Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

PAHO / WHO

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos.

A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a combater o cancro de mama, procurando e eliminando as células cancerígenas do corpo.

Este promissor campo de investigação, conhecido como “imunoterapia”, representa o padrão ideal de tratamento contra o cancro, uma vez que mantém as células saudáveis do corpo intactas, ao contrário da quimioterapia e da radiação, por exemplo.

“[A vacina] deverá estimular a resposta imune do próprio paciente para que as células imunes, como as células T, entrem e ataquem o cancro”, explicou Saranya Chumsri, oncologista da Clínica Mayo, ao First Coast News.

Nos resultados inicias dos testes feitos pela Mayo, a vacina pareceu reconhecer e remover as células cancerígenas com sucesso numa paciente, enquanto outra está a mostrar mudanças positivas.

O próximo passo dos cientistas é conseguir a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para passar para o terceiro estágio dos testes clínicos, um processo que provavelmente levará mais três anos. Ainda assim, estão confiantes de que a sua nova terapia irá provar-se eficaz, como outras vacinas que já criaram para o cancro da mama.

Sabemos que [as vacinas] são seguras. Sabemos que estimulam o sistema imunológico [para combater o cancro]. Sabemos que tiveram um impacto positivo no cancro do ovário e da mama. Não vimos nenhum evento adverso que esteja a causar problemas além de irritação na área, semelhante a uma vacina contra a gripe. Agora temos que convencer a FDA, através de ensaios clínicos sólidos e rigorosos“, disse o médico Keith L. Knutson à Forbes.

Apesar disso, Knutson diz que é razoável afirmar que a vacina estará disponível nas farmácias ou em consultórios médicos em menos de uma década.

PARTILHAR

RESPONDER

Governo do Brasil diz que peixe de praias atingidas por petróleo pode ser consumido

Exames feitos em amostras de peixes do litoral nordeste brasileiro, atingido pelo derrame de petróleo, mostram que os animais estão próprios para consumo humano, garantiu o Governo do Brasil. "O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento …

Yony González reforça Benfica já em janeiro

O extremo colombiano Yony González, de 25 anos, vai reforçar o plantel do Benfica já em janeiro, avança o desportivo Record esta terça-feira. De acordo com o diário, que dá conta da existência de um …

Filho de Trump lança um livro contra a esquerda e é vaiado pela extrema-direita

Donald Trump Jr., o filho mais velho do atual Presidente norte-americano, é conhecido pela agressividade com que ataca os adversários políticos do pai, e a esquerda em geral. Mas desta vez a principal oposição não …

Rui Rio considera que “silenciar” deputados únicos contraria valores da democracia

Recorrendo ao Twitter, o presidente do PSD, Rui Rio, defendeu esta terça-feira um “estatuto diferente” para os deputados únicos em relação aos grupos parlamentares, mas manifestou-se contra “silenciar completamente a sua voz”. No dia em que …

Ataque com químico corrosivo em infantário chinês deixa 54 feridos

Um total de 51 crianças e três educadores ficaram feridos, entre os quais dois em estado grave, após um ataque com soda cáustica num infantário em Kaiyuan, no sul da China, informaram hoje as autoridades. Um …

PSP alerta para o aumento do número de burlas com o MB WAY

A PSP alertou, esta segunda-feira, para o facto de as burlas relacionadas com a aplicação de pagamentos MB WAY estarem a aumentar. De acordo com a publicação feita na sua página oficial do Facebook, a Polícia …

Rui Moreira admite fazer projetos "de renda acessível" no Porto. Mas Estado tem que financiar 50%

O presidente da Câmara do Porto admitiu na segunda-feira que se o Estado comparticipar com 50% o fundo de investimento para habitação social e renda acessível, a autarquia fará "todos os projetos públicos de renda …

Lalanda e Castro terá "lavado" 70 milhões de euros em sete anos

Paulo Lalanda e Castro, o principal arguido do caso Máfia do Sangue e ex-administrador em Portugal da farmacêutica Octapharma, continua a ser investigado pelas autoridades por suspeitas de fraude fiscal. Segundo avançou o Correio da Manhã, …

Embrulhos com cocaína dão à costa desde outubro no sudoeste de França

Desde outubro, dezenas de embrulhos com cocaína têm dado à costa nas praias do oeste de França, tendo já sido recuperados pelo menos 760 quilogramas desde a região de Saint-Nazaire ao País Basco. Apesar das fortes …

Há uma nova doença a atacar os castanheiros em Portugal

Um investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) alertou esta terça-feira para a podridão da castanha, uma “nova doença” que está a atacar os castanheiros e que atingiu “especial evidência” este ano em …