Vasos sanguíneos em 3D. O mais pequeno dispositivo de imagem tem as doenças cardíacas na mira

Simon Thiele / Jiawen Li

Uma equipa de cientistas da Universidade de Adelaide e da Universidade de Stuttgart utilizou a microimpressão 3D para desenvolver a mais pequena tecnologia flexível do mundo para observar os vasos sanguíneos.

Uma equipa de investigadores australianos e alemães desenvolveu o mais pequeno dispositivo de imagem do mundo, com a espessura de um cabelo humano. Esta invenção é capaz de viajar pelos vasos sanguíneos, analisando em 3D o corpo em resoluções microscópicas.

A nova sonda ótica possui uma pequena lente 3D na lateral, o que lhe permite chegar a locais de difícil acesso no corpo. O artigo científico foi publicado no dia 20 de julho na Light Science & Applications.

Para construir este “endoscópio em miniatura”, os cientistas utilizaram uma fina fibra ótica, com um diâmetro inferior a meio milímetro. A equipa usou também uma técnica de micro-impressão 3D para imprimir uma lente muito pequena, com um diâmetro inferior a 0,13 mm, demasiado pequeno para ser visto a olho nu.

De acordo com o EurekAlert, a fibra ótima foi conectada a um scanner de tomografia de coerência óptica (OCT) como uma sonda flexível. A OCT é uma tecnologia de digitalização sensível à profundidade 3D, muito usada para mapear a retina na oftalmologia, através de luz infravermelha que penetra nos tecidos para criar imagens 3D.

A sonda ultrafina é capaz de se mover para criar um mapa 3D a uma profundidade de cerca de meio milímetro abaixo da superfície. Este instrumento pode, assim, analisar o sistema vascular e procurar placas, colesterol, gorduras e outras substâncias, que tendem a acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos, causando doenças cardíacas.

Tanto em humanos como em cobaias, as experiências foram bem sucedidas: segundo a equipa, a lente permite obter uma imagem cinco vezes mais profunda do que as tentativas anteriores.

Os cientistas estão convictos de que esta pequena sonda pode abrir novas opções de digitalização em locais de difícil acesso – e, até, partes do sistema nervoso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …