Cientistas “encontraram” a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos.

Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D aos intestinos de tubarão para aprender como é que digerem aquilo que comem. Embora anteriormente os cientistas tenham feito esboços 2D dos sistemas digestivos destes animais, há um limite para o que pode ser aprendido desta forma.

“Os intestinos são tão complexos, com tantas camadas sobrepostas, que a dissecação destrói o contexto e a conectividade do tecido”, explica o coautor do estudo Adam Summers, num comunicado divulgado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Summers e a sua equipa descobriram que os intestinos dos tubarões têm uma estranha estrutura em saca-rolhas, que chega mesmo a assemelhar-se à famosa válvula de água inventada por Nikola Tesla há mais de 100 anos.

A válvula de Tesla, patenteada em 1920, é essencialmente um tubo com um design interno intrincado que força o movimento do fluido numa direção para voltar a si mesmo em vários pontos ao longo do seu comprimento.

Recentemente, uma equipa de investigadores descobriu um potencial novo uso para esta válvula. Pode ser adaptada para bombear fluidos ao redor de motores usando energia que, de outra forma, seria desperdiçada.

Neste novo estudo, publicado recentemente na revista Proceedings of the Royal Society B, os cientistas desenvolveram um novo método para analisar digitalmente os tecidos dos intestinos.

Agora, é possível olhar para os tecidos moles com muito detalhe sem ter que cortá-los, diz a autora principal, Samantha Leigh, citada pelo Big Think.

Para uma melhor compreensão do órgão, os investigadores analisaram os intestinos de quase três dúzias de espécies diferentes de tubarão. “O TAC é uma das únicas maneiras de entender a forma do intestino do tubarão em três dimensões”, sublinha Summers.

Acredita-se que os tubarões estejam dias — ou até semanas — sem comer. As análises revelam que os alimentos passam lentamente pelo intestino, permitindo ao sistema digestivo extrair totalmente o seu valor nutritivo.

Pode ser que essa digestão lenta seja mais suscetível ao refluxo, visto que o impulso do alimento digerido deve ser mínimo. Talvez seja por isso, acreditam os investigadores, que os tubarões desenvolveram algo tão semelhante a uma válvula de Tesla.

Agora, os investigadores planeiam usar a impressão 3D para produzir modelos através dos quais possam observar o comportamento de diferentes substâncias que passam pelo estômago dos tubarões.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …