Utilizadores do Twitter “despedem” Musk (e elegem Snoop Dogg para lhe suceder)

Web Summit / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Os resultados da sondagem do dono do Twitter já são conhecidos e 57,5% querem que saia do cargo de CEO. Este resultado fez as acções da Tesla subir.

Musk pediu aos utilizadores que se fizessem ouvir numa sondagem e os resultados já são conhecidos — 57,5% querem que saia do cargo de CEO da rede social e 42,5% defendem a sua permanência.

O dono do Twitter já tinha dito que ia respeitar a vontade da maioria das pessoas que votasse na sondagem, que começou este domingo à noite. Este referendo informal contou com mais de 17 milhões de votos.

Até agora, Musk tem seguido sempre o que é determinado pelos resultados das sondagens, mesmo quando estas contrariam a sua opinião pessoal. O exemplo mais recente foi quando a maioria decidiu que o CEO da Tesla devia reverter a suspensão das contas de vários jornalistas que são seus críticos.

Desde que finalizou a compra da empresa, no final de Outubro, Musk tem causado sucessivas polémicas com as suas decisões sobre a gestão do Twitter. Uma das suas primeiras decisões controversas foi a reversão da suspensão de contas que tinham sido banidas por violarem as regras do Twitter sobre desinformação, o que levou a que vários adeptos de teorias da conspiração sobre a pandemia ou a vacinação regressassem à plataforma.

Outra decisão que causou um frenesim foi o fim do sistema anterior do selo azul do Twitter, que verificava a identidade dos utilizadores das contas. Musk optou por criar um sistema em que qualquer pessoa podia comprar a verificação, o que lançou o caos e gerou muita confusão devido à facilidade com que as contas falsas podiam impersonar outras pessoas ou empresas. Esta situação levou até a que Musk tivesse problemas com o Senador Ed Markey.

Os despedimentos, regressos e demissões de funcionários da plataforma também têm gerado preocupação sobre o futuro da empresa. A mais recente polémica surgiu com o anúncio de que o Twitter ia proibir a publicação de links de redes sociais concorrentes, como o Facebook ou o Instagram — outra decisão que também foi rapidamente revertida.

As constantes broncas em que Musk se tem metido têm criado muita incerteza no sector publicitário, que é a principal fonte de receita do Twitter. Já várias marcas anunciaram o fim dos seus anúncios na plataforma e o bilionário confrontou publicamente Tim Cook, CEO da Apple, sobre a sua retirada de anúncios da rede.

Musk tem repetidamente dito que a situação financeira do Twitter vai pelas ruas da amargura. A análise da Wedbush Securities prevê que a empresa perca quatro mil milhões de dólares por ano com este êxodo publicitário.

O empresário tem ainda vendido muitas das suas acções na Tesla para financiar a compra do Twitter, que lhe custou a módica quantia de 44 mil milhões de dólares. Isto tem feito com que o valor das acções da empresa automóvel continuem a cair, numa tendência que começou no início deste ano.

Esta quebra foi a grande responsável para que Musk deixasse de ser o homem mais rico do mundo. Mas há boas notícias, já que o valor das acções subiu 5% quando foram conhecidos os resultados da sondagem sobre a sua continuidade como CEO no Twitter.

Musk não quer ser CEO

O bilionário ainda não reagiu a este “despedimento” por parte dos utilizadores do Twitter, mas não deve ficar muito triste com isso, visto que anteriormente já disse que não queria continuar no cargo.

Numa audiência em tribunal a 16 de novembro, sobre um processo em que é visado enquanto CEO da Tesla, Musk já tinha disso que não quer ser o CEO de nenhuma empresa. “Espero reduzir o meu tempo no Twitter e encontrar alguém para o gerir”, afirmou.

O CEO da SpaceX também indicou não estar feliz com o seu trabalho no Twitter num tweet este domingo, onde respondeu a Lex Fridman, um investigador do ramo da inteligência artifical que se mostrou interessado em ser o seu sucessor, dizendo que este “deve gostar muito de dor“.

Musk ainda não reagiu aos resultados da sondagem, mas disse anteriormente que não tem ninguém em mente para lhe suceder. No entanto, o Twitter está a fazer-se ouvir e já elegeu o seu sucessor perfeito: Snoop Dogg.

A sondagem de Musk inspirou o rapper a fazer o seu próprio inquérito onde pergunta “devo ser eu a mandar no Twitter?”. Os utilizadores da rede social parecem ser bastante favoráveis ao artista do que a Musk — 81% dos quase 2,4 milhões de inquiridos responderam que sim.

Adriana Peixoto, ZAP //

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