abordar o que a Congregação para a Educação Católica do Vaticano designa por “crise educacional” no campo da educação sexual.

O texto apela para um “caminho de diálogo”, abordando a questão da “teoria do género” na educação. Mas até os defensores sacerdotais dos católicos LGBT notaram que o mesmo parecia ter se baseado inteiramente em pronunciamentos de papas anteriores, em documentos do Vaticano, em filósofos e em teólogos.

“As experiências da vida real das pessoas LGBT parecem totalmente ausentes deste documento”, disse o padre jesuíta James Martin, autor do livro “Building a Bridge” (“Construindo uma ponte”, em português), que visa melhorar a divulgação da Igreja Católica à comunidade LGBT.

Jay Brown, da Human Rights Compaign – o maior grupo de direitos LGBT dos Estados Unidos – disse que a postura do Vaticano “envia uma perigosa mensagem de que qualquer pessoa que experimente a diversidade de género é de alguma forma menos digna”.

O Papa Francisco tem repetidamente argumentado a posição de que as pessoas não podem escolher os seus géneros. Mas o documento representa a primeira tentativa de colocar a posição do Vaticano, articulada pela primeira vez pelo papa Bento XVI num discurso de 2012, num texto oficial abrangente.

O documento pede uma nova aliança entre as famílias, as escolas e a sociedade para oferecer uma “educação sexual positiva e prudente” nas escolas católicas, de forma a que as crianças aprendam a “verdade plena e original da masculinidade e da feminilidade”.

O texto definiu a fluidez de género como um sintoma do “conceito confuso de liberdade” e dos “desejos momentâneos” que caracterizam a cultura pós-moderna. Rejeitou termos como “intersexo” e “transgénero”, indicando que o propósito da “complementaridade” biológica dos órgãos sexuais masculinos e femininos era garantir a procriação.

Francis DeBernardo, diretor do New Ways Ministry, disse que tais conceitos estão desatualizados, mal informados e ignoram a ciência contemporânea sobre fatores além da genitália visível que determinam o género.

“O género também é biologicamente determinado pela genética, pelos hormónios e pela química cerebral – coisas que não são visíveis no nascimento”, afirmou num comunicado. “As pessoas não escolhem o seu género, como o Vaticano afirma, elas descobrem isso através das experiências vividas”.

O responsável acrescentou que a Igreja Católica deve encorajar este processo de descoberta, “um processo pelo qual os indivíduos descobrem a maneira maravilhosa como Deus os criou”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …