Um simples tweet de Trump fez a Lockheed perder 2 mil milhões na bolsa

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O Presidente eleito dos EUA Donald Trump

O Presidente eleito dos Estados Unidos publicou um tweet sobre os elevados custos do avião F-35 e a empresa que o produz, a Lockheed Martin, caiu drasticamente na bolsa de Wall Street.

A construtora aeronáutica Lockheed Martin perdeu esta segunda-feira cerca de dois mil milhões de dólares, cerca de 1.900 milhões de euros, na bolsa, depois do Presidente eleito dos EUA questionar, através do Twitter, os custos de um avião de combate.

Donald Trump considerou que os custos do avião F-35 são muito elevados, prometendo que iria cortar “milhares de milhões” de dólares em gastos militares.

As ações de outras empresas da área da defesa, como a Raytheon e a Northrop Grumman, também desvalorizaram na sessão de segunda-feira.

O Presidente eleito não mencionou uma empresa especificamente na sua mensagem, mas a Lockheed produz o avião de combate F-35 e é um dos principais fabricantes da área da defesa nos EUA.

O programa do F-35 representou cerca de 20% da faturação anual de 2015 da Lockheed, que ascendeu a 46.100 milhões de dólares, com as encomendas governamentais a representarem 78% daquela faturação.

O programa do F-35 dá emprego, direto e indireto, a 146 mil pessoas nos Estados Unidos, segundo o site da empresa.

Em comunicado emitido esta segunda-feira, a Lockheed afirmou que tem trabalhado na redução do custo do programa, que já conseguiu baixá-lo em mais de 60%, e que espera que o custo se situe nos 85 milhões de dólares em 2019 e 2020.

As ações da Lockheed Martin Corp perderam esta segunda-feira em Wall Street 2,5% (6,42 dólares), para os 253,11 dólares. Da mesma forma, as ações da Raytheon desvalorizaram 1,7%, da Northrop Grumman Corp. 2,7% e da General Dynamics Corp. 1%.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O quê???… As acções da Lockheed desvalorizaram apenas 2,5% ?… Isso é uma flutuação diária normalíssima e até bastante reduzida… O facto de isso representar 2 mil milhões é secundário. O que importa na bolsa são as variações percentuais…… Lá estão novamente os media manipuladores com as notícias sensacionalistas encomendadas para influenciar pessoas ignorantes com o objectivo de manipular a opinião pública contra o Trump!!… Os custos do F-35 estão claramente fora de controle. O Trump tem toda a razão acerca disso. Deviam cancelar todo o programa! Esse dinheiro devia ser mais bem empregue para acabar com a fome e a pobreza no mundo!

        • Mas tem alguma duvida que as nações mais poderosas do mundo, “brincam” e tornam países mais frageis num joguete, com que se divertem? Muitos destes paises estão mergulhados na miséria e na fome porque há quem assim o determine. É tudo uma questão de interesses económicos.
          Lembra-se da invasão do Iraque, cujos fundamentos eram as armas quimicas, essa gigantesca mentira que apenas serviu para garantir a continuação da “mama” e dos recursos naturais/económicos da região? Ainda hoje ninguém se entende, são países mergulhados na fome e na miséria. Não têm os EUA, neste caso concreto pelo menos, responsabilidades da fome e miséria da região? Parece obvio que sim.

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …