É muito que provável que, ao longo de todos estes anos, esteja a usar o spray nasal da forma errada. Saiba o que fazer e o que não fazer.
Para muitas pessoas que sofrem de alergias sazonais, a sua rotina matinal inclui a utilização de um spray nasal para aliviar os sintomas. No entanto, um número significativo de pessoas tem vindo a fazê-lo de forma errada durante todo este tempo.
Se simplesmente bombear o spray numa posição vertical, há uma grande probabilidade de este apenas atingir a parede do nariz. O segredo passa por inclinar-se para a frente, inserir suavemente o spray na narina e apontá-lo em direção à bochecha. Ao pulverizar desta forma, o líquido atinge profundamente a cavidade nasal e os seios nasais.
A anatomia facial revela que os seios nasais, a área alvo da pulverização nasal, estão de facto localizados atrás do nariz, mesmo acima da boca e atrás das maçãs do rosto. Isto significa que eles não estão diretamente acima das narinas numa posição vertical, explica a IFLScience.
Depois de ter adotado a técnica de pulverização curvada e horizontal, é aconselhável permanecer curvado para a frente durante pelo menos 30 segundos. Isto permite que a pulverização nasal assente corretamente e reduz o risco de fuga.
Recentemente, o Dr. Imam, um especialista em alergias e asma do Texas, nos Estados Unidos, publicou um vídeo no TikTok que destaca esta técnica de pulverização nasal. O vídeo obteve uma resposta positiva das pessoas que sofrem de alergias e que desconheciam o método correto.
@dr.foodallergy #stitch with @youraveragetechbro #allergies ♬ original sound – Dr. Imam
Para além de demonstrar a técnica correta, o Dr. Imam descreveu três sinais comuns que indicam a utilização incorreta do spray nasal. Em primeiro lugar, se a medicação não proporcionar alívio e os sintomas persistirem. Em segundo lugar, se tiver hemorragias nasais frequentes após a utilização do spray. Por último, se notar um gotejamento na garganta após a pulverização, acompanhado de um sabor desagradável na boca.