União Europeia não vai renegociar Acordo de Paris, garante Juncker

European Council / Flickr

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

O presidente da Comissão Europeia lamenta a decisão dos EUA em abandonar o Acordo de Paris mas assegura que a UE não vai renegociar o acordo. “Passámos 20 anos a negociar, agora é tempo de agir”, declarou.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, assegurou esta quarta-feira, perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que “a União Europeia não vai renegociar o Acordo de Paris”, apesar do abandono dos EUA, que classificou como uma desilusão.

“Os 29 artigos do acordo devem ser implementados e não renegociados. A ação climática não necessita de mais distrações. Passámos 20 anos a negociar, agora é tempo de agir, é tempo de implementar”, declarou, tendo sido ovacionado pelos eurodeputados.

Juncker disse que a UE está “desapontada” e “lamenta a decisão” da administração norte-americana liderada por Donald Trump de “abdicar da ação comum” no combate ao aquecimento global, mas sublinhou que a mesma “não significa o fim do Acordo de Paris”.

Manifestou-se mesmo convicto de que a saída dos EUA “tornará o resto do mundo mais unido e determinado em trabalhar com vista à plena implementação” do “acordo histórico” assinado na capital francesa em 2015.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.