Um asteroide vem em direção da Terra. Mas não há motivo de alarme porque vai passar a 63 mil quilómetros.
Um asteroide, com uma dimensão entre 15 e 40 metros, chamado 2018 CB vai passar, esta sexta-feira, muito próximo da Terra, por volta das 22h30.
A NASA anunciou que o trajeto deste pequeno asteroide passará a uma distância de 64 mil quilómetros da Terra, que equivale a apenas um quinto da distância entre a Terra e a Lua.
Apesar de vir em direção ao nosso planeta, a agência espacial norte-americana garante que a trajetória não representa qualquer perigo. No entanto, não nos podemos deixar enganar pelas suas pequenas dimensões, explica Paul Chodas.
O diretor do Centro de Estudos para Objetos Próximos da Terra da NASA explica que este “pode ser maior do que o asteroide que entrou na atmosfera da Terra, sob a cidade russa de Cheliabinsk, há exatamente cinco anos, em 2013″.
“Os asteróides deste tamanho não chegam tão perto do nosso planeta com frequência — talvez apenas uma ou duas vezes por ano“, acrescentou Chodas.
Segundo o Público, quando o relógio em Portugal continental marcar as 22h00, o asteroide 2018 CB estará a aproximar-se da Terra.
Mas este não é o único asteroide a aproximar-se de nós esta semana. Na terça-feira, um outro asteroide com dimensões semelhantes aproximou-se do nosso planeta, ainda que a uma distância significativamente maior que à do 2018 CB, a 184 mil quilómetros.