Universidade evacuada por “gás malcheiroso”. Era uma peça de fruta

fchungcw / Flickr

O durião tem um odor fedido, o que o leva a ser odiado por muitas pessoas que nem chegam a experimentar o seu sabor

Mais de 500 alunos e professores foram evacuados de uma universidade em Melbourne, na Austrália, na tarde deste sábado, depois de o forte odor de uma fruta ter sido confundido com o de uma fuga de gás.

Alunos que estavam na biblioteca do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, RMIT, relataram estar a sentir um cheiro forte a gás. Como o edifício da universidade armazena produtos químicos potencialmente perigosos, os bombeiros e a polícia optaram por evacuar o local.

No entanto, ao investigar a possível fuga de gás, as autoridades descobriram que o cheiro era proveniente de uma fruta: um durião apodrecido esquecido num armário.

Segundo os bombeiros, o cheiro invadiu o prédio através do sistema de ar condicionado. O edifício da universidade foi reaberto algumas horas mais tarde, informou em comunicado a Brigada Metropolitana de Bombeiros de Melbourne.

O durião, ou Durio zibethinus, é uma fruta espinhosa e malcheirosa, mas com uma polpa doce e cremosa, de sabor intenso e agradável, muito comum no Sudeste Asiático. Não é a primeira vez que o odor desta fruta causa pânico ao ser confundido com cheiro a gás.

O seu cheiro é muito forte e fedorento, fazendo com que o consumo da fruta seja proibido em transportes públicos e quartos de hotel, por exemplo, em países como Singapura e Tailândia.

sheeprus/ Flickr

É proibido transportar duriões no metro de Singapura. Quem for apanhado com a fruta é multado

O ano passado, cientistas de Singapura anunciaram ter descoberto a origem do odor do durião. Segundo os investigadores, citados pela Phys.org, o seu mau cheiro característico  é resultado de um gene presente no fruto.

“O nosso estudo revelou que o durião produz uma grande quantidade de enxofre volátil, o que leva muitas pessoas a dizer que o cheiro do durião é sulfuroso”, explicou o geneticista Patrick Tan, autor principal do estudo, publicado em outubro do ano passado na revista Nature Genetics.

Segundo os investigadores, o odor característico do durião tem um objectivo importante na natureza: ajudar a atrair animais que o comam, para depois dispersar – por uma via pouco habitual – as suas sementes.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

FBI investiga ligações entre assaltantes do Capitólio e pessoa próxima de Trump

Uma pessoa próxima à presidência norte-americana de Donald Trump terá estado em contacto com o grupo de extrema-direita "Proud Boys" dias antes do ataque ao Capitólio. O FBI concluiu que uma pessoa ligada à presidência norte-americana …

"O terrorismo nunca tem a última palavra." Papa Francisco visita Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque

A viagem do Papa Francisco pelo Iraque continua. No terceiro dia, Francisco orou pelas vítimas da guerra no Médio Oriente. O Papa Francisco viajou este domingo até Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, alvo da …

Pedro Pichardo conquista ouro no triplo salto

O português Pedro Pichardo conquistou, este domingo, o ouro no triplo salto. A medalha foi-lhe garantida no primeiro salto, mas qualquer um dos que se seguiram lhe garantiriam o primeiro lugar. Pedro Pichardo conquistou este domingo …

Inteligência Artificial dá vida a fotos antigas dos seus familiares

Um novo serviço de Inteligência Artificial permite animar fotografias antigas. Pode dar vida a tudo, desde fotos antigas de um familiar a um retrato de uma figura histórica. A empresa MyHeritage lançou um novo serviço chamado …

De "velho" a "enternecedor". As reações dos partidos às críticas de Cavaco Silva

O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva teceu duras críticas, este sábado, ao Governo português. PS, PCP e Bloco de Esquerda reagiram. Este sábado, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando …

Descoberto dinossauro carnívoro que viveu nos Pirenéus há 66 milhões de anos

Cientistas identificaram uma nova espécie de dinossauro carnívoro, que viveu nos Pirenéus há cerca de 66 milhões de anos. De acordo com o canal estatal russo RT, a partir de alguns fósseis encontrados em Conca Dellà, …

Lisboa escolhia aleatoriamente quem vacinar. Task force obrigou-a a usar critério da idade

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo era a única do país a chamar utentes para a vacinação contra a covid-19 de forma automática e aleatória. Há cerca de 15 dias, …

Bife criado em laboratório pode resolver um grande problema com a carne

Cientistas criaram um bife em laboratório com a mesma textura que um bife real e com uma maior resistência microbial. O único problema é que não é comestível. Através de ciência regenerativa usada no desenvolvimento de …

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …