Vaticano proíbe católicos de espalharem cinzas dos mortos e de as terem em casa

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O papa Francisco

A conservação das cinzas dos mortos em casa e a sua dispersão pelo ar, terra ou mar passou a ser proibida pelo Igreja Católica, refere o Vaticano num documento divulgado nesta terça-feira.

No texto da Congregação para a Doutrina da Fé, o Vaticano salienta a preferência da Igreja Católica pela sepultura dos mortos, mas não proíbe a cremação, “a não ser que tenha sido preferida por razões contrárias à doutrina cristã”.

Proibida é, todavia, a conservação das cinzas dos mortos em casa e a sua dispersão, conforme se sublinha no documento que deve servir de orientação para os católicos.

“As cinzas do defunto devem ser conservadas num lugar sagrado“, salienta-se no texto divulgado nas vésperas do Dia de Todos os Santos, que se assinala a 1 de Novembro, e que leva os católicos aos cemitérios para homenagearem os familiares mortos.

A Rádio Renascença transcreve o documento onde se determina que as cinzas devem ser guardadas “no cemitério, numa igreja ou num lugar especialmente dedicado a esse fim determinado pela autoridade eclesiástica”.

Desta maneira, está-se a “contribuir para que não se corra o risco de afastar os defuntos da oração e da recordação dos parentes e da comunidade cristã”, sublinha o Vaticano.

Estas orientações, nota o Vaticano, evitam ainda “a possibilidade de esquecimento ou falta de respeito que podem acontecer, sobretudo depois de passar a primeira geração, ou então cair em práticas inconvenientes ou supersticiosas”.

O Vaticano informa, porém, que a preservação das cinzas em casa pode ser autorizada, a título excepcional, “de acordo com a Conferência Episcopal ou o Sínodo dos Bispos das Igrejas Orientais” e “dependendo das condições culturais de carácter local”.

Também fica a nota de que as cinzas “não podem ser divididas entre os vários núcleos familiares”, nem conservadas “sob a forma de recordação comemorativa em peças de joalharia ou em outros objectos”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O destino dado aos restos mortais na exumação do cadáver, cinco anos após o enterro e efetuada por vezes sem a presença de qualquer familiar, não é, por certo, uma solução mais dignificante e honrosa.

  2. Mas será que alguém pediu opinião a esses senhores? Que poder pensam que têm para se imiscuirem em tudo ou quase tudo o que é relacionado com a nossa vida e o nosso livre arbítrio? Já não llhes chega terem queimado milhares na fogueira da “Santa Inquisição”, de castrarem a sexualidade humana, de repudiarem as minorias do seu seio, de descriminarem vergonhosamente as mulheres e agora ainda vêm chatear com as cinzas dos defuntos?
    Se olhassem mais para o seu umbigo talvez encontrassem muito com que se entreter e nos deixassem em paz!…

  3. É por esta e por outras semelhantes “doutrinas” que cada vez mais cidadãos deixaram
    de acreditar e ouvir estes papagaios que enchem a mula à custa da fé.

  4. Ainda hoje mantenho as cinzas da minha mãe guardadas, não tenho dinheiro para estar a reservar um espaço no cemitério ou igreja para ficarem lá, é por isso que deixo de ser cristão? Realmente, esta noticia não tem cabimento… afinal, a nossa religião é exatamente igual as outras, liberdade de expressão é nula… alias, sempre foi nula com o Clero a sabotar decisões politicas.

  5. Por favor gente, deixem de tanto se queixar dessa medida da Igreja. Se o Clero da nossa Santa Igreja resolveu tomar essa decisão, vamos aceitá-la confiando em Deus. Afinal nós cremos na Igreja de Cristo!

RESPONDER

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …

Amazon está a remover produtos que promovem a cura contra o coronavírus

A Amazon está a retirar os produtos que alegam "matar" o coronavírus e a avisar os utilizadores da desinformação em torno deste tema. Há empresas e vendedores a aproveitarem-se do mediatismo do coronavírus e a promover …

Autoridades revelam que atropelamento em desfile de Carnaval foi intencional

O atropelamento de pelo menos 15 pessoas num desfile de carnaval hoje em Volkmarsen, no centro da Alemanha, foi intencional, segundo a polícia, que não confirmou a hipótese de atentado. Henning Hinn, da diretoria de polícia …