//

Um simples tweet de Trump fez a Lockheed perder 2 mil milhões na bolsa

4

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O Presidente eleito dos EUA Donald Trump

O Presidente eleito dos Estados Unidos publicou um tweet sobre os elevados custos do avião F-35 e a empresa que o produz, a Lockheed Martin, caiu drasticamente na bolsa de Wall Street.

A construtora aeronáutica Lockheed Martin perdeu esta segunda-feira cerca de dois mil milhões de dólares, cerca de 1.900 milhões de euros, na bolsa, depois do Presidente eleito dos EUA questionar, através do Twitter, os custos de um avião de combate.

Donald Trump considerou que os custos do avião F-35 são muito elevados, prometendo que iria cortar “milhares de milhões” de dólares em gastos militares.

As ações de outras empresas da área da defesa, como a Raytheon e a Northrop Grumman, também desvalorizaram na sessão de segunda-feira.

O Presidente eleito não mencionou uma empresa especificamente na sua mensagem, mas a Lockheed produz o avião de combate F-35 e é um dos principais fabricantes da área da defesa nos EUA.

O programa do F-35 representou cerca de 20% da faturação anual de 2015 da Lockheed, que ascendeu a 46.100 milhões de dólares, com as encomendas governamentais a representarem 78% daquela faturação.

O programa do F-35 dá emprego, direto e indireto, a 146 mil pessoas nos Estados Unidos, segundo o site da empresa.

Em comunicado emitido esta segunda-feira, a Lockheed afirmou que tem trabalhado na redução do custo do programa, que já conseguiu baixá-lo em mais de 60%, e que espera que o custo se situe nos 85 milhões de dólares em 2019 e 2020.

As ações da Lockheed Martin Corp perderam esta segunda-feira em Wall Street 2,5% (6,42 dólares), para os 253,11 dólares. Da mesma forma, as ações da Raytheon desvalorizaram 1,7%, da Northrop Grumman Corp. 2,7% e da General Dynamics Corp. 1%.

/Lusa

4 Comments

  1. O quê???… As acções da Lockheed desvalorizaram apenas 2,5% ?… Isso é uma flutuação diária normalíssima e até bastante reduzida… O facto de isso representar 2 mil milhões é secundário. O que importa na bolsa são as variações percentuais…… Lá estão novamente os media manipuladores com as notícias sensacionalistas encomendadas para influenciar pessoas ignorantes com o objectivo de manipular a opinião pública contra o Trump!!… Os custos do F-35 estão claramente fora de controle. O Trump tem toda a razão acerca disso. Deviam cancelar todo o programa! Esse dinheiro devia ser mais bem empregue para acabar com a fome e a pobreza no mundo!

      • E porque é que tem que ser o EUA a pensarem na fome e pobreza no Mundo?! Eles são responsáveis por ela?!

      • Mas tem alguma duvida que as nações mais poderosas do mundo, “brincam” e tornam países mais frageis num joguete, com que se divertem? Muitos destes paises estão mergulhados na miséria e na fome porque há quem assim o determine. É tudo uma questão de interesses económicos.
        Lembra-se da invasão do Iraque, cujos fundamentos eram as armas quimicas, essa gigantesca mentira que apenas serviu para garantir a continuação da “mama” e dos recursos naturais/económicos da região? Ainda hoje ninguém se entende, são países mergulhados na fome e na miséria. Não têm os EUA, neste caso concreto pelo menos, responsabilidades da fome e miséria da região? Parece obvio que sim.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.