Arqueólogos encontram vasto complexo de templos na Irlanda do Norte

Giuseppe Milo / Wikimedia

Forte Navan, na Irlanda do Norte

Arqueólogos descobriram indícios de um complexo de templos monumentais no Forte Navan, na Irlanda do Norte, que remonta ao início da Idade do Ferro.

De acordo com o site IFLScience, à primeira vista, o Forte Navan, na Irlanda do Norte, parece pouco mais do que um recinto redondo no topo de uma colina, dentro de outro grande monte circular ladeado por árvores.

As lendas contam que este foi um local criado por Macha, a antiga deusa da guerra e da fertilidade da mitologia irlandesa. Localizado no condado de Armagh, o forte era visto como a antiga capital de Ulster e um dos lugares reais da Irlanda.

Agora, parece que o Forte Navan pode ter sido ainda maior e mais significativo do que se pensava, depois de arqueólogos da Queen’s University Belfast e da Universidade de Aberdeen terem examinado este forte através de uma variedade de técnicas de pesquisa arqueológica não invasivas.

Segundo o mesmo site, supunha-se que este local tinha sido abandonado por volta de 95 A.C., mas as novas descobertas sugerem que continuou a haver atividade nesta zona durante a Idade Média, no primeiro milénio D.C. e depois disso.

“A escavação na década de 60 revelou uma das séries de edifícios mais espetaculares de qualquer região da Europa pré-histórica, incluindo edifícios em forma de oito do início da Idade do Ferro e uma estrutura de 40 metros com anéis de madeira construída em 95 A.C. Após a construção deste último, foi imediatamente preenchido com pedras e totalmente queimado para criar o monte maciço que agora domina o local”, afirma, em comunicado, Patrick Gleeson, professor sénior de Arqueologia na Queen’s University Belfast.

“As nossas descobertas acrescentam dados significativos, sugerindo que os edifícios descobertos nos anos 60 não eram estruturas domésticas habitadas por reis, mas uma série de templos enormes, alguns dos maiores e mais complexos de qualquer região do período pré-histórico e pré-Romano da Europa do Norte”, acrescentou o investigador, um dos autores do estudo publicado, em julho, na revista científica Oxford Journal of Archaeology.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento por causa da covid-19

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento profilático por causa da covid-19. Só na região de Lisboa e Vale do Tejo são 6.407. Há, neste momento, pelo menos 8.700 alunos de quarentena, dos quais mais …

Sporting: equipa de futsal disputou 48 jogos e perdeu...zero

Turma de Alvalade recuperou o título nacional, na época em que foi campeão europeu e em que também venceu a Taça da Liga. Em 40 minutos, nunca perdeu. O Sporting é o novo campeão nacional de …

Produtos químicos presentes em alimentos e cosméticos reduzem fertilidade

As taxas de natalidade estão a diminuir no mundo inteiro. Em todos os países europeus, estão a cair os chamados "níveis de reposição populacional", ou seja, o número de filhos necessários por mulher para manter …

"Surreal". Problema informático na DGS atrasa resultados dos eventos-teste

Para já, ainda não foram tiradas conclusões dos quatro eventos-piloto de abril e maio, organizados pelo Governo em articulação com a DGS. Um problema informático pode estar na origem do atraso. Há uns meses foi avançado …

Costa contraria Marcelo, mas este avisa que o "Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”

O Presidente da República disse na segunda-feira que “por definição, o Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”, depois de António Costa ter dito que ninguém pode garantir que não se volta atrás no processo de …

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao SNS por receio da pandemia

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde no ano passado, por medo de contagio com o novo coronavírus, e mais de dois terços consideram que o SNS tem respondido …

Evolução genética pode estar a tornar-se cada vez mais obsoleta

Um novo estudo sugere que a evolução humana já não está estritamente ligada aos genes e supõe que a cultura pode estar a conduzir a evolução mais rápido do que as mutações genéticas podem funcionar. Tendo …

ALMA descobre a primeira gigantesca tempestade de buracos negros

O telescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA) detetou um forte vento galático impulsionado por um buraco negro supermassivo há 13,1 mil milhões de anos. Os investigadores salientam que este é o exemplo mais antigo alguma vez …

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …