Varandas multado e Conceição ilibado por incidentes no FC Porto-Sporting

Estela Silva / Lusa

FC Porto - Sporting

Confusão no final do FC Porto-Sporting (2-2) de 11 de fevereiro de 2022.

Frederico Varandas e Miguel Braga, do lado do Sporting, e Vítor Baía e Rui Cerqueira, do lado do FC Porto, foram sancionados pelo caso dos incidentes no clássico que terminou 2-2.

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, e o porta-voz “leonino”, Miguel Braga, foram sancionados pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), pelo “caso” dos incidentes do clássico com o FC Porto, no Dragão.

Segundo a decisão, proferida nesta terça-feira, o presidente do Sporting vai pagar 2040 euros de multa, enquanto Miguel Braga foi suspenso por 60 dias e multado em 10.200 euros.

Também a SAD do Sporting, em coletivo, é multada em 20.910 euros, aqui, como no caso de Miguel Braga, por infração dos artigos relativos à lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros.

Por sua vez, Sérgio Conceição foi ilibado das acusações do Sporting, que acusava Conceição, Vítor Baía e Rui Cerqueira, diretor de comunicação dos ‘azuis e brancos’, de “agressões verbais e tentativas de agressão física” a Varandas depois do jogo.

O Conselho de Disciplina da FPF entendeu que as provas não permitem “uma clara e inequívoca determinação do teor das palavras por si eventualmente proferidas”.

Quem não escapou de castigo foram Vítor Baía e Rui Cerqueira. O antigo guarda-redes da seleção nacional foi suspenso por 25 dias, enquanto o responsável pela comunicação dos portistas foi suspenso por 115 dias, escreve o Expresso.

O processo foi instaurado no dia 22 de fevereiro, dias depois de o jogo, no Estádio do Dragão (2-2), ter ficado marcado por inúmeros confrontos e incidentes. No caso, registou-se uma participação disciplinar dos “dragões” e do Conselho de Arbitragem da FPF, sendo remetido à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional no dia seguinte.

Em causa estavam “declarações proferidas sob o enfoque das ofensas à honra e/ou sob enfoque da violação dos deveres gerais”.

Frederico Varandas foi sancionado pelas declarações que proferiu sobre o presidente “azul e branco”, Pinto da Costa, e sobre o árbitro da partida, João Pinheiro. Declarações de Miguel Braga, bem como publicações nas redes sociais e canais de comunicação do clube, levaram às restantes sanções aplicadas.

Apesar da suspensão, o Regulamento Disciplinar das Competições da Liga “permite que as sanções de suspensão por tempo sejam cumpridas ‘nas férias’”, por não emular o regulamento da FPF, que previne essa possibilidade. Assim, com a decisão tomada já depois do fim da época, a suspensão abrange o período da pausa competitiva.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.