Um monumento megalítico com 4000 anos de antiguidade foi vandalizado, em Vigo, na Galiza, tendo sido pintado com símbolos de um livro de Harry Potter.
Em causa está o dólmen conhecido como Casa dos Mouros, situado em Candeán, Vigo, que apareceu pintado depois de um ataque de vandalismo.
Nas suas pedras centrais, o monumento do megalítico foi pintado com um símbolo semelhante ao descrito no livro “Harry Potter e as Relíquias da Morte“, da escritora inglesa J. K. Rowling, com um 7 na pedra ao lado e a palavra “always” e a inscrição “<3” por baixo.
São “símbolos relacionados com o livro de J. K. Rowling e com a vitória sobre a morte e a eternidade do amor verdadeiro”, diz o jornal galego La Voz de Galicia.
Em declarações a este jornal, o especialista em património megalítico Xosé Couñado, salienta que se trata do “mais importante” dólmen de Vigo.
A sepultura colectiva pré-histórica está classificada como monumento de interesse cultural.
O caso já originou uma onda de indignação, nomeadamente através das redes sociais.
A Câmara de Vigo deu entretanto, início ao processo para proceder à limpeza da inscrição vândala, com o intuito de devolver o monumento ao seu estado original.
ZAP