/

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

1

PAHO / WHO

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos.

A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a combater o cancro de mama, procurando e eliminando as células cancerígenas do corpo.

Este promissor campo de investigação, conhecido como “imunoterapia”, representa o padrão ideal de tratamento contra o cancro, uma vez que mantém as células saudáveis do corpo intactas, ao contrário da quimioterapia e da radiação, por exemplo.

“[A vacina] deverá estimular a resposta imune do próprio paciente para que as células imunes, como as células T, entrem e ataquem o cancro”, explicou Saranya Chumsri, oncologista da Clínica Mayo, ao First Coast News.

Nos resultados inicias dos testes feitos pela Mayo, a vacina pareceu reconhecer e remover as células cancerígenas com sucesso numa paciente, enquanto outra está a mostrar mudanças positivas.

O próximo passo dos cientistas é conseguir a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para passar para o terceiro estágio dos testes clínicos, um processo que provavelmente levará mais três anos. Ainda assim, estão confiantes de que a sua nova terapia irá provar-se eficaz, como outras vacinas que já criaram para o cancro da mama.

Sabemos que [as vacinas] são seguras. Sabemos que estimulam o sistema imunológico [para combater o cancro]. Sabemos que tiveram um impacto positivo no cancro do ovário e da mama. Não vimos nenhum evento adverso que esteja a causar problemas além de irritação na área, semelhante a uma vacina contra a gripe. Agora temos que convencer a FDA, através de ensaios clínicos sólidos e rigorosos“, disse o médico Keith L. Knutson à Forbes.

Apesar disso, Knutson diz que é razoável afirmar que a vacina estará disponível nas farmácias ou em consultórios médicos em menos de uma década.

1 Comment

  1. Está a demorar essa vacina,estou em tratamento,mas o ca15-3 nao pára de aumentar dentro de seis meses subio de 29 para 31, depois passou para 58 .após 3 meses subiu para 137.O meu medico diz que estou bem,mas,sinto-me fraca e muito cansada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.