Várias gravuras e estatuárias em bronze do artista surrealista espanhol Salvador Dalí foram roubadas na madrugada desta quinta-feira da galeria de arte Couleur, no centro de Estocolmo, na Suécia.
O alerta terá soado por volta das quatro horas da manhã, quando os ladrões forçaram a porta de entrada para aceder às instalações, conta a agência Reuters, dando conta que as obras roubadas têm um valor estimado entre os 20 mil e os 50 mil euros cada.
“Empurraram toda a secção da janela, que não partiu porque é feita de vidro blidando, mas pressionaram tentando forçar o vidro. Depois, entraram pela porta e fizeram um trabalho rápido”, disse o proprietário da galeria, Peder Enström, à imprensa local.
“É muito dinheiro. Isto é terrível”, lamentou, citado pelo jornal britânico The Guardian.
A cena do crime foi isolada pela Polícia, que está a conduzir a investigação. As autoridades não quiseram avançar com mais informações sobre o caso.
Ao todo, terão sido levadas entre 10 a 12 peças do pintor catalão. A galeria de arte de Estocolmo tinha atualmente em exibição uma mostra com peças de Dalí, um empréstimo de instituições suíças.