Vasos sanguíneos em 3D. O mais pequeno dispositivo de imagem tem as doenças cardíacas na mira

Simon Thiele / Jiawen Li

Uma equipa de cientistas da Universidade de Adelaide e da Universidade de Stuttgart utilizou a microimpressão 3D para desenvolver a mais pequena tecnologia flexível do mundo para observar os vasos sanguíneos.

Uma equipa de investigadores australianos e alemães desenvolveu o mais pequeno dispositivo de imagem do mundo, com a espessura de um cabelo humano. Esta invenção é capaz de viajar pelos vasos sanguíneos, analisando em 3D o corpo em resoluções microscópicas.

A nova sonda ótica possui uma pequena lente 3D na lateral, o que lhe permite chegar a locais de difícil acesso no corpo. O artigo científico foi publicado no dia 20 de julho na Light Science & Applications.

Para construir este “endoscópio em miniatura”, os cientistas utilizaram uma fina fibra ótica, com um diâmetro inferior a meio milímetro. A equipa usou também uma técnica de micro-impressão 3D para imprimir uma lente muito pequena, com um diâmetro inferior a 0,13 mm, demasiado pequeno para ser visto a olho nu.

De acordo com o EurekAlert, a fibra ótima foi conectada a um scanner de tomografia de coerência óptica (OCT) como uma sonda flexível. A OCT é uma tecnologia de digitalização sensível à profundidade 3D, muito usada para mapear a retina na oftalmologia, através de luz infravermelha que penetra nos tecidos para criar imagens 3D.

A sonda ultrafina é capaz de se mover para criar um mapa 3D a uma profundidade de cerca de meio milímetro abaixo da superfície. Este instrumento pode, assim, analisar o sistema vascular e procurar placas, colesterol, gorduras e outras substâncias, que tendem a acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos, causando doenças cardíacas.

Tanto em humanos como em cobaias, as experiências foram bem sucedidas: segundo a equipa, a lente permite obter uma imagem cinco vezes mais profunda do que as tentativas anteriores.

Os cientistas estão convictos de que esta pequena sonda pode abrir novas opções de digitalização em locais de difícil acesso – e, até, partes do sistema nervoso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …

Variante Delta representa 90% de casos na UE até final de agosto e mais mortes

A variante Delta do SARS-CoV-2 representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou esta quarta-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças …