Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

PAHO / WHO

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos.

A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a combater o cancro de mama, procurando e eliminando as células cancerígenas do corpo.

Este promissor campo de investigação, conhecido como “imunoterapia”, representa o padrão ideal de tratamento contra o cancro, uma vez que mantém as células saudáveis do corpo intactas, ao contrário da quimioterapia e da radiação, por exemplo.

“[A vacina] deverá estimular a resposta imune do próprio paciente para que as células imunes, como as células T, entrem e ataquem o cancro”, explicou Saranya Chumsri, oncologista da Clínica Mayo, ao First Coast News.

Nos resultados inicias dos testes feitos pela Mayo, a vacina pareceu reconhecer e remover as células cancerígenas com sucesso numa paciente, enquanto outra está a mostrar mudanças positivas.

O próximo passo dos cientistas é conseguir a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para passar para o terceiro estágio dos testes clínicos, um processo que provavelmente levará mais três anos. Ainda assim, estão confiantes de que a sua nova terapia irá provar-se eficaz, como outras vacinas que já criaram para o cancro da mama.

Sabemos que [as vacinas] são seguras. Sabemos que estimulam o sistema imunológico [para combater o cancro]. Sabemos que tiveram um impacto positivo no cancro do ovário e da mama. Não vimos nenhum evento adverso que esteja a causar problemas além de irritação na área, semelhante a uma vacina contra a gripe. Agora temos que convencer a FDA, através de ensaios clínicos sólidos e rigorosos“, disse o médico Keith L. Knutson à Forbes.

Apesar disso, Knutson diz que é razoável afirmar que a vacina estará disponível nas farmácias ou em consultórios médicos em menos de uma década.

ZAP // HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está a demorar essa vacina,estou em tratamento,mas o ca15-3 nao pára de aumentar dentro de seis meses subio de 29 para 31, depois passou para 58 .após 3 meses subiu para 137.O meu medico diz que estou bem,mas,sinto-me fraca e muito cansada.

RESPONDER

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …

Jogos Olímpicos: Lucas joga com máscara no rosto

Lucas Saatkamp, uma das figuras da seleção brasileira masculina de voleibol, utiliza máscara de proteção contra a COVID-19 durante os jogos em Tóquio. Quem assistiu ao grande jogo desta segunda-feira, o Brasil-Argentina, no torneio masculino de …

PS responde à letra: "O BE pode continuar a fazer a vista grossa aos avanços" no SNS

O PS rejeitou esta segunda-feira as críticas do BE sobre a fixação de profissionais no Serviço Nacional de Saúde, argumentando que o executivo tem sido "consistente" na valorização destes trabalhadores e apelando ao diálogo para …

Jogos Olímpicos: a "estrela" da casa já foi eliminada

Naomi Osaka não foi além dos oitavos-de-final do torneio feminino de ténis. Markéta Vondroušová foi a protagonista da surpresa. Era a líder do ténis mundial há pouco tempo, é a número 2 da tabela WTA e …

Wayne Rooney: lesionar o seu jogador e rodeado de mulheres

Jason Knight só deverá voltar a jogar no final de outubro, por causa de uma disputa de bola com o seu treinador. O ano 2021, pelo menos para já, não vai ficar na lista dos melhores …

Teoria dos dentes do "quebra-nozes" de Paranthropus desmentida

Um novo estudo vem deitar por terra a teoria do "homem quebra-nozes", que sugeria que o Paranthropus tinha enormes dentes posteriores para mastigar sementes e nozes. O Paranthropus ("Paralelo ao Homem") é um género extinto de …

Novo Banco podia ter ganho 150 milhões a executar empresas de Vieira

O Novo Banco podia ter encaixado 150 milhões de euros ao executar as garantias das empresas de Luís Filipe Vieira, mas teria perdas e riscos significativos. A auditoria pedida pelo Fundo de Resolução chegou esta segunda-feira …