Um simples tweet de Trump fez a Lockheed perder 2 mil milhões na bolsa

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O Presidente eleito dos EUA Donald Trump

O Presidente eleito dos Estados Unidos publicou um tweet sobre os elevados custos do avião F-35 e a empresa que o produz, a Lockheed Martin, caiu drasticamente na bolsa de Wall Street.

A construtora aeronáutica Lockheed Martin perdeu esta segunda-feira cerca de dois mil milhões de dólares, cerca de 1.900 milhões de euros, na bolsa, depois do Presidente eleito dos EUA questionar, através do Twitter, os custos de um avião de combate.

Donald Trump considerou que os custos do avião F-35 são muito elevados, prometendo que iria cortar “milhares de milhões” de dólares em gastos militares.

As ações de outras empresas da área da defesa, como a Raytheon e a Northrop Grumman, também desvalorizaram na sessão de segunda-feira.

O Presidente eleito não mencionou uma empresa especificamente na sua mensagem, mas a Lockheed produz o avião de combate F-35 e é um dos principais fabricantes da área da defesa nos EUA.

O programa do F-35 representou cerca de 20% da faturação anual de 2015 da Lockheed, que ascendeu a 46.100 milhões de dólares, com as encomendas governamentais a representarem 78% daquela faturação.

O programa do F-35 dá emprego, direto e indireto, a 146 mil pessoas nos Estados Unidos, segundo o site da empresa.

Em comunicado emitido esta segunda-feira, a Lockheed afirmou que tem trabalhado na redução do custo do programa, que já conseguiu baixá-lo em mais de 60%, e que espera que o custo se situe nos 85 milhões de dólares em 2019 e 2020.

As ações da Lockheed Martin Corp perderam esta segunda-feira em Wall Street 2,5% (6,42 dólares), para os 253,11 dólares. Da mesma forma, as ações da Raytheon desvalorizaram 1,7%, da Northrop Grumman Corp. 2,7% e da General Dynamics Corp. 1%.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O quê???… As acções da Lockheed desvalorizaram apenas 2,5% ?… Isso é uma flutuação diária normalíssima e até bastante reduzida… O facto de isso representar 2 mil milhões é secundário. O que importa na bolsa são as variações percentuais…… Lá estão novamente os media manipuladores com as notícias sensacionalistas encomendadas para influenciar pessoas ignorantes com o objectivo de manipular a opinião pública contra o Trump!!… Os custos do F-35 estão claramente fora de controle. O Trump tem toda a razão acerca disso. Deviam cancelar todo o programa! Esse dinheiro devia ser mais bem empregue para acabar com a fome e a pobreza no mundo!

        • Mas tem alguma duvida que as nações mais poderosas do mundo, “brincam” e tornam países mais frageis num joguete, com que se divertem? Muitos destes paises estão mergulhados na miséria e na fome porque há quem assim o determine. É tudo uma questão de interesses económicos.
          Lembra-se da invasão do Iraque, cujos fundamentos eram as armas quimicas, essa gigantesca mentira que apenas serviu para garantir a continuação da “mama” e dos recursos naturais/económicos da região? Ainda hoje ninguém se entende, são países mergulhados na fome e na miséria. Não têm os EUA, neste caso concreto pelo menos, responsabilidades da fome e miséria da região? Parece obvio que sim.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …