Armando Vara admite crime fiscal e justifica milhão da filha com trabalhos de consultoria

Miguel A. Lopes / Lusa

O antigo ministro socialista Armando Vara admitiu esta terça-feira ter recebido elevadas quantias em dinheiro vivo enquanto era diretor da Caixa Geral de Depósitos, montantes estes que foram depois canalizados para uma conta na Suíça, em nome de uma offshore, que tinha a sua filha como beneficiária.

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia nesta quarta-feira, o antigo ministro disse o dinheiro era para pagar o trabalho como consultor de empresas, assumindo que tinha consciência de ter praticado um “ilícito fiscal”.

O antigo governante admitiu que cometeu um crime fiscal ao ocultar rendimentos numa conta bancária na Suíça. Apesar de a conta estar em nome de ambos, Vara assegurou que a filha não tinha conhecimento das movimentações financeiras.

Perante o juiz Ivo Rosa, que dirige a Operação Marquês, Vara falou durante mais de duas horas, começando por dizer que as sociedades clientes eram do leste europeu. Mais tarde, e depois de interrogado pelo juiz que considerou estranha essa proveniência, disse que eram empresas portuguesas que trabalhavam em países do leste europeu, nota o diário.

Segundo a acusação, entre dezembro de 2005 e novembro de 2008, Vara canalizou mais de 1,6 milhões de euros que lhe foram entregues em numerário para uma conta no banco suíço UBS, que tinha a filha como beneficiária final.

Tal como escreve o matutino, foi na tentativa de ilibar a filha mais velha, Bárbara Vara, acusada de dois crimes de branqueamento de capitais alegadamente por ter ajudado o pai a ocultar dinheiro cuja proveniência saberia ser ilícita, que Vara, aceitou ser interrogado.

Apesar de ser ouvido pela defesa da filha, Vara foi interrogado sobre as imputações que lhe são feitas na acusação. Segundo o advogado de Vara, Tiago Rodrigues Bastos, o juiz Ivo Rosa entendeu colocar-lhe questões relacionadas com toda a matéria que lhe é imputada nestes atos e Vara respondeu.

Depois de reconhecer o “ilícito fiscal”, Vara disse que pensou várias vezes em regularizar a situação, mas disse que acabou por não o fazer porque com o envolvimento no processo Face Oculta – no âmbito do qual cumpre uma pena de cinco anos de prisão – ficou coma vida virada do avesso e nunca mais teve cabeça para pensar no assunto, escreve ainda o Público.

Vara justificou ainda a escolha da sua filha como beneficiária da conta em causa porque Bárbara Vara trabalhava já e ia muitas vezes ao estrangeiro. Vara recusou-se, desde logo, a prestar declarações sobre o milhão de euros que o fundador do grupo Lena, Joaquim Barroca, transferiu para a conta da Suíça e que, segundo o Ministério Público, terá partido dos acionistas do empreendimento de Vale do Lobo, no Algarve.

Tiago Rodrigues Bastos disse que Vara justificou que o milhão de euros depositado na conta da sua filha era proveniente de rendimentos da sua atividade liberal como consultor, “por serviços prestados todos eles antes da sua nomeação para administrador da Caixa Geral de Depósitos” durante três anos.

O advogado de Bárbara Vara, Rui Patrício, considerou que as declarações de Armando Vara “foram suficientes” para esclarecer a posição da filha no processo. “O doutor Armando Vara deu as explicações que já toda a gente deu neste processo relacionado com a nossa cliente, isto é que ela não tem nada a ver nem com as contas nem com o dinheiro”, reiterou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só entalado é que assume ROUBOS e VIGARICES que andou a cometer ao longo de décadas.
    Politicos é tudo a mesma coisa, são comos os porcos comem todas da mesma gamela.

RESPONDER

Texto recentemente traduzido revela segredos sobre "poderes sobrenaturais" dos samurais

Um texto samurai recentemente traduzido - designado "Doze Regras da Espada" - revela os segredos de uma escola onde ensinavam a combater espadas, que desenvolveu e dominou determinada técnica que parecia fornecer aos seus praticantes …

Jesus orientou primeiro treino no Flamengo, pediu compromisso e deu lição

O treinador português Jorge Jesus iniciou hoje a ‘aventura’ na equipa de futebol do Flamengo, pedindo aos jogadores “compromisso” em prol do conjunto do Rio de Janeiro, antes de orientar o primeiro treino dos ‘rubro-negros’. “O …

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …