Um simples tweet de Trump fez a Lockheed perder 2 mil milhões na bolsa

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O Presidente eleito dos EUA Donald Trump

O Presidente eleito dos Estados Unidos publicou um tweet sobre os elevados custos do avião F-35 e a empresa que o produz, a Lockheed Martin, caiu drasticamente na bolsa de Wall Street.

A construtora aeronáutica Lockheed Martin perdeu esta segunda-feira cerca de dois mil milhões de dólares, cerca de 1.900 milhões de euros, na bolsa, depois do Presidente eleito dos EUA questionar, através do Twitter, os custos de um avião de combate.

Donald Trump considerou que os custos do avião F-35 são muito elevados, prometendo que iria cortar “milhares de milhões” de dólares em gastos militares.

As ações de outras empresas da área da defesa, como a Raytheon e a Northrop Grumman, também desvalorizaram na sessão de segunda-feira.

O Presidente eleito não mencionou uma empresa especificamente na sua mensagem, mas a Lockheed produz o avião de combate F-35 e é um dos principais fabricantes da área da defesa nos EUA.

O programa do F-35 representou cerca de 20% da faturação anual de 2015 da Lockheed, que ascendeu a 46.100 milhões de dólares, com as encomendas governamentais a representarem 78% daquela faturação.

O programa do F-35 dá emprego, direto e indireto, a 146 mil pessoas nos Estados Unidos, segundo o site da empresa.

Em comunicado emitido esta segunda-feira, a Lockheed afirmou que tem trabalhado na redução do custo do programa, que já conseguiu baixá-lo em mais de 60%, e que espera que o custo se situe nos 85 milhões de dólares em 2019 e 2020.

As ações da Lockheed Martin Corp perderam esta segunda-feira em Wall Street 2,5% (6,42 dólares), para os 253,11 dólares. Da mesma forma, as ações da Raytheon desvalorizaram 1,7%, da Northrop Grumman Corp. 2,7% e da General Dynamics Corp. 1%.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O quê???… As acções da Lockheed desvalorizaram apenas 2,5% ?… Isso é uma flutuação diária normalíssima e até bastante reduzida… O facto de isso representar 2 mil milhões é secundário. O que importa na bolsa são as variações percentuais…… Lá estão novamente os media manipuladores com as notícias sensacionalistas encomendadas para influenciar pessoas ignorantes com o objectivo de manipular a opinião pública contra o Trump!!… Os custos do F-35 estão claramente fora de controle. O Trump tem toda a razão acerca disso. Deviam cancelar todo o programa! Esse dinheiro devia ser mais bem empregue para acabar com a fome e a pobreza no mundo!

        • Mas tem alguma duvida que as nações mais poderosas do mundo, “brincam” e tornam países mais frageis num joguete, com que se divertem? Muitos destes paises estão mergulhados na miséria e na fome porque há quem assim o determine. É tudo uma questão de interesses económicos.
          Lembra-se da invasão do Iraque, cujos fundamentos eram as armas quimicas, essa gigantesca mentira que apenas serviu para garantir a continuação da “mama” e dos recursos naturais/económicos da região? Ainda hoje ninguém se entende, são países mergulhados na fome e na miséria. Não têm os EUA, neste caso concreto pelo menos, responsabilidades da fome e miséria da região? Parece obvio que sim.

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …