Universidade evacuada por “gás malcheiroso”. Era uma peça de fruta

fchungcw / Flickr

O durião tem um odor fedido, o que o leva a ser odiado por muitas pessoas que nem chegam a experimentar o seu sabor

Mais de 500 alunos e professores foram evacuados de uma universidade em Melbourne, na Austrália, na tarde deste sábado, depois de o forte odor de uma fruta ter sido confundido com o de uma fuga de gás.

Alunos que estavam na biblioteca do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, RMIT, relataram estar a sentir um cheiro forte a gás. Como o edifício da universidade armazena produtos químicos potencialmente perigosos, os bombeiros e a polícia optaram por evacuar o local.

No entanto, ao investigar a possível fuga de gás, as autoridades descobriram que o cheiro era proveniente de uma fruta: um durião apodrecido esquecido num armário.

Segundo os bombeiros, o cheiro invadiu o prédio através do sistema de ar condicionado. O edifício da universidade foi reaberto algumas horas mais tarde, informou em comunicado a Brigada Metropolitana de Bombeiros de Melbourne.

O durião, ou Durio zibethinus, é uma fruta espinhosa e malcheirosa, mas com uma polpa doce e cremosa, de sabor intenso e agradável, muito comum no Sudeste Asiático. Não é a primeira vez que o odor desta fruta causa pânico ao ser confundido com cheiro a gás.

O seu cheiro é muito forte e fedorento, fazendo com que o consumo da fruta seja proibido em transportes públicos e quartos de hotel, por exemplo, em países como Singapura e Tailândia.

sheeprus/ Flickr

É proibido transportar duriões no metro de Singapura. Quem for apanhado com a fruta é multado

O ano passado, cientistas de Singapura anunciaram ter descoberto a origem do odor do durião. Segundo os investigadores, citados pela Phys.org, o seu mau cheiro característico  é resultado de um gene presente no fruto.

“O nosso estudo revelou que o durião produz uma grande quantidade de enxofre volátil, o que leva muitas pessoas a dizer que o cheiro do durião é sulfuroso”, explicou o geneticista Patrick Tan, autor principal do estudo, publicado em outubro do ano passado na revista Nature Genetics.

Segundo os investigadores, o odor característico do durião tem um objectivo importante na natureza: ajudar a atrair animais que o comam, para depois dispersar – por uma via pouco habitual – as suas sementes.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Os futuros colonos de Marte poderão ter miopia, ossos mais densos e até outra cor de pele

https://vimeo.com/338334578 Caso os seres humanos consigam colonizar Marte, os novos colonos do Planeta Vermelho vão sofrer uma série de mutações que os distanciará dos humanos da Terra. Estas alterações serão tão drásticas que os habitantes de …

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …