Umas sandálias velhas e mal-cheirosas por 212 mil euros? Sim, se tiverem sido usadas por Steve Jobs

As sandálias usadas por Steve Jobs

Para muitos, não passarão de um acessório mal-cheiroso que, por acaso, pertenceu a um dos homens mais bem-sucedidos de todos os tempos. Para outros, são uma recordação de um símbolo da inovação e da tecnologia. Daí que umas sandálias pertencentes a Steve Jobs, nos primeiros dias da Apple, tenham sido vendidas por 212 mil euros num leilão que teve lugar na cidade de Nova Iorque

De acordo com o site NPR, o calçado de camurça castanha da marca Birkenstock foi usado por Jobs nos anos 70 e 80 durante “muitos momentos cruciais na história da Apple”, citando a entidade responsável pelo leilão. Trata-se também do preço mais alto alguma vez pago por um par de sandálias neste contexto, explicou o director executivo de Leilões de Julien, Martin Nolan, à NPR, e um recorde de calçado na casa de leilão.

As sandálias faziam parte da coleção de Mark Sheff, que geriu uma das propriedades de Jobs na Califórnia, na década de 1980.

Outros artigos associados a Jobs têm sido vendidos em leilões nos últimos anos, chegando por vezes a atingir preços ainda mais elevados — um protótipo de computador Apple-1 de meados dos anos 70 arrecadou mais de 660 mil euros.

As sandálias foram anteriormente vendidas por apenas 1950 euros num leilão em 2016, disse Nolan. O licitante vencedor não queria que o seu nome fosse revelado, mas sabe-se que a venda ocorreu na sala do Hard Rock Cafe em Times Square, segundo o mesmo responsável. A segunda licitação foi de um potencial comprador na China.

Ainda assim, este valor está longe de ser o máximo que alguém já pagou por um artigo de calçado em leilão.

Os Nike Air Ships usados por Michael Jordan em 1984 foram vendidos por 1,43 milhões de euros há um ano. Os Black Nikes usados por Kanye West na cerimónia dos Grammys de 2008 também foram vendidos por 1,8 milhões no ano passado.

O leilão incluiu também um NFT de imagens das Birkenstocks como parte da venda.
Mas talvez a questão mais importante sobre as sandálias, visto que a casa de leilões observa que elas mostram um “desgaste pesado”: Será que cheiram mal? Martin Nolan apenas respondeu que elas “cheiram… a sucesso“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.