Tiktokers acusados de atear fogos no Paquistão para aumentar as visualizações

Wikimedia

Parque Nacional de Margalla Hills, em Islamabad.

Os incêndios foram ateados durante uma onda de calor que fez subir as temperaturas até 51 graus, em algumas zonas do Paquistão.

Num vídeo que, entretanto, foi apagado, a tiktoker paquistanesa Nosheen Syed — ou @dollyofficiall — é vista a caminhar em frente a uma floresta em chamas.

No vídeo partilhado no Tik Tok, uma mulher de cabelo escuro aparece com um vestido prateado, enquanto as caminha atrás de um incêndio florestal.

O fogo irrompe onde quer que eu esteja“, lia-se na descrição do vídeo. Agora, Nosheen Syed é uma das várias tiktokers paquistanesas acusadas de propositadamente iniciar incêndios para criar fundos dramáticos para os vídeos.

“Ela devia ter segurado um balde de água para extinguir o fogo em vez de o utilizar para gravar”, comentou Rina Saeed Khan Satti, ativista ambiental e presidente do Conselho de Gestão da Vida Selvagem de Islamabad, de acordo com o Al-Jazeera.

“A mensagem que estes vídeos estão a enviar é demasiado arriscada e precisa de ser parada”, acrescentou a ativista.

Nosheen Syed tem mais de 11 milhões de seguidores no TikTok. É acusada de ter iniciado propositadamente um incêndio no Parque Nacional de Margalla Hills, em violação das leis de proteção ambiental do país.

De acordo com o Al-Jazeera, Syed afirma que não iniciou o incêndio. A sua assistente garante que não havia “mal nenhum em fazer vídeos”.

Mas Syed é apenas uma dos vários tiktokers no Paquistão acusados de atear fogos para colocar nas suas páginas das redes sociais.

Segundo noticia a Vice, várias outras pessoas foram acusadas de atos semelhantes. Um homem em Abbottabad foi preso por atear um fogo, apenas para gravar um vídeo, e dois homens colocaram outro vídeo no qual estão a ver um incêndio, fugindo depois enquanto a música toca.

“Esta é uma tendência perturbadora e desastrosa no Tik Tok”, escreveu Satti numa publicação do Twitter. “Jovens desesperados com apenas 4 seguidores estão a atear fogo às nossas florestas durante esta estação quente e seca! Na Austrália, é prisão perpétua para aqueles que iniciam incêndios florestais. Precisamos de introduzir legislação parecida”.

Para piorar a situação, os incêndios foram ateados durante uma devastadora onda de calor no Paquistão, com temperaturas até 51 graus em certas partes do país — e mais de 1.000 mortes.

Já é uma época complicada para os incêndios florestais no Paquistão, uma vez que as chamas geralmente irrompem entre meados de abril e o final de julho, devido às altas temperaturas, trovoada e agricultura de “queimadas”.

Mas com pessoas a atear fogos propositadamente para ganharem visualizações no Tiktok, segundo Satti, ultrapassa os limites.

“Estes jovens psicóticos têm de ser apanhados e postos imediatamente atrás das grades”, escreveu a ativista no Twitter.

Satti acrescentou ainda que Syed pode enfrentar graves consequências. “A modelo ‘Dolly’ que fez o ultrajante vídeo simbólico de si própria no meio de um incêndio florestal está em apuros”, escreveu no Twitter.

De facto, a Polícia de Islamabad registou um caso contra Syed, segundo o The Independent, depois de o vice-diretor da Autoridade para o Desenvolvimento da Capital de Islamabad ter apresentado uma queixa contra ela.

Parte dessa queixa afirma que “a área [filmada] faz parte do Parque Nacional de Margalla Hills, que relatou recentemente múltiplos incidentes de incêndios florestais que danificaram o ecossistema”.

Mas Syed continua a insistir que não ateou o fogo — e que o incêndio no seu vídeo nem sequer foi no Parque Nacional de Margalla Hills.

A tiktoker garante que filmou o vídeo a uma hora de distância do parque, ao longo de uma auto-estrada em Haripur. Também publicou outro vídeo que inclui um homem a dizer que ele ateou o fogo às colinas para “as limpar das cobras”.

No entanto, a mensagem divulgada pelas autoridades paquistanesas é clara: não se brinca com o fogo. E muito menos para apenas ganhar fama online.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.