Um pequeno asteroide vai passar muito próximo da Terra esta sexta-feira

Um asteroide vem em direção da Terra. Mas não há motivo de alarme porque vai passar a 63 mil quilómetros.

Um asteroide, com uma dimensão entre 15 e 40 metros, chamado 2018 CB vai passar, esta sexta-feira, muito próximo da Terra, por volta das 22h30.

A NASA anunciou que o trajeto deste pequeno asteroide passará a uma distância de 64 mil quilómetros da Terra, que equivale a apenas um quinto da distância entre a Terra e a Lua.

Apesar de vir em direção ao nosso planeta, a agência espacial norte-americana garante que a trajetória não representa qualquer perigo. No entanto, não nos podemos deixar enganar pelas suas pequenas dimensões, explica Paul Chodas.

O diretor do Centro de Estudos para Objetos Próximos da Terra da NASA explica que este “pode ser maior do que o asteroide que entrou na atmosfera da Terra, sob a cidade russa de Cheliabinsk, há exatamente cinco anos, em 2013″.

“Os asteróides deste tamanho não chegam tão perto do nosso planeta com frequência — talvez apenas uma ou duas vezes por ano“, acrescentou Chodas.

Segundo o Público, quando o relógio em Portugal continental marcar as 22h00, o asteroide 2018 CB estará a aproximar-se da Terra.

Mas este não é o único asteroide a aproximar-se de nós esta semana. Na terça-feira, um outro asteroide com dimensões semelhantes aproximou-se do nosso planeta, ainda que a uma distância significativamente maior que à do 2018 CB, a 184 mil quilómetros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Iniciativa Liberal apresenta queixa à CNE sobre cartaz retirado em Coimbra

O partido Iniciativa Liberal apresentou, esta quarta-feira, uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) para que seja reposto o cartaz retirado "ilegalmente" pela Câmara Municipal de Coimbra. Num comunicado enviado ao ZAP, o Iniciativa Liberal (IL) …

"Algo incrível". Guterres louvado por impedir nações poluentes de falar na cimeira climática

A ONU já tinha anunciado que apenas líderes com um plano de ação climático claro poderiam falar, e parece que António Guterres está decidido em seguir esta diretiva. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, foi …

Boris tem 12 dias para apresentar à UE por escrito os seus planos para o Brexit ("se existirem")

O Presidente francês e o primeiro-ministro finlandês concordaram que "está na hora de Boris Johnson apresentar as suas propostas por escrito - se elas existirem". Boris Johnson tem 12 dias para apresentar, por escrito, à União …

Portugal regressa ao quinto lugar do ranking da FIFA

Portugal regressou ao quinto lugar do ranking da FIFA, divulgado esta quinta-feira pelo organismo regulador do futebol mundial, com a subida de uma posição após as vitórias fora diante da Sérvia e Lituânia. Na anterior classificação, …

Congressista muçulmana acusa Donald Trump de colocar a sua vida em risco

A congressista democrata muçulmana Ilhan Omar acusou na quarta-feira o Presidente norte-americano, Donald Trump, de colocar a sua vida em risco, após ter partilhado um vídeo falso relacionado com o aniversário do 11 de setembro. Em …

Novas regras para pagamentos deixam alguns cartões de refeição ilegais

Com a entrada em vigor no dia 14 de setembro das novas regras para fazer pagamentos, alguns cartões de refeição emitidos por bancos ficam em situação irregular. As medidas fazem parte de uma diretiva europeia e …

Bruno Fernandes terá partido portas do Estádio do Bessa após expulsão

O capitão dos leões, expulso no tempo de compensação do jogo contra o Boavista, terá partido duas portas na zona dos balneários do estádio do Bessa. O Correio da Manhã mostrou, esta quarta-feira, imagens de Bruno …

Contratos de 1,8 milhões levaram à demissão de secretário de Estado

Os contratos celebrados pelo Estado com empresas privadas no âmbito dos programas de prevenção de incêndios sobre os quais incide a investigação do Ministério Público que constituiu como arguido o secretário de Estado da Proteção …

Israel. Netanyahu propõe ao partido da oposição criar um "governo de unidade"

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, desafiou nesta quinta-feira Benny Gantz, líder do partido rival, para formar um "governo de unidade". As eleições em Israel, na terça-feira, determinaram um cenário em que nem o partido Likud …

Dez anos depois, Naide Gomes vai receber medalha de bronze dos Mundiais

A antiga atleta portuguesa Naide Gomes vai receber, nos Mundiais de atletismo, em Doha, a medalha de bronze referente à prova de salto em comprimento dos Mundiais de 2009, que se disputaram em Berlim. A antiga …