Encontrados os destroços do USS Harder, o pesadelo dos japoneses na 2.ª Guerra Mundial

NavSource

USS Harder na ilha de Mare, Vallejo, Califórnia, a 19 de fevereiro de 1944, seis meses antes de afundar.

Está de pé e praticamente intacto o submarino que “afundou o maior número de navios de guerra japoneses”. Foi encontrado a 900 metros de profundidade ao largo da maior ilha das Filipinas.

Os destroços do USS Harder, famoso submarino da Marinha dos EUA afundado pelas forças japonesas durante a Segunda Guerra Mundial, foram encontrados no Mar do Sul da China.

De acordo com o comunicado do Comando da História e do Património Naval dos EUA (NHHC), emitido esta quinta-feira, o submarino encontra-se praticamente intacto e de pé a cerca de 900 metros de profundidade ao largo da ilha de Lução, a maior ilha filipina e última localização conhecida do famoso submarino norte-americano.

O submarino apresenta apenas alguns danos por trás da torre de comando, deferidos há 80 anos por uma carga de profundidade lançada por um navio de escolta CD-22 japonês, que afundou a embarcação juntamente com os seus 79 tripulantes, em 24 de agosto de 1944.

Tim Taylor/Lost 52 Project

Modelo 4D do local do naufrágio do USS Harder.

O submarino — cujo nome vem da expressão “hit ‘em harder” (acertem-lhes com mais força, traduzindo para português) —, estava em patrulha quando entrou em confronto com o navio japonês.

Disparou três torpedos que falharam o alvo e a falta de eficácia revelou-se fatal: de seguida, foi atingido por um quinto e último ataque de carga de profundidade que ditou o fim daquele que foi, de acordo com o diretor da NHHC, Samuel J. Cox, o submarino que “afundou o maior número de navios de guerra japoneses.”

O icónico submarino foi descoberto com recurso a dados coletados e fornecidos pelo explorador veterano Tim Taylor, CEO da Tiburon Subsea e do Projeto Lost 52, que tem como objetivo localizar e homenagear os 52 submarinos perdidos pelos EUA durante a Segunda Guerra.

“O Harder perdeu-se no decurso da vitória. Não devemos esquecer que a vitória tem um preço, tal como a liberdade”, disse Cox. Hoje, “é um cemitério” com 52 homens, conta à NBC News.

Lançado ao mar em 1942, o Harder era parte da classe Gato de submarinos e rapidamente se distinguiu pela sua eficácia em missões de combate no Pacífico.

Comandado por um dos mais condecorados oficiais da história naval americana, Capitão Samuel D. Dealey, afundou um total de 16 embarcações japonesas, com destaque para o afundamento de cinco contratorpedeiros japoneses em apenas cinco dias, uma proeza que lhe valeu o apelido de “The Destroyer Killer”.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.