Ambientalistas preocupados com urso polar com graffiti avistado na Rússia

Os especialistas estão preocupados com o urso polar que foi filmado, na Rússia, com o pêlo pintado com a mensagem “T-34”.

No vídeo, é possível ver um urso polar com a mensagem “T-34” — o nome de um tanque soviético da II Guerra Mundial — pintada no corpo. Segundo o The Guardian, as imagens foram captadas na Rússia e estão a preocupar os ambientalistas, que consideram que o animal pode vir a ter dificuldades a caçar e a manter a sua camuflagem.

De acordo com o jornal britânico, um biólogo estatal russo disse que já estão a tentar identificar onde é que o urso foi filmado. Alguns cientistas especulam que o animal teria de ter sido sedado para terem conseguido esta ‘proeza’.

Alguns russos costumam pintar esta palavra nos seus carros no Dia da Vitória, a 9 de maio, feriado que celebra o fim do conflito. Neste caso, não é totalmente claro se a mensagem foi escrita por locais furiosos ou se se tratou apenas de uma brincadeira de mau gosto.

O diário inglês escreve que as alterações climáticas têm feito com que os ursos polares se tenham aproximado cada vez mais da população, em cidades do norte da Rússia, enquanto procuram comida. Este ano, por exemplo, uma cidade em Novaya Zemlya viu mais de 50 ursos polares só em fevereiro.

A agência estatal Tass noticiou que os animais entram em zonas residenciais, ameaçando os habitantes e deixando-os com medo de ser atacados.

“É possível que tenham tomado algumas atitudes este inverno — como a captura e a sedação — e, como não são cientistas a fazê-lo, aparecem estes engraçados”, afirmou à agência RIA Novosti Anatoly Kochnev, investigador de um instituto estatal de biologia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.