/

Arqueólogos encontram vasto complexo de templos na Irlanda do Norte

Giuseppe Milo / Wikimedia

Forte Navan, na Irlanda do Norte

Arqueólogos descobriram indícios de um complexo de templos monumentais no Forte Navan, na Irlanda do Norte, que remonta ao início da Idade do Ferro.

De acordo com o site IFLScience, à primeira vista, o Forte Navan, na Irlanda do Norte, parece pouco mais do que um recinto redondo no topo de uma colina, dentro de outro grande monte circular ladeado por árvores.

As lendas contam que este foi um local criado por Macha, a antiga deusa da guerra e da fertilidade da mitologia irlandesa. Localizado no condado de Armagh, o forte era visto como a antiga capital de Ulster e um dos lugares reais da Irlanda.

Agora, parece que o Forte Navan pode ter sido ainda maior e mais significativo do que se pensava, depois de arqueólogos da Queen’s University Belfast e da Universidade de Aberdeen terem examinado este forte através de uma variedade de técnicas de pesquisa arqueológica não invasivas.

Segundo o mesmo site, supunha-se que este local tinha sido abandonado por volta de 95 A.C., mas as novas descobertas sugerem que continuou a haver atividade nesta zona durante a Idade Média, no primeiro milénio D.C. e depois disso.

“A escavação na década de 60 revelou uma das séries de edifícios mais espetaculares de qualquer região da Europa pré-histórica, incluindo edifícios em forma de oito do início da Idade do Ferro e uma estrutura de 40 metros com anéis de madeira construída em 95 A.C. Após a construção deste último, foi imediatamente preenchido com pedras e totalmente queimado para criar o monte maciço que agora domina o local”, afirma, em comunicado, Patrick Gleeson, professor sénior de Arqueologia na Queen’s University Belfast.

“As nossas descobertas acrescentam dados significativos, sugerindo que os edifícios descobertos nos anos 60 não eram estruturas domésticas habitadas por reis, mas uma série de templos enormes, alguns dos maiores e mais complexos de qualquer região do período pré-histórico e pré-Romano da Europa do Norte”, acrescentou o investigador, um dos autores do estudo publicado, em julho, na revista científica Oxford Journal of Archaeology.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.