/

Urina de astronautas pode ser usada na construção de bases lunares

Os módulos que as principais agências espaciais desejam erguer na Lua podem incorporar um elemento cujo contributo pode ser dado pelos próprios colonizadores humanos: a ureia, uma substância presente na urina.

As agências espaciais já manifestaram interesse em construir bases lunares nas próximas décadas, mas o transporte de apenas 450 gramas de material pode custar cerca de dez mil dólares. Agora, de acordo com um novo estudo publicado no Journal of Cleaner Production; uma parte desse problema pode ser solucionada graças à urina dos próprios astronautas.

A ureia, presente na urina, pode servir de plastificante, um tipo de aditivo que suaviza os materiais de construção. “Para fazer o cimento geopolimérico que será usado na Lua, a ideia é usar o que já existe lá: regolito e água do gelo que está presente em algumas áreas”, explicou Ramón Pamies, professor da Universidade Politécnica de Cartagena, em Espanha, citado pelo EurekAlert.

No entanto, neste estudo, “vemos que um resíduo descartável, como a urina da equipa de astronautas, também poderia ser útil”. Este excremento humano é composto maioritariamente por água e ureia, sendo que esta segunda molécula permite a quebra das ligações de hidrogénio, o que reduz a viscosidade de várias misturas aquosas.

Para testar esta teoria, os cientistas misturaram um material semelhante ao regolito lunar com ureia e diferentes plastificantes, e usaram uma impressora 3D para criar cilindros de “lama”. A equipa descobriu que as amostras com ureia suportavam grandes pesos e mantinham os formatos estáveis, além de ficarem ainda mais resistentes após serem aquecidas a 80°C e passarem por ciclos de gelo e degelo, como passariam na Lua.

Estes resultados dão esperança aos cientistas para ultrapassarem as dificuldades inerentes à construção de uma base lunar: alto custo de transporte de materiais, altos níveis de radiação, temperaturas extremas e choques de meteoritos são alguns deles.

Ainda assim, os autores da investigação reforçam a necessidade de se realizarem mais testes para se encontrar os melhores materiais para este tipo de construção.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.