Universidade evacuada por “gás malcheiroso”. Era uma peça de fruta

fchungcw / Flickr

O durião tem um odor fedido, o que o leva a ser odiado por muitas pessoas que nem chegam a experimentar o seu sabor

Mais de 500 alunos e professores foram evacuados de uma universidade em Melbourne, na Austrália, na tarde deste sábado, depois de o forte odor de uma fruta ter sido confundido com o de uma fuga de gás.

Alunos que estavam na biblioteca do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, RMIT, relataram estar a sentir um cheiro forte a gás. Como o edifício da universidade armazena produtos químicos potencialmente perigosos, os bombeiros e a polícia optaram por evacuar o local.

No entanto, ao investigar a possível fuga de gás, as autoridades descobriram que o cheiro era proveniente de uma fruta: um durião apodrecido esquecido num armário.

Segundo os bombeiros, o cheiro invadiu o prédio através do sistema de ar condicionado. O edifício da universidade foi reaberto algumas horas mais tarde, informou em comunicado a Brigada Metropolitana de Bombeiros de Melbourne.

O durião, ou Durio zibethinus, é uma fruta espinhosa e malcheirosa, mas com uma polpa doce e cremosa, de sabor intenso e agradável, muito comum no Sudeste Asiático. Não é a primeira vez que o odor desta fruta causa pânico ao ser confundido com cheiro a gás.

O seu cheiro é muito forte e fedorento, fazendo com que o consumo da fruta seja proibido em transportes públicos e quartos de hotel, por exemplo, em países como Singapura e Tailândia.

sheeprus/ Flickr

É proibido transportar duriões no metro de Singapura. Quem for apanhado com a fruta é multado

O ano passado, cientistas de Singapura anunciaram ter descoberto a origem do odor do durião. Segundo os investigadores, citados pela Phys.org, o seu mau cheiro característico  é resultado de um gene presente no fruto.

“O nosso estudo revelou que o durião produz uma grande quantidade de enxofre volátil, o que leva muitas pessoas a dizer que o cheiro do durião é sulfuroso”, explicou o geneticista Patrick Tan, autor principal do estudo, publicado em outubro do ano passado na revista Nature Genetics.

Segundo os investigadores, o odor característico do durião tem um objectivo importante na natureza: ajudar a atrair animais que o comam, para depois dispersar – por uma via pouco habitual – as suas sementes.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.